quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Reunião da Comissão do Mercosul debate prejuízo gaúcho com barreiras argentinas

Mano Changes e demais participantes cobram atitude do governo estadual

As barreiras impostas pelo governo argentino às importações pautaram a reunião ordinária da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais desta quarta-feira (29). A atividade aconteceu junto à Casa da Assembleia Legislativa, instalada no Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre a 35ª Expointer.

O presidente da Comissão do Mercosul, Mano Changes, explicou que propôs tal discussão, por acreditar que o Rio Grande do Sul necessita de união, para buscar medidas que diminuam o prejuízo da indústria gaúcha. “O Brasil acumula um superávit de R$ 6 bilhões na balança comercial com a Argentina, e o Estado, um déficit que ultrapassa os R$ 2 bilhões. Nós somos responsáveis por alertar o governo federal e sensibilizá-los para a importância de criamos medidas compensatórias, mas sozinhos não vamos conseguir”, disse.

Representantes da Fiergs e da Fecomércio participaram da reunião e apresentaram alguns números que refletem a crise do setor industrial gaúcho. Conforme o consultor do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiergs, Frederico Behrends, nos últimos sete meses as exportações do Rio Grande do Sul para a Argentina acumularam queda de 20%. “Para mudar esta situação, necessitamos de forte atuação política”, salientou Behrends.

O vice-presidente da Fecomércio, Nelson Lídio Nunes, lembrou que é função do governo federal encontrar a melhor solução para a questão. No entanto, afirmou que a atuação do poder executivo estadual é fundamental. “A movimentação política da Comissão do Mercosul é elogiável, mas não basta, precisamos do apoio do governador”, ressaltou.

Em nome do governo estadual, o subchefe da Casa Civil, César Martins, acompanhou a reunião e declarou que o executivo não está parado. Martins citou a busca de novos mercados para o Rio Grande do Sul, como uma das ações de Tarso Genro para mudar a situação da indústria. “Reconheço a responsabilidade do estado em oferecer caminhos para que o governo federal encontre a solução do problema e acredito que devemos nos reunir novamente para aprofundarmos as propostas e depois apresentá-las ao governador”, sugeriu.

Antes de encerrar a discussão, Mano ressaltou a importância deste debate acontecer em breve. “Somente a partir da realização deste encontro é que realmente estaremos evoluindo para resolver o problema”, finalizou.

Participaram da reunião o deputado federal Alceu Moreira (PMDB) e oss deputados estaduais João Fischer (PP), Frederico Antunes (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Miki Breier (PSB) e Alexandre Lindenmeyer (PT).

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto: Marcos Eifler/ Agência ALRS

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mano Changes sugere a construção de uma cancha reta no Parque de Exposições Assis Brasil


Proposta pode potencializar Expointer, diz deputado

Durante a sessão plenária desta terça-feira (28), realizada na 35ª Expointer, o deputado Mano Changes (PP) ocupou a tribuna da Casa da Assembleia Legislativa para sugerir a construção de uma cancha reta no Parque de Exposições Assis Brasil.

Conforme Mano, o governo estadual poderia aproveitar a reformulação do local, que foi anunciada no último final de semana, para construir este espaço. “Precisamos de boas ideias. E essa é uma proposta que pode potencializar a Expointer e a cultura gaúcha, criando um evento paralelo a feira como o Freio de Ouro e quem sabe até o Grande Prêmio Expointer”.

O deputado lembrou que existe um projeto na Assembleia para transformar as carreiras de cancha reta em patrimônio histórico cultural do Rio Grande do Sul. Além disso, Mano pediu o apoio dos demais parlamentares para sensibilizar o governo sobre a importância da construção da cancha reta para o Estado e desenvolvimento da Expointer.

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto: Marcos Eifler/ Agência ALRS

Mano e Fecomércio buscam alternativas para reduzir prejuízo gaúcho com barreiras argentinas

Nesta segunda-feira (27), o deputado Mano Changes (PP) reuniu-se com o o vice-presidente da Fecomércio Arno Gleisner, e com o assessor econômico da entidade Lucas Schifino. O encontro que aconteceu na 35ª Expointer teve como pauta as barreiras argentinas às importações.

As medidas do país vizinho têm afetado a indústria gaúcha, que tem acumulado prejuízos como a queda de 8,1% nas exportações, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para o deputado, a situação é preocupante. “Estamos discutindo este assunto há bastante tempo e pouco tem sido feito. O Rio Grande do Sul é o calcanhar de aquiles deste processo e precisamos encontrar alternativas compensatórias”, disse.

Durante a reunião, foram levantadas alternativas que podem diminuir as perdas do estado. Essas propostas devem ser apresentadas pelo parlamentar nesta quarta-feira (29), durante a reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, que acontece a partir das 11 horas na Casa da Assembleia Legislativa, instalada na Expointer.

O deputado explicou que o plano é estabelecer um dialogo com a Argentina, mas ponderou que para obter êxito é necessário o apoio do governo estadual. “É o único meio de obtermos a força política necessária para mudar a situação atual”, afirmou Mano.

Texto e foto: Gabriela Brands (Mtb/15590)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mano destaca trajetória da FIERGS durante homenagem pelos 75 anos da entidade


Em Grande Expediente realizado na tarde desta terça-feira (21), o deputado Mano Changes (PP) homenageou os 75 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Em um discurso que contou um pouco da história da entidade, o parlamentar ressaltou a importância da FIERGS para que a indústria gaúcha e brasileira se consolidasse.

Além disso, Mano lembrou que a entidade se tornou peça fundamental para que o Rio Grande do Sul atingisse determinadas conquistas, que além de contribuir para o desenvolvimento do estado, colaboraram com o setor industrial. “A efetivação do Plano de eletrificação, a ampliação da malha rodoviária, a instalação da indústria siderúrgica, da Refap, do Polo Petroquímico, bem como a criação do Serviço Social da Indústria (Sesi), contaram o trabalho incansável dos dirigentes da FIERGS”, disse.

O deputado destacou os atuais números da Federação que, atualmente, tem 114 sindicatos filiados, representando 43 mil fábricas em atividade no Rio Grande do Sul, que empregam diretamente 680 mil pessoas, e reverenciou o trabalho realizado em prol do cidadão, através dos quinze bancos sociais que atuam no combate à fome, violência e miséria. Conforme Mano, a entidade trabalha com foco na promoção e defesa da indústria gaúcha, com o objetivo de manter a competitividade, inovação e crescimento de seus representados, sem deixar de lado o profissional e a sociedade.

A dedicação do atual presidente e dos ex-presidentes da FIERGS, também foi alvo da homenagem do deputado. Assim como a relação próxima com outros setores como os poderes legislativo, judiciário e executivo, e o envolvimento com questões de interesse direto e indireto ao setor industrial. “Sei que o sucesso destes 75 anos de história foi alcançado de maneira digna e contou com o empenho de muita gente. Por tudo isso, tenho certeza, que a FIERGS ainda será responsável por trilhar caminhos de muitas conquistas para o Rio Grande do Sul. Parabéns a todos que fazem dessa entidade, a segunda mais representativa do Brasil, e que orgulha a todos os gaúchos”, finalizou.

A homenagem contou com a presença do Secretário do Gabinete dos Prefeitos e das Relações Federativas, Afonso Motta, Presidente da FIERGS, Heitor Muller, Defensor Público Geral do RS, Nilton Leonel Arnecke Maria, Secretário da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Omar Ferri Júnior, Presidente do Simers, Claúdio Bier, ex-deputado estadual e presidente do PP-RS, Celso Bernardi.

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto: Marcelo Bertani/ Agência ALRS

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Em Grande Expediente, Mano Changes homenageará os 75 anos da FIERGS

O deputado Mano Changes (PP), ocupará o espaço dedicado ao Grande Expediente na sessão plenária desta terça-feira (21), para homenagear os 75 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Conforme o parlamentar, a trajetória da FIERGS, consolidada por ações que mantiveram a indústria gaúcha em posição de destaque, merece o reconhecimento de toda sociedade. O Grande Expediente tem início às 14 horas e acontece no Plenário 20 de Setembro.

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mano destaca importância da Festa Nacional da Música

O deputado Mano Changes (PP), participou na manhã desta sexta-feira (17), de uma audiência com o secretário de infraestrutura e logística, Beto Albuquerque, presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sérgio Dias, e presidente do conselho administrativo da CEEE e secretário adjunto, Claudemir Bragagnolo.

A Festa Nacional da Música, que acontece anualmente, em Canela, pautou a reunião. Acompanhado do diretor geral do evento, Fernando Vieira, Mano expôs a pretensão dos organizadores em ampliar o encontro. O deputado ressaltou ainda a importância do governo trabalhar em conjunto com os organizadores para consolidar ações que promovam a festa. “O nosso estado sedia o maior evento da música popular brasileira, que já é conhecido em todo o país, mas que pode e deve alcançar voos maiores. Estamos trabalhando para descentralizar as ações de Canela e trazer à Capital atividades que democratizem o acesso do público, consolidando ainda mais a grandeza cultural da Festa Nacional da Música ”, declarou.

O secretário Beto destacou a parceria da CEEE em edições anteriores e, afirmou que o governo encontra-se à disposição da organização do evento, que colabora para promover o turismo e a música gaúcha.

Neste ano, a Festa Nacional da Música chega à sua 8ª edição e será realizada entre os dias 22 e 25 de outubro. Palestras, shows, cerimônias de premiação, debates e mostra de instrumentos e tecnologia musical compõem a intensa programação do encontro, que deve reunir mais de 300 artistas e milhares de visitantes na serra gaúcha.

Texto: Gabriela Brands - Mtb/15590
Foto: Seinfra - RS

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

“Na música não há espaço para o preconceito”, diz Mano

Na manhã desta quinta-feira (16), durante a reunião ordinária da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, foi aprovado o PL 06/2007, que institui, em âmbito estadual, cotas para negros e pardos em concursos públicos do Legislativo, Executivo e Judiciário.

A proposta prevê que 15,6% das vagas sejam destinadas às cotas. Esse percentual foi definido levando em conta o número de pessoas que declarou ser negra ou parda no último censo, realizado em 2010 pelo IBGE. O projeto também

O deputado Mano Changes (PP), elogiou o autor do projeto, Raul Carrion (PC do B), e como músico lembrou que a arte diminui o racismo. “Sou cantor e uma grande parte do meu trabalho teve origem na cultura negra. Na música não há espaço para o preconceito. O funk e o samba, ritmos de tanto sucesso em nosso país, são exemplos disso”. O parlamentar também disse que é preciso agradecer pela oportunidade que a sociedade tem dado, para diminuir as diferenças sociais.

Gabriela Brands - Mtb/15590

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mano propõe reunião de Grupo Técnico do Mercosul sobre barreiras argentinas


Durante a reunião ordinária da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais desta quarta-feira (08), o deputado Mano Changes (PP), propôs uma reunião do Grupo Técnico do Mercosul para debater as barreiras impostas pelo governo da Argentina às importações. Ele ainda sugeriu que este encontro seja realizado durante a 35ª Expointer, que começa no próximo dia 25.

Segundo Mano, a Comissão do Mercosul dedicou grande parte do trabalho realizado no primeiro semestre deste ano ao tema e a retomada deste assunto é de extrema importância. “Precisamos continuar pressionando o governo estadual e federal para obtermos uma solução para o impasse ou para que sejam estabelecidas medidas compensatórias à indústria gaúcha, que têm acumulados grandes prejuízos”, ressaltou

O deputado também salientou que reunir-se durante a Expointer pode chamar mais atenção do governo gaúcho, lembrando que a feira expõe um dos setores industriais mais atingido pelas barreiras, o de máquinas agrícolas. “Assim, podemos contar com a participação de empresas e entender com mais clareza as dificuldades enfrentadas nos últimos meses”.

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto: Marcelo Bertani/ Agência ALRS

Mano Changes defende internet livre em Canoas

Mano, ao lado do vereador Aírton Souza (PP), que convidou
 o deputado a falar sobre o tema em Canoas.
O deputado Mano Changes (PP), participou da sessão da Câmara de Vereadores de Canoas, na última quinta-feira (02). Na oportunidade, o parlamentar defendeu a implantação de internet banda larga, de livre acesso para a população, especialmente pessoas de baixa renda e apresentou o Movimento Internet Livre.

Changes considera que o município de Canoas está preparado para implantar o projeto “não só nos parques, mas também na periferia”. Ele garante que a cidade poderia manter o sistema com R$ 20 mil por mês, e disse que esse gasto precisa ser considerado um investimento. “A internet dá a população carente oportunidades como geração de emprego e renda e acesso à educação”, salientou.

O deputado afirmou que estudos indicam que para implantar um anel de fibra ótica em todo estado e beneficiar os demais municípios gaúchos, o governo gastaria em torno de R$ 50 milhões. Ele explicou ainda como funciona o sistema e defendeu esforço conjunto para viabilizar a proposta, através do abaixo assinado digital, disponível no site do Movimento Internet Livre.

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto: Câmara de Vereadores de Canoas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mano analisa entrada da Venezuela no Mercosul

Na volta do recesso parlamentar, o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, Mano Changes (PP), falou sobre a entrada oficial da Venezuela no Mercosul. Para o deputado, a ampliação do bloco econômico tem a vantagem de representar o aumento do comércio.
“É importante que a indústria brasileira tenha novas oportunidades de negócios e investimentos” No entanto, ele ponderou que a Venezuela precisa cumprir os compromissos determinados e não criar empecilhos para a economia brasileira, como as barreiras instauradas pelo governo argentino. “Não podemos deixar que o Mercosul se distancie ainda mais de seus objetivos comerciais e transforme-se em em um grupo de união meramente política”, analisou.

A integração do país, governado por Hugo Chávez, foi oficializada nesta terça-feira (31), em Brasília, em cerimônia que reuniu os presidentes do Brasil, Venezuela, Argentina e Uruguai. A entrada da Venezuela amplia a importância econômica do Mercosul, com a soma de um PIB de U$ 3 trilhões entre os países, o que representa 83% do PIB da América do Sul, transformando o bloco na quinta maior economia mundial.

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto: Agência ALRS