quarta-feira, 16 de março de 2011

MERCOSUL


 Mano Changes propõe audiência pública  para discutir
 restrições da Argentina


A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado estadual Mano Changes (PP) para realização de audiência pública a fim de discutir as restrições argentinas às exportações brasileiras. A proposta foi aprovada por unanimidade durante reunião ordinária da comissão, nesta quarta-feira (16.03).
“É absurda e inaceitável a situação a que estão expostos calçadistas, fabricantes de móveis e máquinas agrícolas que exportam para a Argentina. Ao não respeitar o prazo máximo de 60 dias para liberar os produtos brasileiros, como determina a OMC, o governo argentino dá demonstrações de que prefere o confronto ao diálogo”, observa o deputado.
Para ele, o Rio Grande do Sul é o estado mais prejudicado, o que exige uma reposta do parlamento gaúcho. “A Assembleia não pode se omitir nesta hora e deve oportunizar canais de diálogo para que o Mercosul aconteça de fato. O Estado, por sua vocação exportadora, abriga a maior parte da indústria exportadora que tem sofrido sistematicamente com as retaliações dos argentinos”, lembrou.
Os prejuízos do setor calçadista já ultrapassam US$ 10 milhões. “Já são 500 mil pares retidos na fronteira. O mesmo se repete em relação aos exportadores de móveis e de equipamentos agrícolas”. Atualmente, 12% das exportações brasileiras para a Argentina dependem de licenças automáticas, o que corresponde a US$ 201,8 milhões.
O parlamentar sugeriu em seu requerimento que sejam convidados a Abicalçados, Movergs, Simers, Fiergs e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior. Por sugestão dos deputados Frederico Antunes (PP) e José Sperotto (PTB), serão convidados, ainda, Federasul, Fecomércio, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros e Associação Brasileira dos Transportadores de Cargas.