quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mano Changes participa do Fisl 2011

O deputado estadual Mano Changes (PP) prestigiou a abertura do Fórum Internacional do Software Livre edição 2011 (Fisl 2011) nas dependências da PUC em Porto Alegre. Mano, defensor da internet pública e da universalização do acesso à rede com banda larga, participou da abertura do evento e visitou estandes e grupos de usuários de soluções baseadas em software livre. O Fisl é o maior evento da América Latina para discussão de uso de software com códigos abertos e colaboração de usuários. A edição deste ano tem palestrantes e participantes de mais de 50 países.








O deputado é o idealizador e coordenador da Frente Parlamentar para Inclusão Digital na Assembleia Legislativa. O grupo, formado no início deste ano, reúne deputados para analisar, debater e encaminhar temas relacionados à universalização do acesso à internet através de banda larga. Para o segundo semestre, a Frente Parlamentar deverá reunir diversas autoridades e usuários para discutir a proposta de emenda coletiva ao Orçamento da União para implementar a infraestrutura de acesso à rede no Rio Grande do Sul.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mano na mídia - Jornal do Comércio

Na última segunda-feira (27) foi publicado na página Opinião, do Jornal do Comércio, um artigo meu sobre internet pública. Quero dividir com vocês o que eu penso sobre este assunto que eu tanto luto.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Mano Changes acompanha senadora Ana Amélia em roteiro pelo Litoral Norte


           O deputado estadual Mano Changes e a senadora Ana Amélia Lemos realizaram roteiro por quatro municípios do Litoral Norte no último sábado. Mano acompanhou a senadora desde a parte da manhã, quando participaram de um café da manhã na Casa da Colônia, em Santo Antônio da Patrulha com lideranças políticas. O encontro foi o início de uma agenda que passou ainda pelos municípios de Terra de Areia, Cidreira e Tramandaí. No total, representantes políticos de 22 municípios da região participaram da programação. Os prefeitos de Terra de Areia, Joelci Jacoby, de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, de Morrinhos do Sul, Leandro Borges Ewaldt, e o vice-prefeito de Capivari do Sul, Fernando Cardoso, também acompanharam as atividades.

Na foto: Celso Bernardi, Cláudio Bier, Ana Amélia, Mano e Pedro Bertolucci.

REIVINDICAÇÕES

          Um dos principais pleitos levantados pelos prefeitos e vereadores da região foi a necessidade de maiores investimentos governamentais nos municípios. Isso fortaleceria o incremento de emprego e renda não apenas no verão, a alta temporada, acreditam. “Mas o desenvolvimento e as ações precisam acontecer em todos os meses do ano”, salientou Mano Changes. Identificado como deputado regional pelas lideranças presentes no evento, Mano destacou ainda a necessidade de fomentar o turismo continuadamente, não apenas nos meses de veraneio.

          Nos quatro municípios visitados, Ana Amélia garantiu que é parceira no Senado Federal para encaminhar as propostas de desenvolvimento econômico e social do Litoral Norte. O roteiro do chamado “Super Sábado” foi organizado pelas lideranças para aproximar o mandato da senadora com os prefeitos e lideranças políticas da região. Mano Changes, deputado com grande representatividade no Litoral Norte, destacou a necessidade da aproximação com o mandato no Parlamento Estadual e no Senado Federal. “O Litoral Norte precisa ter essa sintonia, estar em contato com suas lideranças nos diversos níveis”, finalizou.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mano Changes apoia mobilização dos arrozeiros gaúchos

O gabinete do deputado estadual Mano Changes (PP) manifestou nesta segunda-feira apoio ao pleito dos arrozeiros gaúchos dentro da Mobilização Política em Defesa da Lavoura do Arroz. Uma comitiva de dez produtores, lideradas pelo vice-prefeito de Capivari do Sul, Fernando Cardoso, recebeu do gabinete o apoio a toda pauta de reivindicação dos produtores. O documento, que foi entregue ao Presidente do Legislativo, Adão Villaverde, e ao governador Tarso Genro, propõe uma série de medidas para minorar as perdas dos arrozeiros com o baixo preço do arroz no mercado. Entre as medidas, estão a equalização da pauta do arroz em casca e beneficiado, aplicação da legislação fitossanitária e tributária, equalizar o ICMS do produto em todos os estados brasileiros para acabar com a guerra fiscal. Os rizicultores também propõem que o governo estadual incentive a exportação do arroz gaúcho.



A comitiva, composta pelos vereadores de Mostardas João Tropeiro, André Soares, Alexandre Mesquita (PP) e Léo Pereira (PSDB) foi recebida pelo Secretário da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, Antônio Aguiar, e pelo assessor parlamentar do deputado Mano, Marlon Rafaelli.

Participaram também da audiência o presidente da Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha, Zuênio Tomazi, o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Luís Carlos Machado, o Conselheiro do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) de Santo Antônio da Patrulha, Eraldo José Dutra Gil e o representante dos arrozeiros de Nova Santa Rita, Odone Braga.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mano Changes quer discutir restrição para caminhões na Estrada do Mar


            A restrição de tráfego para caminhões na Estrada do Mar, um problema antigo que atinge os caminhoneiros de Arroio do Sal, será tema de audiência pública na Comissão de Assuntos Municipais, em requerimento que será apresentado esta semana pelo deputado Mano Changes.


           Mano recebeu ontem a visita do ex-vereador de Arroio do Sal, Antônio Valin, que solicitou o apoio do parlamentar ao pleito. “Quem depende do caminhão e mora em Arroio do Sal não tem acesso à BR-101 sem passar pela Estrada do Mar. Só que para trafegarmos na rodovia, dependemos de uma autorização especial do Daer que precisa ser renovada a cada 90 dias”, explicou Valin.
            De acordo com ele, isso causa uma série de transtornos para os caminhoneiros. “Uma licença precisa ser tirada para trafegar de segunda a sexta-feira ao meio dia, e outra para transitar aos finais de semana. É um problema sério que enfrentamos desde que a estrada foi construída”, argumentou o ex-vereador.
            Mano Changes se comprometeu em convidar a direção do Daer, lideranças de Arroio do Sal e do Litoral Norte para tratar do tema. “Esse é um assunto que diz respeito diretamente à economia do município. Muitas famílias dependem do caminhão e, neste momento têm sua atividade restringida. Precisamos rediscutir essa situação, encontrando um meio termo para que os interesses dos caminhoneiros e do Estado sejam contemplados”, definiu.

Comissão do Mercosul discute free shops nas faixas de fronteira nesta quarta

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais realiza audiência pública nesta quarta-feira, às 11h, para debater o Projeto de Lei 6.316/2009, de autoria do deputado federal Marco Maia, e a possibilidade de implementação da atividade de free shops nas cidades irmãs Chuí - Chuy; Santana do Livramento - Rivera; Uruguaiana - Libres; Quarai - Artigas; Aceguá - Acegua ; São Borja - São Tomé; Itaqui - Alvear; Jaguarão - Rio Branco.

O requerimento foi apresentado pelo deputado José Sperotto (PTB). Deverão estar presentes deputados federais, prefeitos e vereadores dos municípios, além de associações comerciais, sindicatos rurais, e Associação dos Municípios da Fronteira Oeste - AMFRO; da Zona Sul – AZONASUL, entre outros. O deputado Jerônimo Goergen confirmou presença no ato.


RODOVIAS FEDERAIS

O projeto (PL 6316/09) prevê a instalação de free shops nas rodovias federais localizadas em zonas de fronteira. O texto, que já tinha sido aprovado pela Comissão de Relações Exteriores, acaba de passar também pela Comissão de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, países vizinhos, como Argentina e Uruguai, já dispõem de free shops em postos de fronteira nas estradas.

O projeto foi apresentado pelo deputado Marco Maia para permitir esta facilidade também para os brasileiros. No mandato passado, o ex-deputado Ibsen Pinheiro havia apresentado uma emenda para restringir a instalação dos free shops às chamadas "cidades gêmeas", ou seja, aquelas que ficam praticamente coladas com outra cidade estrangeira.

A restrição visa reduzir os custos que seriam necessários para implantar lojas francas em toda a extensa área de fronteira do Brasil. Inicialmente, foram listadas apenas seis cidades do Rio Grande do Sul e uma do Paraná. São os casos, por exemplo, da paranaense Foz do Iguaçu, considerada gêmea da paraguaia Ciudad del Este, e das gaúchas Santana do Livramento e Uruguaiana, coladas respectivamente à uruguaia Rivera e à argentina Paso de los Libres.

A matéria segue agora para a votação da Comissão de Constituição e Justiça. Se também for aprovado na CCJ, o projeto poderá ir diretamente para a análise do Senado, sem a necessidade de passar pelo Plenário da Câmara.

O presidente da Comissão do Mercosul, deputado Mano Changes, considera importante discutir o assunto antes de a proposta seguir para votação final. “As comunidades envolvidas terão a oportunidade de se manifestar e apresentar a sua visão sobre o projeto, contribuindo para aperfeiçoá-lo”.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mano apoia projeto Contra o Crack em Novo Hamburgo



Em rápida passagem por Novo Hamburgo, ontem, o deputado estadual Mano Changes reuniu-se com o presidente do Grêmio Estudantil da Escola de Educação Básica FEEVALE, Gustavo Rubert. No encontro, ficou acertado o apoio do parlamentar ao Projeto Contra o Crack, que será coordenado pelo grêmio nas escolas do Vale dos Sinos.  “Vamos fazer uma campanha em toda a região, a partir de atividades artístico-culturais. O deputado Mano sugeriu que encerrássemos a campanha com um Festival de Bandas contra o Crack, que deve ocorrer ainda este ano, com a participação da Banda Comunidade Nin Jitsu”, disse Rubert. O encontro teve a participação do músico Issur Koch.

Mano discute políticas educacionais e ambientais na Unicruz


O deputado estadual Mano Changes participou do painel "Políticas Educacionais e Ambientais para uma Integração Cultural", esta semana, na Universidade de Cruz Alta (Unicruz).  A programação abriu o XII Seminário Internacional de Educação do Mercosul e seus eventos integrados. Os trabalhos foram mediados pela reitora da Universidade de Cruz Alta, Elizabeth Dorneles  e pelo reitor do Instituto Privado Carlos Linneo  de Oberá- Misiones/Argentina, professor  Sergio C. Czajkowski.



Presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia, Mano defendeu que a escola seja ao mesmo atrativa e capaz de promover a integração. “O Mercosul iniciou com a área econômica, mas precisamos avançar em todas as áreas, especialmente na Educação e Cultura, já que temos identidade entre os povos”, destacou o parlamentar.

 O encontro teve a participação do ministro da Cultura e Educação da Província de  Misiones,  Luis A. Jacobo;  da  deputada Nacional da Província de Misiones, Stella Maris Leverberg; do deputado Diego Paz Bier, o Mano Changes, presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais;  e,, da extensionista da Emater/Ascar, Tânia Treviso, que trouxe sua experiência com a comunidade indígena do Salto do Jacuí.

CONQUISTAS E DESAFIOS

Nas duas horas que durou o evento, os painelistas abordaram as conquistas e desafios diante da perspectiva de conciliar educação e o meio ambiente, sem deixar de tratar os aspetos culturais. Houve unanimidade entre os convidados sobre a importância da abertura de espaços para que os países possam discutir a temática, tendo em vista um modelo de desenvolvimento sustentável que alia o econômico ao cultural e que pense de maneira conjunta ações para o meio ambiente.

O painel encerrou com a participação da deputada argentina, Stella Maris Leverberg, que entregou à reitora Elizabeth Dorneles um projeto de resolução, da Câmara dos Deputados, onde o legislativo reconhece a importância do Seminário do Mercosul como elemento de integração entre os estados partes.