sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mano participa do 3º Seminário Música na Escola



“A escola precisa ser um ambiente atrativo, que desperte a sede de conhecimento na gurizada e para que isso aconteça, acredito que a música é fundamental. Tão importante quanto isso é levar adiante essas informações e multiplicá-las, por isso sou um dos maiores defensores da importância de levar a música para dentro da sala de aula”, assim começou a fala do deputado Mano Changes, no 3º Seminário Estadual Música Nas Escolas, realizado nesta sexta-feira (30), no Centro Mariano em Santa Maria / RS.

Promovido pelo Grupo Técnico Música na Escola, pela Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) e Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, o o evento teve como tema principal o debate sobre os Desdobramentos das Políticas de Implantação da Música na Escola.

O deputado elogiou a iniciativa e também parabenizou a ideia de levar a discussão em torno do assunto para o interior do Estado e para a internet. Changes destacou ainda, que ações como esta deveriam acontecer sempre para incentivo dos alunos, promoção da educação e cultura.

- Esse é um debate que precisa acontecer durante o ano inteiro. A música, além de um atrativo para os alunos, acaba servindo de catalisador dos seus interesses, com reflexos positivos em todas as disciplinas. Para escrever uma letra de música ou compor uma melodia, por exemplo, o estudante tem que saber português, matemática, geografia, história, o que envolve educação e cultura”, explicou.

O Grupo Técnico Música na Escola foi instituído no período em que o Mano presidiu a Comissão de Educação. Criado com a intenção de ser um instrumento para a efetiva implantação da Lei 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino da música na Educação Básica, é formado por representantes de entidades ligadas ao ensino da música, dirigentes, professores e alunos de escolas públicas e privadas, e coordenado pela Abem.

Durante a finalização de sua fala, Mano Changes em nome do Graciano Lorenzi e do Matheus Leite,‏ agradeceu a parceria do Grupo Técnico nessa tarjetória e reforçou que seu gabinete está sempre a disposição para apoiar iniciativas como esta.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mano recebe a Coletânea de Ideias do Projeto Música Cala o Crack


O deputado Mano Changes recebeu nesta quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa, a visita de Gustavo Carniel Rubert com a entrega da Coletânea de Ideias, que faz parte do projeto Música Cala o Crack, o qual Mano é padrinho e um dos maiores incentivadores de ações que incluem a música nas escolas.

O estudante Gustavo ressaltou que a Coletânea simboliza o resultado do fruto do esforço de todos os alunos e apoiadores envolvidos no projeto, e também ratificou a importância do apoio de Changes durante o processo.

- O Mano foi a primeira pessoa com quem conversei, foi o inspirador, motivador responsável pela minha formação como um agente multiplicador de palestras em prevenção ao uso de crack. Essa Coletânea é resultado de tudo isso e fruto do esforço de toda galera que participou e apoiou. Só tenho a agradecer, disse Rubert.

O Projeto Música Cala o Crack é um movimento sócio educacional de prevenção. A iniciativa acredita na música, na arte e no conhecimento como ferramentas para o distanciamento do uso da droga, bem como da violência causada pela mesma.

O trabalho apadrinhado pelo músico/deputado/palestrante Mano Changes, com organização de Gustavo Carniel Rubert, foi articulado por meio da mobilização de Grêmios Estudantis de algumas Escolas Comunitárias de Novo Hamburgo e realizado durante o biênio de 2011-2012, através da Universidade Feevale / Escola de Educação Básica FEEVALE- Escola de Aplicação / Grêmio Estudantil (GEFEE).

As instituições engajadas no projeto dentre as Escolas Comunitárias de Novo Hamburgo foram: Colégio Marista Pio XII, Colégio Sinodal da Paz e Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes.

Principais etapas do Projeto

1- Engajamento das escolas;

2- Circuíto de palestras sobre 3 temáticas:

O Jovem, a música e as drogas (Mano Changes);

Saúde fisica e mental (Psicóloga Maria Lúcia Machado);

Relato de Experiências (Samarone, ex-dependente químico da Fazenda Renascer de Novo Hamburgo);

3 - Grupo de Estudos - Participaram alunos voluntários, que haviam assistido, pela manhã, às palestras. Proporcionou-se, por meio desse encontros, reflexões mais profundas, oficinas, atividades corpóreo-musicais, entre outros. Esses Grupos, que foram desenvolvidos em cada escola participante do Projeto, foram os responsáveis pela escrita da parte de cada escola, que constam na Coletânea de Ideias do Projeto Música Cala o Crack, a qual foi lançada em 2012.

4 - Festival de Bandas (2011)

5 - Lançamento da Coletânea de Ideias do Projeto Música Cala o Crack (2012)

Comissão de Segurança e Serviços Públicos quer ajudar a resolver problema envolvendo a licitação da água em Santa Cruz do Sul

Durante a reunião da Comissão de Segurança e Serviços Públicos desta quinta-feira (29), o deputado Mano Changes (PP), sugeriu que os parlamentares ajudem a solucionar o impasse envolver a licitação da água em Santa Cruz do Sul. “Estamos aqui para aprofundar o debate, esclarecer a situação, mas acima de tudo, para encontrar uma resolução que não prejudique a população”, disse.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou em 2012, licitação para definir a concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e saneamento básico para os próximos 30 anos no município. O processo, que se desenvolveu em meio à polêmicas, foi encerrado neste mês e, na última sexta-feira (23), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi anunciada como a vencedora. Apesar disto, o impasse ainda não terminou. Depois de ganhar o processo, representantes da Corsan afirmaram que pretendem cobrar na justiça uma indenização pelos investimentos feitos nos últimos anos. Conforme o deputado Marcelo Moraes (PTB), essa multa, no valor de R$ 123 milhões, só poderia paga caso outra empresa vencesse a licitação, o que não ocorreu. “É inadmissível que a Corsan venha requerer uma indenização cujo a qual não tem direito”, afirmou.

Para tentar encontrar uma solução, Mano acredita que a Comissão deve receber representantes do governo municipal e da Corsan. “Quando um processo de licitação é realizado, ele busca encontrar o melhor serviço para a cidade e a sua população. Não podemos deixar que se crie um precedente para situações como esta que acontece em Santa Cruz”, justificou.

Esse encontro deve acontecer na próxima reunião ordinária da Comissão de Segurança, marcada para a primeira quinta-feira de dezembro (06).

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Marcos Eifler/ Agência ALRS

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mano Changes apoia medida que coíbe sonegação fiscal


O deputado Mano Changes foi favorável a aprovação do projeto de lei que determina a cassação da eficácia da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS dos estabelecimentos que comercializam produtos falsificados, contrabandeados e/ou de origem duvidosa, durante a plenária da Assembleia Legislativa, na tarde desta sexta-feira (27).

O PL 206/2012 foi aprovado com 50 votos favoráveis e nenhum contra. O deputado Mano Changes afirmou que o projeto de autoria do correligionário e deputado João Fischer, é fundamental para diminuição da guerra fiscal.

Mano acredita que a continuidade desta comercialização cria concorrência desigual, gerando um desestímulo por parte dos contribuintes que mantém suas atividades comerciais regularmente e dentro dos padrões legais exigidos.

  Por Assessoria de Imprensa deputado mano Changes (PP)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mano apoia parceria de Santo Antônio e Caraá pela finalização de obras

O deputado Mano Changes (PP) esteve em Caraá nesta segunda-feira (26), participando de reunião para tratar da consolidação de uma parceria entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá, visando principalmente a busca pela conclusão das obras responsáveis pela cobertura asfáltica do trecho que liga os dois municípios.

Na ocasião estavam presentes os prefeitos eleitos para o pleito a partir de 2013 de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Bier, e de Caraá, Silvio Fofonka, o vereador reeleito de Santo Antônio da Patrulha, Cantídio Borges, os vereadores reeleitos de Caraá, Omar e Edilson, e demais lideranças progressistas.

A busca por maior desenvolvimento dos municípios de Caraá, Santo Antônio e região, a geração de novos empregos e maiores investimentos nortearam o apoio por parte do deputado Mano, que afirmou se empenhar incansavelmente na luta para realização do término das obras.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes

Deputado Mano Changes acompanha Reunião da Câmara de Santo Antônio da Patrulha

O sinal aberto gratuito de internet para os patrulhenses, ações de repressão as drogas, educação e investimentos na reciclagem do lixo e a retomada da Estrada ligando Santo Antônio e Caraá foram alguns dos assuntos abordados pelo deputado estadual Mano Changes (PP) durante a sua passagem pela 43ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (26).


Convidado pelo presidente da Casa, João Luis Moreira da Silva (Bacana), Mano ocupou a mesa da diretoria e acompanhou a leitura da Ordem do Dia e os pronunciamentos dos vereadores no espaço do expediente.

Reiterando que o seu gabinete na Assembleia Legislativa está de portas abertas aos vereadores de Santo Antônio, independente de bandeira partidária, o deputado se reportou mais profundamente a um assunto levado a tribuna pelo vereador Ferulio Tedesco. De acordo com Mano é fundamental que qualquer Administração, adote como parâmetro a educação ambiental, pois entende que o lixo pode gerar riquezas para uma sociedade.

- Quanto mais a Prefeitura investir em projetos de educação e linkar qualquer licitação com projetos de reciclagem e aprendizado da população muitos problemas serão solucionados. Mais do que isso, eu aposto em uma usina de reciclagem para que o município transforme o lixo em riqueza para investimentos em serviços públicos, ressaltou.

Sobre a questão da banda larga gratuita, o deputado Mano, que vem lutando desde o seu primeiro mandato disse que ainda existe uma resistência por parte das operadoras, e que os projetos do Estado e da União ainda estão engatinhando neste sentido. Ele sugere que a Prefeitura contrate o serviço, que não apresente custo elevado perante os resultados que terão reflexo na comunidade.

- Precisamos desburocratizar esta questão e levar o acesso a internet principalmente para quem mais precisa desta conexão, reforçou.

Após, o deputado Mano Changes seguiu para o Município de Caraá onde participou de reunião para tratar da consolidação de uma parceria entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá, visando principalmente a busca pela conclusão das obras responsáveis pela cobertura asfáltica do trecho que liga os dois municípios.

Mano parabeniza 70 anos do Sindpoa


O deputado Mano Changes homenageou nesta segunda-feira (26), o aniversário de 70 anos do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre – Sindpoa, e ressaltou a importância da instituição que está a frente de mais de oito mil estabelecimentos associados de Porto Alegre e da Região Metropolitana.

Mano destacou entre as várias ações em defesa de melhorias para as empresas de hospedagem e alimentação lideradas pelo sindicato ao longo de anos, uma de extrema importância é o pleito pela agilidade na concessão de alvarás de licenciamento para abertura de estabelecimentos.

- O Sindpoa propôs à prefeitura de Porto Alegre a criação de um protocolo único para que a tramitação do documento nas secretarias seja mais rápida, o que ajudaria os empresários a não desistir do empreendimento, e isso precisa ser destacado e valorizado. Grande ação do Sindipoa, reforçou Mano Changes.

O deputado frisou ainda que o Sinpoa é uma das instituições mais antigas do Brasil, originada na esteira da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), implementada em 26 de novembro de 1942, que merece reconhecimento, respeito e apoio.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mano Changes recebe homenagem da Ordem dos Músicos do Brasil

Na tarde desta quarta-feira (22), Mano Changes recebeu o diploma de Honra ao Mérito, em nome da banda Comunidade Nin-Jitsu. A homenagem foi entregue pela Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional do Estado do Rio Grande do Sul,  em alusão ao “Dia do Músico”, comemorado em 22 de novembro, data consagrada a Santa Cecília, Padroeira Internacional dos Músicos.

O presidente da OMB/RS, Manoel Peres Machado, ao entregar a honraria aos integrantes da Comunidade, Mano Changes e Nando Endres, ressaltou o trabalho realizado pela banda enriquecendo a arte e a cultura brasileira.

Durante a fala de agradecimento pela homenagem recebida da OMB/RS, Mano Changes destacou que o amor e a valorização real à música é o que mantém a Comunidade nos palcos há 18 anos, o que o orgulha muito.

- O melhor de gostar tanto do que a gente faz, é que isso nos perpetua no palco. Por isso a Comunidade já está na estrada há 18 anos. Na época de colégio, influenciado pelos amigos me interessei pela música, escrevi a letra detetive e apresentei para os guris despretensiosamente, eles adoraram, gravamos e essa despretensão juntamente com o fazer por amar, por curtir demais, foi o que deu força, personalidade, e tolerância mutua até hoje a nossa banda. Só tenho a agradecer o reconhecimento e a homenagem.

Mano ressaltou que em toda trajetória de shows e eventos da Comunidade Nin-Jitsu, ele nunca se utilizou do palco para falar de política, pois acredita que as pessoas estão lá para ouvir música e se divertir, a hora de discursar e fazer política é em outro momento e ambiente, e é importante saber quando e onde separar as duas funções.

Changes também falou do orgulho de ser o primeiro músico reeleito deputado no Brasil e ter a oportunidade como parlamentar de levar a música de volta para as escolas, através de um projeto totalmente voluntário, com o incentivo de composições musicais em prevenção ao crack, ação que torna a escola mais atrativa para os jovens e previne o uso da droga. O deputado reforçou: “a música deve ser uma ferramenta para fomentar a educação.”

Ao finalizar, Mano Changes falou da importância do governo valorizar os músicos, a história da música, e que a OMB/RS tem um papel fundamental na criação de uma harmônia política, onde somente unidos os músicos serão mais fortes, para batalhar por maior reconhecimento e valorização.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes

Foto: Aminie Jardim

Mano Changes participa da abertura do 3º Seminário Alusivo ao Dia do Conselheiro Tutelar

Em comemoração ao Dia do Conselheiro Tutelar, festejado no dia 18 de novembro, o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa sediou nesta quinta-feira (22), o 3º Seminário Alusivo ao Dia do Conselheiro Tutelar. O deputado Mano Changes (PP) fez parte da mesa de autoridades que abriram o evento.

Mano, que por diversas vezes realizou palestras contra o crack em parceria com os conselhos tutelares, falou sobre a importância do trabalho que estes órgão realizam junto às crianças e adolescentes nos municípios que atuam. “Me sinto orgulhoso em poder ajudar e em fazer parte dessa história”, disse.

O deputado também destacou a importância da participação da família na vida escolar. “A educação precisa de investimentos pesados dos governos federal e estadual. Mas a presença do pai e da mãe também é fundamental para nos ajudar a mudar a realidade em que vivemos e dar uma outra cara à sociedade. Pai e mãe são os maiores responsáveis pela orientação de seus filhos”, defendeu.

Também participaram da abertura do Seminário a diretora do departamento de direitos humanos da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares, o Presidente Associação de Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul (Aconturs), Rodrigo Reis, o diretor da Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Delmar Henrique Backes, a Presidente dos Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica), Márcia Herbertz, o vereador do município de Porto Alegre, José Freitas, representante da OAB/RS, Divair Acosta Goncalvez, e o representante do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Juliano Paz.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Aminie Jardim

Mano elogia trabalho da Subcomissão para tratar da travessia a seco entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte

Durante a reunião ordinária da Comissão de Segurança e Serviços Públicos desta quinta-feira (22), o deputado Mano Changes (PP) ressaltou o trabalho realizado pela Subcomissão para tratar da travessia a seco entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte.

Conforme Mano, a população da região precisa de uma alternativa ao transporte, que hoje é realizado apenas por balsas e lanchas. A execução de uma obra deste porte é estratégica para o Rio Grande do Sul, acredita o deputado. “Teríamos assim um novo cenário da malha logística no Estado, beneficiando a escoação da produção”, disse.

A Subcomissão foi proposta pelo deputado Alexandre Lindmeyer (PT) em fevereiro deste ano, e estudou alternativas e sugestões da comunidade para a construção de uma ponte ou túnel entre os dois municípios. O relatório final deste trabalho foi apresentado nesta manhã, e aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes na reunião da Comissão de Segurança e Serviços Públicos.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Marcos Eifler/ Agência ALRS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mano destaca retomada das votações e defende a PEC 223/2011

Depois de quatro semanas sem votações, os deputados foram convocados para uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (21). Para Mano Changes (PP), depois de quase um mês a retomada dos trabalhos no Plenário é importante. No entanto, ele afirma que a votação da PEC 223/2011, proposta que está trancando a pauta de votação, também é relevante para o Estado. “Precisamos respeitar a decisão da população, que escolhe através do voto as prioridades para sua região”, declarou.

A Proposta de Emenda à Constituição 223/2011 foi apresentada por Ernani Polo (PP) e outros 34 parlamentares, incluindo o deputado Mano Changes. O objetivo da PEC é dar prioridade às demandas do processo de consultas populares na execução do orçamento do Estado.

Segundo Mano, os deputados que compõem a base aliada do governo tem se mostrado contra a proposta, atitude que é criticada por ele. “Quando um partido que defende a consulta popular fica contra uma proposição como esta, que pretende aprimorar o processo e fazer com que obras escolhidas pela população como fundamentais saiam do papel, se torna incoerente”, disse.

Nas últimas sessões, a oposição tem retirado o quórum para impedir que a PEC seja rejeitada. Mano afirmou que espera que esta situação termine em breve. “Sabemos que o recesso parlamentar está próximo e acredito em um acordo que possibilite a aprovação desta e de outras propostas”.

Na sessão desta quarta-feira, estavam sob apreciação dois projetos de lei do executivo, que vieram para à Assembleia em regime de urgência: o PL 239/2012, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externa junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID; e o PL 237 2012, que autoriza a contratação, em caráter temporário de 1500 professores. As duas propostas foram aprovadas.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Marcelo Bertani / Agência ALRS

Comissão criará grupo de trabalho para acompanhar obras de pontes entre RS e Argentina

Em reunião nessa quarta-feira (21), a Comissão Mista do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Mano Changes (PP), definiu que irá criar um grupo de trabalho para acompanhar o projeto de construção das pontes sobre o Rio Uruguai ligando os municípios gaúchos e argentinos de Porto Xavier/San Javier, Itaqui/Alvear e Porto Mauá/Alba Posse.

Por sugestão do deputado Frederico Antunes (PP), o órgão técnico da Comissão do Mercosul também enviará ao presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado federal Paulo Pimenta (PT- RS), ofício para verificar se consta na previsão orçamentária do Ministério dos Transportes e do DNIT recursos para a custear o estudo de viabilidade necessário para a realização dessas obras.

As demandas foram trazidas pela vice-prefeita de Itaqui, Claudete Machado, e pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Itaqui, Daltro Bernardes, que se manifestaram durante o período de Assuntos Gerais. Para abordar o assunto também esteve presente o chefe do escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul, embaixador Paulo Antônio Pereira Pinto.

Acompanharam a reunião, além do presidente, os deputados Frederico Antunes (PP), Marco Alba (PMDB), Alexandre Lindenmeyer (PT), Jeferson Fernandes (PT), e Valdeci Oliveira (PT).

Pontes

De acordo com a vice-prefeita de Itaqui, em 2000 os governos argentinos e brasileiros firmaram acordo para a construção de três travessias sobre o Rio Uruguai. Ela destacou que, após anos de espera, em fevereiro de 2012, houve a assinatura do contrato para a construção das pontes firmado com um consórcio binacional, composto por três empresas argentinas e uma brasileira.

Contudo, conforme Claudete, desde então o processo esbarrou em entraves burocráticos, como a necessidade de constituição de CNPJ para as empresas nos dois países. Além disso, segundo ela, as empresas argentinas têm encontrado dificuldade para abrir contas bancárias no Brasil, o que impede o depósito dos recursos para as obras.

Por fim, há a informação de que está sendo discutida, em Brasília, a inclusão de um aditivo ao contrato, o que pode atrasar ainda mais o início do estudo de viabilidade, que tem o prazo de 230 dias para sua conclusão. “Temos potencial, mas nos falta estrutura”, afirmou Claudete, lembrando que Itaqui é o segundo produtor de arroz do país e sofre com problemas de transporte para os produtos.

O embaixador Paulo Antônio Pereira Pinto confirmou ter também a informação de que as empresas argentinas estão enfrentando problemas para a abertura de contas bancárias no Brasil, o que inviabiliza os repasses do governo brasileiro. Segundo ele, o escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul está à disposição dos municípios e da Comissão do Mercosul para apoiar ações que facilitem esses processos.

“Essa comissão estará sempre ao lado dos municípios da Fronteira”, afirmou Mano Changes. Ele lembrou que a construção das três pontes sobre o Rio Uruguai estão no bojo dos investimentos necessários em infraestrutura e logística para a Região Sul do Brasil, tema que está sendo tratado pelas federações das indústrias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná no projeto Sul Competitivo, lançado nesse mês.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mano homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra


O deputado Mano Changes homenageou nesta terça-feira (20), o Dia Nacional da Consciência Negra,e ressaltou que a cultura afro foi uma das grandes influenciadoras do som no início da formação da banda Comunidade Nin-Jitsu.

- Hoje eu só estou onde estou, fruto da cultura negra que influenciou a Comunidade. A Comunidade Nin-Jitsu foi a primeira banda a misturar funk com rock, justamente por não ter preconceitos e ter diferentes influencias musicais desde o início. Por isso que eu gosto de música, porque ela atenua o preconceito da sociedade.

Mano lamentou que ainda no século 21 exista preconceito racial e reforçou dizendo que é importante a existência de um dia específico no ano para as pessoas repensarem a importância do negro na construção da sociedade.

- O preconceito infelizmente ainda existe, sim. Existem diferenças e é muito triste pensar que em pleno século 21 existam pessoas referendando por cor, por raça. Acho muito bacana ter um dia onde se cria espaços para que as pessoas reflitam sobre a importância do negro e da cultura afro na sociedade.

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e a data de 20 de novembro foi fixada para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares em 1965, líder do quilombo, que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País.

Mano acredita que audiência pública pode esclarecer questões sobre contratos de professores e atraso na verba das escolas

Durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia desta terça-feira (20), o deputado Mano Changes (PP) defendeu dois requerimentos de audiência pública para tratar do problema envolvendo a contratação de professores pela Secretaria de Educação e, do atraso no repasse de recursos referentes à parcela de autonomia para escolas estaduais.

Mano lamentou o atraso no pagamento deste recurso, que ele considera fundamental “A informação que temos é que pelo segundo mês consecutivo, o governo estadual não conseguiu liberar os R$ 5,8 milhões às instituições, que necessitam dessa verba para custeio das necessidades de rotina, como água, luz e as compras de equipamentos e materiais. Esse dinheiro dá às escolas a garantia de funcionamento. Se ele não chegar ao seu destino, vai acabar prejudicando os alunos”, disse.

Para Mano, o Estado está pecando ao deixar de suprir as necessidades de uma área básica como a educação. “A discussão aprovada hoje vai ajudar a esclarecer essas questões e dar celeridade no processo de resolução. Precisamos nos certificar de que o Rio Grande do Sul terá um fim de ano letivo tranquilo”, afirmou.

Os requerimentos aprovados pela Comissão de Educação foram protocolados pelos deputados Jorge Pozzobon (PSDB) e Maria Helena Sartori (PMDB). Como o assunto das duas propostas é igual, deve ser realizada apenas uma audiência pública, que ainda não está agendada.

Por: Assessoria de Comunicação  - Mano Changes

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mano Changes alerta para reincidência de acidentes de trânsito e mortes nos feriadões


O deputado Mano Changes alerta que é necessário mais investimentos do governo em campanhas de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. Desde a quarta-feira (14), as rodovias do Estado foram cenário de 12,6 mil infrações, de acordo com o informe divulgado pelo balanço preliminar da 13ª edição da Operação Viagem Segura. Pelo menos 420 pessoas ficaram feridas e 18 morreram em acidentes nas estradas gaúchas, durante feriado prolongado da Proclamação da República (15).

- É preciso que as autoridades, Governo Federal, Estadual, tentem buscar combater o alto índice de mortes e acidentes nas estradas gaúchas. Estamos sempre acompanhando notícias com balanço desses acidentes após finais de semana e feriadões, é necessário melhorias na infraestrutura, campanhas de conscientização, educação no trânsito para crianças, maior sinalização, para que isso minimize.

O dinheiro arrecadado com multas de trânsito e com o seguro obrigatório, que deveria ser investido em educação no trânsito e prevenção de acidentes, não está sendo usado adequadamente, na avaliação do deputado.

Somando às ocorrências no trânsito, os homicídios e afogamentos, são 53 mortes violentas durante quatro dias no Rio Grande do Sul.





Deputado Mano Changes reforça preocupação com a situação de saneamento básico no Estado

No Jornal do Comércio de hoje (19), na coluna do jornalista Danilo Ucha, uma nota que cita dados do índice de saneamento básico no Rio Grande do Sul, preocupa o deputado Mano Changes, que em maio deste ano ano defendeu parecer contrário à PEC da Água que não permitiria a concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento através de parcerias público-privadas.


Atualmente entre os dados divulgados no ranking de estados brasileiros com saneamento básico, o Estado ocupa o 23º lugar, entre os 27 estados do País pesquisados. Mano reforça que o RS vive um cenário cada vez mais preocupante, e ressaltou que dos 497 municípios, apenas 41% contam com o serviço de coleta de esgoto, e somente 15% deles, ou seja, apenas 74 cidades possuem tratamento de água e esgoto, uma situação bastante alarmante, que precisa de atenção.

- Não é possível abrir mão de recursos, nem mesmo da possibilidades de obtê-los e por isso fui contrário a PEC da Água que não queria permitir a concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento através de parcerias público-privadas. O serviço de saneamento básico é algo essencial e de direito de todo cidadão, lembrou o deputado.

A PEC da Água começou a tramitar na Comissão de Segurança e Serviços Públicos em fevereiro deste ano. Conforme as regras do regimento interno da Assembleia, com a aprovação do relatório do deputado Mano Changes, a PEC da Água saiu de tramitação, permitindo assim, que parcerias público-privadas possam ser realizadas no setor de saneamento básico, que tanto necessita de ampliação.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Deputado apóia valorização do Hip Hop e parabeniza o dia mundial do movimento


O deputado Mano Changes elogiou nesta quarta-feira (14), a realização de audiência pública ontem na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Internacional do Movimento Musical Hip Hop, comemorado dia 12 de novembro e parabenizou a todos aqueles que fazem parte e lutam pelo movimento.

Mano destacou que o Hip Hop é a expressão da força criativa que caracteriza o Brasil como nação. Ele acredita que o movimento não é apenas uma simples importação da manifestação cultural norte-americana, tendo em vista que foi assimilada desde os anos 80 no Brasil, onde chegou por meio da dança.

De acordo com o deputado, o Hip Hop está amplamente difundido no País, podendo ser encontrado em todo o território nacional, principalmente na periferia das regiões metropolitanas e, ainda, no interior de diversos Estados.

- O movimento já absorveu a diversidade da cultura brasileira, com a criação de uma identidade própria, tornando-se uma das linguagens artísticas mais representativas da cultura nacional. O universo do Hip Hop engloba inúmeros e diferentes profissionais, como dançarinos, grafiteiros, estilistas, DJs e Mcs ,e merece ser reconhecido.

Mano Changes afirmou ainda que a audiência pública realizada por iniciativa do deputado Romário (PSB-RJ) serviu para dar voz a uma parcela da população brasileira que tem muita dificuldade em ser ouvida.

- É importante ouvir a galera do Hip Hop, que muitas vezes se encontra marginalizada devido a falta de oportunidades, eles querem ser ouvidos, reconhecidos e valorizados através da sua arte, da sua cultura, afirmou.

O deputado também lembrou o crescimento da violência urbana, ressaltando que as maiores vítimas desse processo são principalmente os jovens negros da periferia.

- Os jovens do Hip Hop estão aí cobrando políticas públicas que possam reconhecê-los como sujeitos da sociedade, além da regulamentação de suas profissões; incentivos fiscais específicos; benefícios da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; e uma flexibilização da Ordem dos Músicos do Brasil, para que possam ser reconhecidos pela categoria como merecem.

Assessoria de Comunicação - Deputado Mano Changes

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mano confirma presença no 3º Seminário Estadual Música na Escola

Na tarde desta terça-feira (13), o deputado Mano Changes (PP) foi convidado para participar do 3º Seminário Estadual Música na Escola. Neste ano, o desdobramento das políticas de implantação da música na escola será o tema principal do debate. O evento, que acontece no dia 30 de novembro, em Santa Maria, é promovido pelo Grupo Técnico Música na Escola, Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) e Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.

O Grupo Técnico Música na Escola foi instituído no período em que o deputado Mano presidiu a Comissão de Educação. Criado com a intenção de ser um instrumento para a efetiva implantação da Lei 11.769, de 2008, que torna obrigatório o ensino da música na Educação Básica, o grupo é formado por representantes de entidades ligadas ao ensino da música, dirigentes, professores e alunos de escolas públicas e privadas, e coordenado pela Abem.

Mano recebeu o convite para o evento de Matheus de Carvalho Leite, membro do Grupo Técnico, que também apresentou um projeto de criação de um portal do Música na Escola. O deputado elogiou a iniciativa de levar a discussão em torno deste assunto para o interior do Estado e para a internet. “Sou um dos maiores defensores da importância de levar a música pra dentro da sala de aula. A escola precisa ser um ambiente prazeroso, que desperte a sede de conhecimento e para que isso aconteça, a música é fundamental. Tão importante quanto isso é levar adiante essas informações, disse.

Durante a reunião, o deputado confirmou a presença no evento e lembrou que está sempre à disposição do Grupo Técnico para trabalhar a questão. “Esse é um debate que precisa acontecer durante o ano inteiro. A música, além de um atrativo para os alunos, acaba servindo de catalisador dos seus interesses, com reflexos positivos em todas as disciplinas. Para escrever uma letra de música ou compor uma melodia, por exemplo, o estudante tem que saber português, matemática, geografia, história, etc”, explicou.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Aminie Jardim

Mano recebe pedido de apoio à construção de ponte em Santo Antônio da Patrulha


Deputado recebeu os vereadores Cantídio Borges(e)
e Alzemiro Costa (d) de Santo Antônio da Patrulha

Um pedido de apoio ao deputado Mano Changes (PP) para interceder junto ao orçamento do governo do Estado, que destina dotações orçamentárias para a construção de uma ponte sobre o Arroio Pitangueiras, em Santo Antônio da Patrulha, foi entregue na tarde desta terça-feira(13), pelos vereadores em exercício, Cantídio Borges - reeleito para mandato de 2013, e Alzemiro Costa - suplente no mandato de 2013 .

A construção da ponte é destinada para uso de pedestres e veículos, e tem o objetivo de viabilizar a ligação entre o loteamento São José com a avenida Afonso Porto Eremim. Mano acredita que a obra trará não só benefícios ao município, mas à toda região, bem como maior mobilidade à população e comércio.

- O mais importante é saber como a população vê a construção da ponte sobre o Arroio Pitangueiras, qual o benefício para os moradores de Santo Antônio da Patrulha, para o município e depois então à região, ressaltou .

O parlamentar se comprometeu em mediar contato via Secretária de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul e também sugeriu a realização de uma audiência para consulta popular visando a participação da população local, discussões de interesse e entendimento de benefícios.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Aminie Jardim

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mano Changes apoia reestruturação do Parque Assis Brasil

Deputado reforçou a importância da construção de uma cancha reta, durante audiência pública na Assembleia Legislativa

O deputado Mano Changes (PP), participou na tarde desta segunda-feira (12), de uma audiência pública sobre a reestruturação do Parque Assis Brasil de Esteio, onde acontece a maior feira de exposições da América Latina - a Expointer. Segundo ele, esse é um passo importante para o Estado, pois a partir disso, o Parque Assis Brasil se transformaria em um parque de exposições permanente, com eventos, feiras, leilões, remates e competições acontecendo durante o ano todo.

Conforme Maurênio Stortti, representante da M. Stortti Consultoria, empresa responsável pelo estudo que deu origem ao projeto de remodelação, a proposta se baseou em uma pesquisa qualitativa feita com diversas organizações ligadas ao agronegócio. “Queremos unir tecnologia, educação, inovação e mobilidade”, explicou.

O projeto, que prevê a construção de centro de ensino e tecnologia, centro de eventos, complexo comercial e de serviços, foi elogiado pelo deputado Mano Changes. Para ele, a transversalidade da proposta surpreende, principalmente, pela atenção que é dada à educação. “Quando se fala em educação, se fala em pesquisa e consequentemente, em inovação e desenvolvimento. Essa transformação do Parque Assis Brasil é super importante para o Estado acompanhar a expansão do agronegócio”, disse.

Mano lembrou que durante o lançamento do projeto de remodelação do Parque, que aconteceu durante a Expointer deste ano, ele sugeriu a construção de uma pista de cancha reta. “Volto mais uma vez a este assunto, pois o cavalo crioulo é o principal símbolo do Rio Grande do Sul. Proporcionar carreiras de cancha reta durante a Expointer e, em outras épocas do ano, ajudaria a fomentar o mercado de cavalos crioulos e de outras raças no Estado. Além de ser mais um atrativo para quem é apaixonado pela cultura gaúcha”, justificou.

Stortti garantiu que a ideia de Mano, elogiada pelos demais presentes, será agregada ao projeto e um estudo sobre a viabilidade será realizado. O secretário estadual da agricultura, Luis Fernando Mainardi, também elogiou a proposta e falou que a pista de cancha reta seria um grande diferencial do Parque Assis Brasil. “É uma ideia que com certeza vai colaborar com a nova vida da Expointer, e do que projetamos para os outros eventos”.

A audiência, proposta pelo deputado Ernani Polo (PP), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, reuniu também o presidente do Simers, Claúdio Bier, o diretor do Parque Assis Brasil, Telmo Mota Jr., o coordenador do Escritório de Apoio no Estado da Senadora Ana Amélia, Carlos Carvalho, deputado Frederico Antunes (PP), deputado Edgar Preto (PT), deputado Altermir Tortelli (PT), e representantes de entidades e associações.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Assessoria de Comunicação - Mano Changes

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Deputado Mano Changes estará em Feliz e Terra de Areia neste final de semana


O deputado Mano Changes (PP-RS) participará de roteiro pelo interior e litoral do Rio Grande do Sul, neste final de semana. No sábado(10) estará fazendo show com a banda Comunidade Nin-Jitsu, na Sociedade Cultural e Esportiva Feliz, no município de Feliz, e no domingo(11) estará reunido em um encontro político em Terra de Areia, com o prefeito reeleito, Pardal.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ampliação de projeto de wireless no litoral anima Mano Changes


Uma notícia divulgada nesta terça-feira (07), pelo governo estadual deixou o deputado Mano Changes (PP) entusiasmado. O projeto Praia Digital, que teve início no último verão em Capão da Canoa, deve ser estendido à outras cidades do litoral. Além de Capão, os municípios de Tramandaí, Imbé, Cidreira, Pinhal, Quintão e Cassino receberão hotspots que disponibilizarão sinal de internet grátis.

Conforme informações do executivo, estes hotspots serão instalados em telecentros localizados em pontos centralizados na orla de cada praia, com uma área de alcance de dois quilômetros para o sinal. Cada hotspot terá um link dedicado de 4 Mbps.

A primeira edição do Praia Digital aconteceu entre os meses de janeiro e março deste ano, de forma experimental. Capão da Canoa ao receber o projeto, possibilitou cerca de 70 mil acessos aos usuários. Mano, participou do lançamento do programa em janeiro e comemora agora a informação da extensão do Praia Digital. “O governo gaúcho está dando a população provas de que sim, é possível oferecer um sinal gratuito de internet”.

O custo para a execução do projeto, que é de R$ 100 mil reais, também foi comentado pelo deputado. Para ele, é um investimento de baixo custo, pois deve trazer benefícios para as cidades do litoral. “Os turistas são atraídos por diferenciais, e a internet livre pode ser usada para fomentar o turismo e a economia”, destacou.

Mano ainda disse que espera que o governo tenha como objetivo ampliar ainda mais o projeto no futuro, contemplando cidades do interior do estado. “Todos os municípios gaúchos poderiam usar a internet gratuita em favor da sua população. Não me canso de repetir que a internet amplia as oportunidades dos nossos jovens, facilitando o acesso à educação, cultura, e geração de emprego e renda”, enfatizou.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: SXU.HU


Deputado Mano Changes participa de reunião estratégica com lideranças em Alvorada

A importância da participação da juventude, a força da representação da mulher na política e a busca por novas filiações, com foco na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram alguns dos temas que nortearam o encontro progressista realizado em Alvorada, nesta terça-feira(07), com a presença do deputado Mano Changes.

De acordo com o deputado Mano, para o fortalecimento do partido dentro da Região Metropolitana, também é importante dar atenção à ampliação do espaço principalmente destinado às mulheres e à juventude na política, colaborando na busca pela inclusão deste público.

Mano Changes ressaltou ainda, a importância de estar trabalhando junto ao partido por todo o Estado, para resultados positivos nas ações do Partido Progressista.

- O processo de mobilização das bases progressistas, com a realização de diversos encontros pela Região Metropolitana é fundamental para o fortalecimento do PP, não apenas no interior, mas também na região da nossa Capital, reforçou.

Participaram do encontro a presidente do Partido Progressista de Alvorada, Irany Nascimento, o tesoureiro municipal do partido, Denis Dib, lideranças municipais como Juliano Rossetto e os assessores parlamentar do Gabinete do deputado Mano Changes, Amilton César e Marlon Rafaelli.

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Assessoria de Comunicação - Mano Changes




quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mano pretende aproximar Glesi Hoffmann e Marco Maia da Comissão do Mercosul

O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, Mano Changes (PP), disse durante a reunião ordinária desta quarta-feira (07), que pretende aproximar a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), do diálogo sobre a implementação da lei que permite a instalação de free shops nas cidades de fronteiras.

“Sabemos que o Rio Grande do Sul é o estado mais favorecido por essa nova legislação que nasceu de um projeto do deputado Marco Maia. Acredito que tanto ele, quanto a ministra Gleisi Hoffmann podem ser nossos parceiros no sentido de acelerar este processo”, falou.

Além disso, Mano disse que o impasse envolvendo o estado e as barreiras impostas pelo governo argentino também podem ser trabalhadas através deste estreitamento de relações. “O governo federal tem um papel fundamental nesta questão. É através dele que podemos conquistar as medidas compensatórias que a nossa indústria tanto precisa, e encontrar novos mercados para exportação de nossos produtos”.

Para realizar essa aproximação, o deputado deve ir à Brasília no final do mês de novembro. Depois dessa agenda, as três audiências públicas sobre a instalação de free shops, marcadas para acontecer em Quaraí, Santana do Livramento e Chuí, serão agendadas.  

Por: Assessoria de Comunicação - Mano Changes

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mano Changes propõe Seminário Internacional Contra o Crack no Fórum Social Temático

O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Mano Changes, propôs nesta quinta-feira (1º) à coordenação do Fórum Social Temático a realização de um Seminário Internacional Contra o Crack. O evento integrará a programação do Fórum Social, que acontece de 26 a 30 de janeiro de 2013 em Porto Alegre.

O Fórum, acredita Mano, é o local ideal para um debate envolvendo diversos atores do Mercosul em uma grande mobilização contra o crack. “É importante o Brasil ter R$ 4 bilhões em seu orçamento destinado à recuperação e ao combate ao crack, mas estes recursos podem ser melhor aplicados se tivermos simetria e criarmos políticas públicas conjuntas com os países vizinhos”, aponta.

Mano quer trazer autoridades da Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina, Paraguai e Uruguai, além do Brasil, para discutir o problema. “O crack é um sub-produto da cocaína, mas o Brasil não é produtor desta droga. Então, precisamos saber o que os países que têm fronteira conosco estão fazendo para desenvolver ações conjuntas que possam fazer um combate efetivo e ao mesmo tempo alertar para os problemas decorrentes do crack, que é uma epidemia na região”, enfatiza.

Para o deputado, afastar o jovem do eixo de violência causado pela pedra deve ser uma prioridade para autoridades e sociedade. Segundo ele, a internet pode ser um importante instrumento neste sentido. “Se o jovem não tem experiência para o mercado de trabalho, ele como ninguém tem capacidade de absorver e compreender novas tecnologias. Por isso, facilitar o acesso é também uma ação contra o crack e que é capaz de gerar novas oportunidades, especialmente nas periferias”, define.

Texto: Mário Selbach
Foto: Gabriela Brands

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Segurança e Serviços Públicos aprova requerimento de Audiência Pública

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos aprovou, na reunião ordinária de hoje, por unanimidade de votos, um requerimento de Audiência Pública que trata da duplicação da ponte sobre a ERS-30, no municipío de Gravataí. A proposta é do deputado Mano Changes (PP).

A ERS-030 é a principal via de acesso ao Parque dos Anjos, um dos principais e mais populosos bairros de Gravataí. A conclusão da ponte dos Passos dos Ferreiros, que liga o centro da cidade ao bairro, permitirá melhores condições de trafegabilidade e de segurança para a população. Serão convidados para o debate o comandante da Brigada Militar de Gravataí, Sindilojas, Concepro, Câmara de Vereadores de Gravataí, Corpo de Bombeiros, Prefeito Municipal de Gravataí, Secretaría de Infraestrutura e Logística do estado, CDL de Gravataí, diretores da GM e Pirelli e demais entidades interessadas no assunto.
Mano Changes relatou que esteve em Gravataí para visitar a ponte e viu as suas condições muito precárias. "É necessário que tenhamos uma atenção especial para esse assunto, o debate é muito importante", afirmou o deputado.
  Texto: Milena Haas (Assessoria de Comunicação - Bancada PP) Foto: Marcos Eifler/ Agência ALRS