segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dicas para o Meio Ambiente (Resíduos )LIXO

Resíduos - LIXO
Os resíduos são divididos em Classes.

Classe 1 - Resíduos Perigosos
Classe 2 - Resíduos Não- Inertes
Classe 3 - Resíduos Inertes


Classe 1 - Resíduos Perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função da suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade e patogenicidade.
Exemplos - Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, medicamentos e produtos químicos em geral, restos de tintas e solventes lixo hospitalar, lixo nuclear, lixo químico gerado pelas indústrias.

Classe 2 - Não Inertes: são aqueles que podem ter propriedades como combustibilidades, biodegrabilidade ou solubilidade. Não apresentam perigo ao homem ou ao meio ambiente, porém não são inertes.
Exemplos - A maioria dos resíduos domésticos, sucatas, materias ferrosos e não ferrosos, embalagens de plástico etc.

Classe 3 - Inertes: São resíduos que não se degradam ou não se decompõe quando dispostos no solo.
Exemplo: restos de construção, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações e resíduos de vidro.

Os resíduos compreendidos nas Classes 2 e 3, podem ser incinerados ou dispostos em aterros sanitários, desde que preparados para tal fim e que estejam submetidos aos controles e monitoramento ambientais. Os resíduos da Classe 1 - Perigosos, somente podem ser dispostos em aterros construídos especialmente para tais resíduos, ou devem ser queimados em incineradores especiais. Nesta Classe, inserem-se os resíduos da área rural, basicamente as embalagens de pesticidas ou de herbicidas e os resíduos gerados em indústrias químicas e farmacêuticas.
Tipos de Lixo
Os diferentes tipos de lixo se classificam de acordo com suas origens:
Espaços Públicos como Ruas, Praças e Praias: Folhas, galhos de árvores, terra, areia e também enormes quantidade de coisas jogadas pelas pessoas.
Das residências: Papel, jornais velhos, embalagens de plástico e papelão, vidros, latas, restos de alimentos e outros.
Das Escolas: Geralmente muito papel, pontas de lápis, além de embalagens e restos de comida.
De Estabelecimentos Comerciais: Hotéis e restaurantes produzem muitos restos de comida, enquanto supermercados e lojas produzem principalmente embalagens de papelão.
De Hospitais e outros serviços de saúde: Esse é um lixo que merece cuidados especiais, pois alguns materiais (agulhas, seringas,algodão,etc) podem transmitir doenças contagiosas.
Das Fábricas: Rejeitos sólidos, cuja composição (componentes encontrados) depende das materias- primas e processos industriais usados. Geralmente, este tipo de lixo causa sérios danos à saúde.
Dos escritórios e bancos: Muito papel, além de restos de alimentos.
Lixo radioativo, lixo industrial tóxico, inflamável ou explosivo: Esses lixos especiais, que exigem um cuidado maior porque podem colocar em risco a saúde e a vida das pessoas.
*Assim, de todo lugar sai lixo. É natural. O que não é natural é ignorar que o lixo precisa ser tratado adequadamente e reutilizado ou reciclado.*
Fontes: Facom.Ufba
Compam.com.br
portal saofrancisco.com.br

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Viagem

Hoje estou embarcando para Portugal, ansioso para ver, sentir, ouvir, e cantar...
O Festival espera pela Comunidade Ninjitsu!!!

"Viajo em licença,sem usufruir de nenhum beneficio político e mesmo com direito a férias(no recesso),não receberei remuneração alguma. Isto significa que não receberei salário,diárias,passagens aéreas e celular."

Mano Changes

Agradecimento

Foi um sucesso!!!

Agradeço a todos que compareceram, e à quem divulgou os fatos como eles realmente são

Crack Nem Pensar,

Muito Obrigado
Grande Presença
Mano Changes

segunda-feira, 22 de junho de 2009

HOMENAGEM AO GRUPO RBS PELA INICIATIVA - CRACK NEM PENSAR -

Convite a quem possa interessar
- Grupos Escolares, Ongs, Grupos Privados e Grupos de Apoio -
Em Grande Expediente
Dia 23/06/2009
Local:Plenário 20 de Setembro, do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre
Homenagem: Ao Grupo RBS - pela iniciativa da Campanha de Combate ao Crack
Proposto pelo DEP.Mano Changes

MAIS ESCOLA MENOS CRACK

SAIU NA ZH DIA 22/06

É possivel se livrar do Crack? Os sobreviventes do novo flagelo social - a maioria morreu ou está gravemente doente - dizem que sim. E indicam o caminho:apoio da familia, tratamento médico, ambiente escolar, apegoa à religiosidade e vontade de sobreviver e reerger-se enquanto cidadão e ser humano.
Acrescento mais uma alternativa:dar ao jovem um novo sentid0o de vida,ocupando seu tempo e mente com atividades produtivas e de seu agrado, de preferencia profissionalizantes, capazes de gerar emprego e renda. E para isso, o ambiente mais adequado é a escola.
Mas alguém vai dizer que a escola convencional, com suas deficiências de conteúdo, método, instalações, equipamento e remuneração dos professores, não tem atraído a atenção do jovem desgarrado social e economicamente.
É verdade. Agora,utilizem os espaços disponíveis e o tempo extraclasse para realizar oficinas com atividades que interessem à juventude como o Hip Hop,(musica, dança e grafite), o esporte, o teatro e a informática, por exemplo, para ver se a escola não irá adquirir um apelo irresistível.
E é nessas atividades que encontramos os poucos sobreviventes do crack, geralmente atuando em entidades ligadas ao terceiro setor,nas áreas marginais das grandes cidades, ou realizando palestras nas quais comentam sua sina de ex-drogado, desestimulando a curiosidade dos iniciantes no crack e servnindo seu alento àqueles que já estão afetados pela dependência.
Tornara a escola atraente para os jovens e promover o debate de temas relevantes, como a droga, a gravidez na adolescência,a preservação ambiental, e outrso mais são ações do Projeto "A Comissão vai a escola", que a comissão de educação , Cultura, Desporto, Ciência e tecnologia das Assembléia Legislativa está prestes a implantar.
O Objetivo :difundir, atraves das audiências públicas da Capital e do Interior, a idéia que existem alternativas para que os jovens não sejam seduzidos pela violência das ruas. No caso do Crack, as oficinas e os relatos de experiências são importantes ferramentas para previnir o aumento do numero de usuários da "Pedra".
É mais um caminho dentre tantos, até que a droga seja derrotada. Mas para isso é preciso que a sociedade como um todo se envolva com o problema. É hora, portanto, de fazer a lágrima da dor e do medo, se transformar em suor , esforço e dedicação. Só assim estaremos assegurando um futuro melhor para as proximas gerações.
*Presidente da Comissão de Educação, Cultura,Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa - DEP. MANO CHANGES

sexta-feira, 19 de junho de 2009

TA CHEGANDO A HORA

(ZH 14/05/2009 - Contra Capa - Roger Lerina)
Os ninjas mais chalaças do Brasil vão mostrar sua original mistura de rock com funk carioca no Primeiro Mundo. A COMUNIDADE NIN-JITSU está pronta para sua primeira turnê na Europa, agora em julho.
A entrada será por Portugal, onde a banda já tem duas apresentações confirmadas. No dia 4, os guris se apresentam no Porto, no Festival Mestiço, representando a música brasileira ao lado de Naná Vasconcelos, Orquestra Imperial e Natiruts.
Já no dia 18, o show é no Festival Ollin Kan, na cidade de Vila do Conde, dividindo o palco com artistas de mais 12 países em um dos maiores eventos alternativos itinerantes do mundo – que também se realiza em Mali, Colômbia e México.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

HIP HOP CONTRA O CRACK

Saiu no JORNAL, ZH e Correio - Muito Obrigado por nos acompanhar...

Esporte,Oficinas,Música X CRACK

"Acho muito interessante que finalmente parece haver um verdadeiro mutirão contra o Crack, que provou ser uma das drogas mais destruidoras de usuários e familias.O Crack venceu até mesmo trafíco, pois os traficantes dos grandes centros tentaram banir a então nova onda, por ela dizimar seus clientes.Essa verdadeira "Droga" é capaz de fazer usuários serem executados por uma dívida de cinco reais, como saiu na mídia semana passada.Essa execução acontece porque o traficante final, ou repassador esta também fatalmente viciado,acabando por cometer essa atrocidade.
Dizer que o esporte pode ajudar a manter as pessoas longe das drogas não é nenhuma novidade, até porque usando uma única vez essa droga,você pode se tornar um viciado terminal, e isso não combiana nada com esporte.
Por isso vc que pratica esporte está a um degrau acima na possibiliade de estar livre desse mal. Não se pode imaginar uma pessoa que está acostumada com adrenalina em esportes, desperdiçar sua energia e vitalidade em algo que possa acabar com sua fonte de satisfação.
Ações complementares, como por exemplo, oficinas escolares, também são uma forma de combater esse mal. A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, começa a dar um grande passo nesse sentido. No inicio do mês de junho, o laboratório do Projeto A Comissão vai a Escola, foi testado na Escola Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Bom Jesus, com oficinas de Hip Hop, que tive o prazer de acompanhar na condição de presidente da Comissão de Educação. O projeto será apresentado à rede estadual em Agosto, com oficinas culturais, de esportes e inclusão digital, o que ajudará a manter as nossas crianças longe das ruas e das drogas".
Grande Presença
Mano Changes

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Agenda da semana terça dia 09/06

Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia
Reunião Ordinária
Data: 09/06/2009
Hora: 09:00
Local: Sala João Neves da Fontoura Plenarinho, 3º AndarI -
Assembléia Legislativa

Audiência Publica Desporto

Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia
AGENDA:
Audiência Pública
Data: 08/06/2009
Hora: 18:00
Local: Sala João Neves da Fontoura Plenarinho, 3º Andar
PAUTA :Será debatido o tema “O conflito entre os esportes náuticos e redes de pesca no litoral orte”.
A audiência foi requerida pelo Deputado Sandro Boka e aprovada na Reunião Ordinária do dia 28/04/2009.Palácio Farroupilha, 03 de junho de 2009.
Deputado(a) Mano Changes,Presidente da Comissão.ALRS -