sexta-feira, 30 de setembro de 2011

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rock na Passarela

Comunidade é destaque na Coluna de Roger Lerina da Zero Hora de hoje (29/09):



Gravação do DVD da Comunidade




Considerada uma das maiores bandas do Rio Grande do Sul, a Comunidade Nin-Jitsu vai gravar seu primeiro DVD, no final do mês de novembro. O evento acontecerá no Opinião e promete ser uma data histórica para os fãs da banda. Em primeira mão o vocalista, Mano Changes, conta mais detalhes desse projeto.
Para aqueles que curtiram os memoráveis shows no Planeta Atlântida ou tiveram alguns dias de verão embalados por músicas como "Aperitivado", "Detetive", "Cowboy", "Casa do Sol", entre outros sucessos, terão a oportunidade de assistir um registro histórico de uma banda que mudou o cenário do rock gaúcho. A Comunidade marcou época com suas músicas que entrelaçam funk, guitarras pesadas, hip hop e uma grande dose de deboche.
Nova estrutura
Em entrevista ao Universo IPA, o vocalista Mano Changes, informou que a gravação do 1º DVD será diferente dos demais, justamente pela simplicidade das ferramentas envolvidas.
"Sairemos do telão de led e grua, que é o que todo mundo usa, para fazer um cenário com a maior tecnologia do mundo". Ao falar sobre o apelo sustentável e educativo do evento, destacou que o material usado não será tecnológico. "Vamos transformar o lixo para construir o cenário". Além de usar material reciclável, Mano revela que vai chamar artistas plásticos e de rua, com história e conhecimento de arte contemporânea, para ajudar a fazer um trabalho reciclável e sustentável. "Queremos um cunho educacional e o máximo de estudantes envolvidos no projeto para fazer uma grande parceria".
De acordo com o vocalista, os novos planos incluem "dar oportunidade à gurizada trazer idéias e participar da edição e do fechamento do novo DVD". Também ressalta que o grupo pretende mostrar "que dá pra fazer algo criativo, e que será abstrato perto do que todo mundo usa atualmente".
Convidados ilustres
Sobre as participações especiais, Mano informou que algumas já foram confirmadas. "Para ajudar a contar a história da banda, vamos chamar convidados, mas tocaremos as músicas deles. O Papas da Língua já está certo, tem também o X e o De Falla que estarão presentes" afirmou o músico.
O evento tem data marcada para o dia 24 de novembro, no bar Opinião. Ingressos e mais informações devem ser divulgadas em breve pela organização. O que já está confirmado é que o baile será inesquecível para as grandes presenças que sempre acompanharam a trajetória da banda.

Crédito:
Nícolas Andrade

Repórter da AJOR (Universo IPA)
Produtor do programa Os Filhos do Pai (Rádio IPA)

Mano Changes: “CRVA em Mostardas é conquista da comunidade”


Uma grande conquista para a comunidade, que a partir de agora terá sua vida facilitada. Assim reagiu o deputado Mano Changes ao ter a confirmação por parte da Presidência do Detran, de que Mostardas terá novamente uma extensão de um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). A publicação saiu no Diário Oficial do Estado, dia 22, à página 14.“Em julho, estive com os vereadores João Tropeiro e Moisés Pedone e lideranças comunitárias em audiência com o diretor presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, tratando especificamente desse assunto e reiterando a necessidade de o município ter um CRVA para atender a demanda existente na cidade. Essa conquista é da comunidade”, lembrou Mano.Sem o posto local, os motoristas precisavam ir a Tavares para fazer a documentação dos veículos emplacados em Mostardas, percorrendo uma distância total de 60 quilômetros entre os dois municípios – 30 km para ir e outros 30 km para voltar. Com isso, todos os serviços relacionados a veículos e realizados pelos Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs) passarão a ser oferecidos na cidade. Poderão ser feitos serviços de transferência de propriedade, primeiro emplacamento,m 2ª via e cópia do CRLV, alteração de características, comunicação de venda, inclusão de restrição financeira, liberação de restrições financeiras, troca de município e de estado, baixa definitiva de veículo como sucata, mudança de placa, certidão de registro, alteração de endereço, de nome e razão social, além do pagamento de taxas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BNDES: Dinheiro tem. Faltam empreendedores no Brasil

Ao participar do Rio Info 2011, nesta terça-feira, 27/09, o vice-presidente do BNDES, José Carlos Ferraz, tocou numa ferida do setor de TIC. Disse que a instituição está apta a investir em projetos da área, mas lamentou o pouco foco em inovação por parte das companhias.
Durante a sua apresentação, Ferraz admitiu que o momento econômico mundial é grave - e a situação crítica deverá perdurar por alguns anos - mas salientou que o Brasil, depois de ter sofrido tantos problemas internos, está mais fortalecido para enfrentar uma possível recessão. "Mas temos que investir muito em inovação. O Brasil tem uma oportunidade sem igual, mas precisa saber que a disputa será muito acirrada", destacou.
Em entrevista à CDTV, do Portal Convergência Digital, o vice-presidente do BNDES ressaltou que as mudanças no Prosoft - projeto de incentivos ao software onde 327 projetos já foram beneficiados - serão para aperfeiçoar o modelo. "Posso garantir que tudo virá para melhorar. TIC é uma área prioritária", afirmou.
Mas foi bastante crítico com o setor: "Dinheiro o BNDES tem, mas faltam projetos empreendedores. Temos que inovar muito mais". Ferraz também não hesitou em afirmar que se as empresas nacionais não aproveitarem o momento, as companhias entrantes - leia-se capital internacional - vão ocupar o espaço, uma vez que há o potencial de negócios. Acompanhe a entrevista de José Carlos Ferraz à CDTV, do Convergência Digital.

Para ler a matéria completa clique aqui


Fonte: Convergência Digital. 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mano Changes comemora liberação para caminhões de Arroio do Sal na Estrada do Mar

O deputado estadual Mano Changes comemorou a liberação de tráfego para caminhões emplacados em Arroio do Sal na Estrada do Mar. A partir de agora, os veículos podem trafegar até Torres pela rodovia estadual para acessarem à BR-101 sem o pedido de licença prévio ao Daer.
 O pleito havia sido encaminhado pelo parlamentar junto ao governo do Estado a pedido do vereador Osmar da Silva e do ex-vereador , Antônio Valim. O anúncio do fim da restrição foi feito pelo secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, durante reunião na Sociedade dos Amigos de Arroio do Sal, na última semana.
 “Essa é uma grande notícia para os produtores do município, pois corrige-se uma distorção que havia anteriormente. Em toda a região, muitas famílias dependem do caminhão e tinham suas atividades restringidas por uma norma do Estado. Felizmente o governo foi sensível ao pleito e corrigiu esse problema”, definiu.

Projeto Cala o Crack

Pessoal, curtam no Facebook a página deste projeto ele é muito bacana! Confere:

http://www.facebook.com/pages/Projeto-M%C3%BAsica-Cala-o-Crack/251486448223680#!/pages/Projeto-M%C3%BAsica-Cala-o-Crack/251486448223680

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mano apoia extensão do Trensurb até a Feevale

O deputado Mano Changes protocolou, junto à Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, pedido para a realização de uma audiênca pública para debater a viabilidade da extensão da linha do Trensurb - trecho Norte - até o campus da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Atualmente, está em obras a extensão da linha entre São Leopoldo e o Centro de Novo Hamburgo, num trecho de 9,3 quilômetros. Mano Changes entende que a extensão até o campus da Feevale vai integrar um eixo com as universidades Ulbra, La Salle, Ipa e Unisinos. A audiência deverá acontecer nos próximos dias em Novo Hamburgo.

sábado, 24 de setembro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar que o Gabinete do Deputado Mano Changes e familiares comunicam o falecimento do Dr. Carlos Brenner Paz, avô do deputado, na noite deste sábado, 24 de setembro.

O corpo do Dr. Carlos Brenner Paz será cremado às 17 horas deste domingo (25) no Crematório Metropolitano (Av. Oscar Pereira, 584) em Porto Alegre.

Mano é presença no Sinodal da Paz em Novo Hamburgo



Em mais uma palestra do Projeto Música Cala o Crack, Mano Changes esteve nesta sexta-feira na Escola Sinodal da Paz, em Novo Hamburgo. Foram mais de duas horas de conversa com os adolescentes, com letras de rap feitos na hora pelos alunos, descontração e uma conversa franca com a galera.

Mar Seguro em pauta na TV Assembleia

A TV Assembleia leva ao ar nesta segunda-feira o programa Democracia com a presença do deputado Mano Changes discutindo a questão das redes de pesca e as áreas para surfe no Litoral Norte. O programa, apresentado por Batista Filho, terá a participação da presidente da ONG Mar Seguro, Neuza Rufatto, do prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, e do presidente da Federação Gaúcha de Surfe, Orlando Carvalho.
O programa discutiu maneiras de ampliar a área destinada para banhistas e surfistas no Litoral Norte, sem a presença de redes fixas de pesca. Os instrumentos são responsáveis por diversos acidentes com morte de surfistas e banhistas no Litoral Norte.
O programa Democracia vai ar na segunda-feira, dia 26, a partir das 23 horas, com reprise na terça-feira, por volta das 13. Assista a programação da TV Assembleia no site www.al.rs.gov.br/tvassembleia .

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Não às drogas... ...com música e bom humor




Mano Changes é destaque na coluna de João Ávila do Jornal NH do dia 21/09: 


"Diga não à violência; diga não a alienação; em uma escola divertida a gente aprende de montão". Com esse bordão transformado em rap, o deputado progressista Mano Changes (foto), marcou a sua palestra em Novo Hamburgo na segunda-feira. Ele falou para alunos da Escola Cinecista dentro do Projeto Música Cala o Crack, em pleno feriadão.
Mano Change trabalha o tema há cinco anos e já realizou centenas de palestras no Rio Grande do Sul. Com bom humor, música e descontração, alerta para os riscos de quem experimenta a pedra. Esta semana o deputado volta à cidade para falar a alunos do Ensino Médio da Escola Sinodal da Paz, na próxima sexta-feira.

Brasil tem internet mais lenta que o Haiti

Brasil é o 163º país em  ranking da média da velocidade da internet, atrás até mesmo do Haiti.

O Brasil é o 163º em um ranking da média da velocidade da internet publicado pela Pando Networks. A velocidade média da conexão no Brasil é de 105 KBps (quilobytes por segundo), o que o coloca atrás de países como Níger, Haiti, Etiópia, Angola, Paquistão e Papua-Nova Guiné.


A cidade de Itapema, em Santa Catarina, tem a segunda conexão média mais lenta entre todas as cidades do mundo avaliadas: 61 KBps. Algiers, na Argélia, é a cidade com conexão mais lenta no mundo (56 KBps).

A Coreia do Sul é o país com conexão média mais rápida: 2,2 MBps. A Romênia ficou em segundo lugar, com 1,9 MBps. Três outros países do leste europeu vêm na sequência: Bulgária (1,6 MBps), Lituânia (1,5 MBps) e Letônia (1,4 MBps).

A lista, no entanto, não é composta apenas por países. O 49º lugar, por exemplo, é denominado "Anonymous Proxy", e o 137º, "Satellite Provider" --referem-se, provavelmente, a conexões realizadas por meio de proxy e provedor via satélite cujo país de origem não pôde ser identificado.

A média mundial de velocidade de conexão à internet, de acordo com o estudo, é de 508 KBps. Nos Estados Unidos, a média é de 616 KBps. Na China, de 245 KBps.

O estudo se baseou em 27 milhões de downloads feitos a partir de 20 milhões de computadores no mundo.


http://www1.folha.uol.com.br/tec/978720-brasil-tem-internet-mais-lenta-que-haiti-em-media-diz-estudo.shtml

Fonte: Folha de S. Paulo - 22/09

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mano Changes, rap, bom humor e descontração contra o crack

"Diga não à violência, diga não à alienação; em uma escola divertida a gente aprende de montão". Com esse bordão transformado em rap, o  deputado Mano Changes marcou sua palestra em Novo Hamburgo, quando falou para alunos da Escola Cenecista dentro do Projeto Música Cala o Crack, em pleno feriadão.
O parlamentar trabalha o tema há cinco anos e já realizou centenas de palestras em todo o Estado. Com bom humor, música e muita descontração, Mano alerta para os riscos de quem experimenta a pedra. “O público-alvo do crack é todo aquele que tiver a curiosidade de experimentá-lo. Depois disso, ele transforma pessoas em animais, pois promove a banalização da vida e da violência para sustento do vício”, advertiu. Esta semana o deputado volta à cidade, quando falará na Escola Sinodal da Paz para os alunos do ensino médio, na sexta-feira.
O Projeto Música Cala o Crack é coordenado por Gustavo Carniel Rubert, presidente do Grêmio Estudantil da Feevale.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mano gestiona verba junto ao Governo do Estado para Santo Antônio da Patrulha


O Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha foi contemplado este ano com um repasse inédito pelo Governo do Estado. Atendendo a uma solicitação do presidente da entidade, Eduardo Maciel, o deputado estadual Mano Changes (PP) obteve junto à Corsan R$ 10 mil para a Festa da Integração. A verba será utilizada, entre outras atividades, para o evento de encerramento da Semana Farroupilha, que ocorre nesta terça-feira no Parque de Exposições do Sindicato Rural, na localidade de Barro Vermelho, em Santo Antônio da Patrulha. A conquista reflete as diretrizes da nova administração do sindicato, assim como a gestão do deputado Mano junto ao Palácio Piratini.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Homenagem à Ong Mar Seguro - Instituto Thiago Rufatto


No período do Grande Expediente da sessão desta quinta-feira (15), o deputado Mano Changes (PP) homenageou a Ong Mar Seguro - Instituto Thiago Rufatto, criada em dezembro de 2010, pela professora Neuza Rufatto. Neusa perdeu no ano passado o filho de 18 anos, Thiago Rufatto, que faleceu após ficar preso em um cabo de pesca de rede fixa enquanto surfava na praia de Capão da Canoa. O objetivo principal da Ong, segundo o parlamentar, é buscar soluções definitivas para problemas como esse, evitando que mais pessoas sofram a dor da perda de um familiar nessas condições. Changes salientou que, nos últimos dez anos, 49 banhistas e surfistas morreram vítimas das redes fixas do litoral gaúcho.

Atuação

O parlamentar elencou uma série de propostas formuladas pela instituição. De acordo com ele, a entidade tem como foco principal a busca de apoio político para a retirada das redes de cabo fixo do mar. Já foram feitas caminhadas, idas ao Ministério Público e diligências até à ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e às secretarias estaduais do Turismo e da Segurança Pública. A instituição requer ainda a ampliação do horário de permanência dos salva-vidas no período do almoço, das 13h às 15h. “Quero me somar a essa tarefa de mobilização da comunidade estadual por mais segurança, sinalização e demarcação das praias gaúchas”, disse.
O deputado acrescentou que a Ong já obteve uma importante conquista: a mudança de uma lei estadual que aumentou os limites da área destinada ao surf de 400m para 2.100m. “Os resultados desta luta já são visíveis para a comunidade rio-grandense, especialmente no que tange ao trabalho junto a autoridades”. E acrescentou: “buscamos que haja uma maior fiscalização e aplicação das leis que preveem a distância mínima entre as áreas destinadas às redes e as áreas liberadas para pesca ou banho. Queremos ainda que as prefeituras se engajem mais nesse trabalho, desde a conscientização à efetiva fiscalização na orla”.

Participações

Associaram-se à homenagem os deputados João Fischer (PP), Miki Breier (PSB), Lucas Redecker (PSDB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Cassiá Carpes (PTB). Estiveram presentes à solenidade a presidente da Ong Mar Seguro, Neuza Rufatto, e o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho.

Mano Changes mobiliza estudantes contra as drogas em São Leopoldo

O deputado Mano Changes esteve nesta quinta-feira na Escola Municipal de Educação Fundamental Castro Alves, quando palestrou contra o crack. A agenda em São Leopoldo foi organizada em parceria com o  vereador Chico da Agafarma.
Vocalista da Comunidade Nin Jitsu, Mano usou de bom humor, rap e descontração para falar de um assunto sério: o crack. No final do encontro, fez música com as poesias produzidas pelos estudantes. “O público alvo da droga é quem estiver interessado em experimentá-la, independentemente da idade. O crack está há 20 anos matando jovens no Brasil, mas antes não havia chegado à classe média, somente à favela. Então, era tratado como uma droga de pobre. Hoje é uma epidemia social”, enfatizou.
O músico também alertou para os riscos das drogas leves e que são aceitas pela sociedade. “O cigarro e o álcool são a porta de entrada muitas vezes. Porém, boca de cinzeiro e bafo de cachaça não estão com nada. É preciso ter conteúdo para tudo, até mesmo para conquistar uma garota”, destacou arrancando risos da garotada.

Números

O crack vicia em 80% dos casos na primeira vez em que é usado e em 100% dos casos na terceira vez. “O trânsito mata três jovens por dia no Rio Grande do Sul. Mas a violência causada pelo tráfico de drogas, em especial o crack, já é responsável por seis óbitos diários”, diz Mano.
O deputado faz palestras alertando para os perigos do uso do crack para adolescentes e jovens há cinco anos. Neste período, foram mais de 300 encontros em todas as regiões do Estado, onde conversou com cerca de 100 mil adolescentes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mano Changes faz Grande Expediente em homenagem às vítimas de redes no RS

O deputado Mano Changes realiza nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, Grande Expediente no Plenário da Assembleia Legislativa em homenagem às vítimas de redes de pesca no Litoral Gaúcho. Mano fará a homenagem através da Organização Não-Governamental MarSeguro - Instituto Thiago Ruffatto. O surfista Thiago Ruffatto morreu aos 18 anos em novembro de 2010, vítima de uma rede fixa de pesca no Litoral Norte Gaúcho. Nos últimos dez anos, 49 jovens - banhistas e surfistas - perderam a vida vítimas de redes de pesca no Litoral Gaúcho.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mano inova e faz palestra ao estilo Roda Viva em Viamão



O deputado Mano Changes (PP) inovou na o formato da apresentação de sua palestra contra o crack e a favor da motivação dos adolescentes e jovens na escola. Na escola Cecília Meirelles, em Viamão, Mano foi entrevistado pelos alunos ao estilo do programa Roda Viva, da TV Cultura. Mano ficou no centro da sala, sentado emuma cadeira, respondendo às perguntas dos adolescentes e jovens.

Mano Changes tem feito palestras para crianças, adolescentes e jovens desde 2007. No encontros, que já somam mais de 300, o deputado fala dos perigos que os jovens correm ao experimentarem as drogas, especialmente uma das mais nocivas à saúde: o crack. No encontros, na sua grande maioria realizados em escolas e ambientes frequentados por jovens, Mano também incentiva os alunos a se dedicarem aos estudos e não abandonarem a escolas.

Mano defende escolas bilíngues para surdos no RS


O deputado Mano Changes reafirmou seu compromisso com as escolas bilingues para surdos no Rio Grande do Sul, especialmente na esfera pública, durante Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos, ocorrido na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Para Mano, o mais importante para a criança com dificuldades auditivas é ser aceita no processo de aprendizado. "Escola bilíngue é diferente de escola especial", compara o deputado. "Na escola bilíngue, a criança terá a a formação com a sua matriz linguistica; na escola especial, o processo é outro: é terapêutico", completa. Durante o Seminário, o deputado lembrou que a defesa de escolas bilíngues - com a linguagem de sinais e a Língua Portuguesa andando juntas - faz parte de uma política de inclusão de crianças, adolescentes e jovens do maior alcance. "A criança vai poder aprender sem sentir-se inferiozada por estar em uma escola chamada 'especial'; ela vai aprender junto com outras crianças", defende Mano.

Mano Changes defende na Assembleia Legislativa, inclusive com a criação de um Grupo de Trabalho em 2010, o fortalecimento do movimento pelas escolas bilíngues para surdos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Deputado Mano recebe comitiva de Imbé



O deputado Mano Changes recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa uma comitiva do município de Imbé, no Litoral Norte. Liderada pelo vereador Jair Grassi (PP), o grupo ainda era integrado pelo diretor do Jornal Opinião da Praia, Alexandre Nogueira, e por lideranças da cidade. Grassi e o deputado conversaram sobre a situação do município de Imbé, especialmente na área de desenvolvimento econômico, para geração de mais empregos e oportunidades de renda. Grassi e o deputado também conversaram sobre a conjuntura política do município. 

domingo, 11 de setembro de 2011

Mano representa Assembleia no Congresso de Ciência do Esporte

O deputado Mano Changes participa neste domingo, a partir das 19 horas, do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, na Reitoria da Urgs, em Porto Alegre. Identificado com iniciativas de desenvolvimento da educação, da cultura e do esporte no Parlamento Gaúcho, Mano foi indicado para representar a Assembleia Legislativa no evento.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mano Changes garante apoio à preservação do Parque Estadual de Itapeva, em Torres


O deputado Mano Changes manifestou seu apoio à preservação do Parque Estadual de Itapeva, em Torres, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa.

Mano subescreveu o abaixo-assinado proposto por lideranças comunitárias e defendeu a proteção do último local da Mata Atlântica no Litoral Norte, onde ainda existe a seqüência de ecossistemas da evolução da planície, com reconhecimento pelo Ministério do Meio Ambiente e UNESCO. “Precisamos manter a integridade dessa área verde, garantindo sua preservação em benefício dos interesses coletivos”, disse Mano.

No documento, os moradores pedem a implantação urgente do parque, com a regularização fundiária e pagamento às pessoas que têm direitos legais sobre as terras dentro da unidade de conservação. Solicitam, também, que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente faça o plano de uso público do parque e inicia ações de implantação de serviços de turismo, recreação e lazer, bem como educação ambiental para visitantes e comunidade.

Pedem, ainda, que Prefeitura e Câmara de Vereadores de Torres colaborem na implantação do parque e orientem os proprietários de terras em como agir administrativamente e juridicamente para serem indenizados pelo  Estado, além de informarem os moradores próximos do entorno em como cuidarem do ambiente na sua zona de amortecimento.

Mano representa Assembleia Legislativa na inauguração da Litoral AM em Imbé

Confira fotos da inauguração da Rádio Litoral AM, em Imbé, com a presença do deputado Mano Changes e de lideraças de todo o Litoral Norte Gaúcho.

Mano participa de evento a favor da escola para surdos nesta sexta-feira

O deputado Mano Changes (PP) participa nesta sexta-feira do Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos, que será realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre a partir das 14 horas. O deputado vai dividir a mesa dos trabalhos com os professores Francisco Coelho da Rocha, Maura Corcini Lopes e Ana Paula Jung. O evento busca a sensibilização da comunidade gaúcha para a importância das escolas bilíngues para surdos.

Mano Changes tem pautado seu mandato pelo trabalho contínuo pela melhoria da educação nas escolas públicas e privadas. Já presidiu a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa durante dois anos. Além disso, desde 2007 realiza palestras por todo o Rio Grande do Sul falando sobre motivação para continuar os estudos e evitar o uso de drogas. O público destas palestras são adolescentes e jovens. Mais de 100 mil pessoas já assistiram suas palestras em todas as regiões do Estado. O deputado também apoiador da cauda da Manutenção das Escolas de Surdos no Rio Grande do Sul junto ao Parlamento Gaúcho.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mano Changes propõe audiência pública para debater música como ferramenta de integração no Mercosul

A Festa Nacional da Música, que acontece em Canela de 17 a 20 de outubro, também será palco de discussão sobre a integração musical e cultural no Mercosul e América Latina. A proposta de audiência pública foi apresentada pelo deputado estadual Mano Changes e irá debater sobre a importância da música como ferramenta de integração dos povos sulamericanos.


“A música tem linguagem universal, mas existe uma identificação muito grande entre os países da região que nos une e nos faz compartilhar de valores e costumes como em nenhum outro continente. Durante a audiência, queremos aprofundar a discussão sobre esse tema que nos é tão caro e pertinente, pois o Mercosul deve e precisa ser mais do que uma integração comercial”, definiu o deputado e líder da Comunidade Nin Jitsu.

O deputado sugeriu que sejam convidados para o encontro que acontece dia 19 de outubro, às 11h, o coordenador do evento, Fernando Vieira, as secretarias estaduais de Educação e de Cultura, Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), além de outgras autoridades vinculadas ao tema.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mano na mídia - Correio do Povo


O deputado Mano Changes foi destaque na coluna de economia de Denise Nunes no jornal Correio do Povo de hoje. A pauta: barreiras argentinas às exportações brasileiras.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Audiência pública conjunta debate programa Mais Alimentos


A participação efetiva do programa federal Mais Alimentos nas feiras e exposições oficiais agropecuárias e tecnológicas do Rio Grande do Sul é discutida, neste momento, em audiência pública conjunta das comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e do Mercosul e Assuntos Internacionais. O evento é realizado no auditório do Simers, no Parque Assis Brasil, em Esteio, integrando a programação da 34ª Expointer.

A audiência é presidida pelo presidente da comissão do Mercosul, deputado Mano Changes (PP), que antecipou que um grupo de trabalho deve ser formado para tratar do tema. O Mais Alimentos é uma política pública que, por meio de linhas de crédito do Pronaf, financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar.

O secretário nacional de Agricultura Familiar, Laudemir Muller, disse que o programa deve ser expandido. Ele frisou que é importante fazer com que os agricultores familiares também comercializem seus produtos, e nesse aspecto, é importante a participação das cooperativas.

Conforme o diretor de crédito do Banrisul, Guilherme Cassel, essa política pública tem ajudado a modernizar a agricultura familiar e ajudado a indústria. "É um programa de sucesso", destacou. Participam também do debate os deputados Jeferson Fernandes (PT) e Alceu Barbosa (PDT).

Grupo técnico
Antes da audiência desta sexta-feira (2) iniciar, houve reunião do grupo técnico ligado à Comissão do Mercosul que trata das barreiras argentinas aos produtos brasileiros. Mano Changes destacou que o objetivo do encontro na programação da Expointer é mostrar para a sociedade que o Rio Grande do Sul tem sido prejudicado, com déficit na balança comercial.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto que prevê melhoria na Segurança Pública: Mano vota a favor, mas cobra respeito aos demais concursados

O deputado Mano Changes votou favoravelmente ao Projeto de Lei 235/2011, que criou novos cargos de Delegado de Polícia, Escrivão, Inspetor e Comissário, aprovado por unanimidade nesta semana na Assembleia Legislativa. No entanto, Mano cobrou na Tribuna da Assembleia Legislativa que haja respeito com todo um contingente de concursados e aprovados que ainda não foram chamados para assumir suas funções. "Recebi estas pessoas no meu Gabinete que pediram o encaminhamento", disse Mano. "São pessoas que fizeram o concurso e ainda não foram chamadas".

Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa faz audiência pública na Expointer sobre o Programa Mais Alimentos

A Comissão do Mercosul e dos Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realiza nesta sexta-feira, 2 de setembro, audiência pública no Pavilhão do Sindicato das Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers). A pauta do encontro é o debate sobre como ampliar a participação dos produtores de máquinas agrícolas gaúchos nas feiras do setor de caráter internacional. Também busca a ampliação do Programa Mais Alimentos, coordenado pelo Governo Federal que auxilia pequenos produtores a melhorarem as máquinas, implementos e equipamentos para a produção agrícola.

Com o título Participação Efetiva do Programa Mais Alimentos Nas Feiras e Exposições Oficiais Agropecuárias e Tecnológicas, a audiência pública inicia às 14h30min no Pavilhão do Simers na Expointer 2011. Estão convidados fabricantes, produtores rurais, empreendedores e agentes públicos.

A Comissão do Mercosul e dos Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa é presidida pelo deputado estadual Mano Changes (PP).