quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mano Changes vai assumir Escola do Legislativo

O deputado Mano Changes (PP) revelou na tarde desta quarta-feira (31), durante a cerimônia de posse de Pedro Westphalen (PP) como presidente da Assembleia Legislativa, que neste ano, estará à frente da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Segundo Mano, o convite para assumir a presidência da instituição foi feita pelo novo presidente do parlamento gaúcho.

“Me senti honrado com o convite do presidente. O deputado Pedro conhece a minha relação com a área da educação. Vou buscar aprimorar a relação entre sociedade e Assembleia, através da Escola, abrindo um espaço maior para capacitação da população”, garantiu. Mano explicou que pretende fazer isso através da TV Assembleia e quem sabe, de uma plataforma de Educação à Distância. “A Internet é um meio fácil e rápido para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento. A Escola do Legislativo pode beneficiar mais pessoas através deste mecanismo de ensino”, defendeu.

A Escola do Legislativo foi criada em 2001 com objetivos como contribuir para melhor compreensão do Poder Legislativo, desenvolver pesquisas sobre temas atinentes ao Poder Legislativo, qualificar os servidores da Assembleia Legislativa e ser um espaço permanente para os debates, palestras, seminários e outros eventos sobre temas atinentes ao Poder Legislativo e para questões políticas, econômicas, sociais e culturais.

Por: Assessoria de Comunicação - Gabinete Mano Changes
Foto: Aminie Jardim

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mano participa de reunião no DAER

Na manhã desta quarta-feira, dia 30, o deputado Mano Changes (PP), juntamente com o prefeito do município de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Bier, esteve reunido na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem -DAER em Porto Alegre, para tartar de solicitações referentes ao trânsito da RS 30.

Recebidos pelo Diretor-Geral do DAER, Carlos Eduardo Vieira, Mano questionou quanto ao andamento do asfaltamento entre Santo Antônio da Patrulha e Caraá. Segundo informações do orgão, a empresa responsável foi notificada e um processo interno está em andamento para verificar os motivos do descontinuo da obra.

O prefeito Bier, solicitou o apoio do DAER para resolver o problema das paradas de ônibus intermunicipais, que ficam distante das vias mais utilizadas pelos passageiros. A Administração Municipal também solicitou à direção do DAER que seja feito um estudo, por um técnico da área de trânsito, na área Urbana da RS 30, desde a Vila Palmeira até o Portão I, para verificar o que é possível ser alterado para melhorar o tráfego e evitar acidentes.

O Diretor Geral do DAER, Carlos Vieira recebeu todos os encaminhamentos, se colocou a disposição e afirmou que assim que possível retornará contato com os parlamentares.

domingo, 27 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA


Mano Changes transfere Seminário Internacional Contra o Crack

Em solidariedade às famílias vítimas da tragédia em Santa Maria, quando pelo menos 245 pessoas morreram e outras 48 ficaram feridas no incêndio que atingiu a Boate Kiss, na madrugada deste domingo, o deputado estadual Mano Changes (PP) decidiu transferir o Seminário Internacional Contra o Crack. O evento aconteceria nesta segunda-feira (28) no Auditório Dante Barone, às 14h, dentro da programação do Fórum Social Mundial Temático. “Esta tragédia atinge a todos e estamos solidários à dor destas famílias, uma vez que abala não apenas o Rio Grande do Sul, mas o Brasil. Diante disso, decidimos transferir o seminário”, comunicou o parlamentar.

O evento teria a participação de autoridades nacionais e internacionais para discutir políticas públicas comuns de combate às drogas, em especial o crack. Organizado por Mano Changes, presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais do Parlamento Gaúcho, o seminário tem o apoio do Instituto Crack Nem Pensar, da Fundação do Ministério Público (FMP) e da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários em Sistemas de Saúde (Abrasus).

Por: Assessoria de Comunicação - Gabinete Mano Changes

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Primeira Rodada do gaúchão conta com comentário de Mano Chages no Bate Bola

Neste final de semana, início de Campeonato Gaúcho de futebol, o tema do programa Bate Bola da TV Com, não poderia ser diferente. Com Ramiro Ruschel, Rafael Colling, Nando Gross, Leonardo de Oliveira e os convidados comunicador gremista Mister Pi, e o músico colorado Mano Changes, rolou um bate papo sobre os resultados da primeira rodada do Gauchão.


Acesse o link e acompanhe tudo que aconteceu durante o programa:
http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/bate-bola/

sábado, 19 de janeiro de 2013

O Sul - Adroaldo Streck: Mano Changes


Conhece tudo em detalhes, discorre com facilidade sobre os diversos tipos de drogas.

No Pampa Debates (na TV), 17h35min, conduzido pelo Paulo Sérgio Pinto, presentes o doutor Argolo, ex-governador Copares, deputado Mano Changes e eu, o assunto debatido agradou em cheio veranistas corno ouço todos os dias aqui na orla. Assunto em foco: a tragédia mundial das drogas.

Impressionante
0 deputado Mano Changes está dedicando o seu segundo mandato de deputado estadual ao assunto. Conhece tudo em detalhes, discorre com facilidade sobre os diversos tipos de drogas, a primeira condição para que se possa atuar com produtividade em um campo tão trágico.

Linguagem jovem
0 deputado Mano Changes, que deve ter menos de 35 anos, é músico e sempre contatou com a juventude. Uma palestra dele vale 100 vezes mais que a de um grande expert idoso. A linguagem é fundamental. Agora mesmo, aqui na praia, escrevendo esta coluna em uma lan house (Paraguassu, 1.222) conversava com um jovem de 16 anos. Garoto bom de bola e que precisei me antenar para acompanhar nosso diálogo.

Orgulho
Alguns jovens, como o que eu acabei de citar, orgulham-se de não consumir drogas. 0 meu neto de 23 anos me assegura que não é das drogas. E eu acredito nele. Esta mentalidade é que precisa ser difundida. Por que motivo estragar a vida se ela é melhor de cara limpa. Então, o combate aos entorpecentes deve ser feito por unta boa comunicação? Sim, pode não ser tudo, mas ajuda.

Pior droga
Na conversa com Mano Changes, o dr. Argolo, Collares e eu farpamos o deputado de perguntas, como dizia o professor Armando Pereira da Câmara. Mano Changes concordou em que o álcool é o pior veneno, porque induz a outros caminhos. De fato, uma pessoa alcoólatra é um desastre. As pessoas terminam se afastando e o tempo de vida útil do viciado é reduzido drasticamente.

Outros programas
Já sugeri ao Paulo Sérgio Pinto que poderemos fazer outros programas com instruções sobre como proceder com a pessoa que desejamos ver longe do álcool. Tive um compadre e amigo que bebia muito. Urna dia ele me disse: Adroaldo, eu só bebo quando quero. E eu respondi: o mal é que tu queres sempre. Morreu com menos de 50 anos.

Nosso organismo
Estou convencido de que o controle sobre bebidas alcoólicas começa com o domínio do nosso organismo. Quando ele está exigindo com força demais, bebidas, mais bebidas, é hora de dar urna demonstração de que ainda mandamos no nosso organismo. Se tivermos força de dizer não, vamos crescer perante nós mesmos. Este deve ser o objetivo de quem quer viver bem e não deseja acabar com a vida, especialmente, dos pais.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Fundação Escola Superior do Ministério Público é parceira na organização do Seminário contra o Crack

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) é mais uma entidade parceira da Comissão do Mercosul na organização do Seminário Internacional Contra o Crack. Idealizado e organizado pelo deputado e presidente da comissão, Mano Changes (PP), o encontro será realizado dia 28 de janeiro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa e integrará a programação oficial do Fórum Social Mundial Temático.

“A Fundação não tem apenas a preocupação de formar pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e para a carreira do Ministério Público, mas também de discutir a respeito dos grandes temas em nossa sociedade. É por isso que firmamos esta parceria com a Assembleia Legislativa e a Comissão do Mercosul, pois entendemos que o crack é um problema de todos e precisa ser enfrentado por todos”, diz o presidente da FMP, Mauro Luís Silva de Souza.

A entidade será parceira na confecção de material para os participantes do evento, que contará com as presenças de autoridades nacionais e internacionais para debater o assunto. Além da FMP, apoiam a iniciativa de Mano Changes o Instituto Crack Nem Pensar e a Associação Brasileira Em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus). Entre os palestrantes estão confirmados o secretário Estadual de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, a secretária Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina Duarte, e o secretário-Geral da Junta Nacional de Drogas do Uruguai, Julio Calzada.

“O seminário é resultado de um trabalho de anos que faço em escolas e universidades gaúchas. Agora, à frente da comissão, quero discutir a questão das drogas, em especial do crack, para conhecermos o que pensam os nossos parceiros de Mercosul e o que os países estão fazendo para enfrentar este grave problema social”, define Mano.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mano Changes organiza Seminário Internacional Contra o Crack no Fórum Social

Evento tem presenças confirmadas dos secretários de Segurança do Rio e da Bahia, além do Ministério da Justiça e representante do Uruguai

Experiências bem sucedidas de prevenção, tratamento, recuperação de usuários e de combate ao tráfico serão apresentadas durante o Seminário Internacional Contra o Crack. Idealizado e organizado pelo deputado e presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, Mano Changes (PP), o encontro será realizado dia 28 de janeiro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Autoridades nacionais e internacionais estarão presentes ao seminário, que conta com o apoio do Instituto Crack Nem Pensar e da Associação Brasileira Em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus). “Ao lado destes parceiros, vamos discutir políticas públicas conjuntas para combatermos os malefícios dessa droga na sociedade. Este é um trabalho que faço há cinco anos, realizando palestras em escolas e universidades do Rio Grande do Sul, trabalhando especialmente com crianças e jovens. Agora, com o seminário, vamos discutir esta questão no Mercosul e pensarmos em políticas públicas conjuntas com os países da região”, diz Mano.

Dados do Observatório do Crack indicam a presença da droga em 98% dos municípios brasileiros. Para o deputado, o Seminário pode ser o início de uma grande mobilização para frear números de estatísticas como esta. “Para que isso aconteça, é preciso o envolvimento de autoridades e exemplos de ações eficazes. Teremos a reunião destes dois fatores em Porto Alegre”, garante.

A música como instrumento de combate ao crack, o trabalho de prevenção e recuperação no Rio Grande do Sul, o combate ao narcotráfico no Rio de Janeiro e as ações contra o tráfico no Uruguai são alguns dos assuntos a serem tratados pelos painelistas.

O Seminário Internacional Contra o Crack, que faz parte da programação do Fórum Social Mundial Temático, tem início às 14h, é aberto ao público e a entrada é franca. Ao final do evento, será entregue certificado aos participantes.

Confira a programação completa:

11h às 14h - Credenciamento

14h – Solenidade de Abertura

14h 30 – Painel: A Música Como Instrumento de Combate ao Crack
Palestrante: Deputado Estadual Mano Changes

15h - Painel: Crack - O trabalho de prevenção e recuperação no Rio Grande do Sul
Palestrante: Marcelo Dornelles, Presidente do Instituto Crack Nem Pensar

15h 30 - Painel: As UPP´s e o Combate ao Narcotráfico no RJ, em especial ao Crack
Palestrante: José Mariano Beltrame – Secretário Estadual de Segurança do Rio de Janeiro

16h – Intervalo

16h 15 – Painel: Os resultados do Projeto Pacto Pela Vida na redução da violência e o
combate às drogas na Bahia
Palestrante: Maurício Teles Barbosa, Secretário Estadual de Segurança Pública da Bahia

16h 45 - Painel: A Política Nacional Sobre Drogas e a relação com os parceiros do
Mercosul no Combate ao Narcotráfico
Palestrante: Paulina Duarte, Secretária Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério
da Justiça

17h 15 – Painel:As Ações da Junta Nacional de Drogas no Combate ao Tráfico no
Uruguai
Palestrante: Julio Calzada, secretário-Geral da Junta Nacional de Drogas do Uruguai

18h – Perguntas

18h 30 – Encerramento

Texto: Assessoria de Comunicação - Mano Changes

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mano Changes e Comunidade Nin-Jitsu no Palco Pretinho Convida do Planeta Santa Catarina 2013



Mano Changes, Nando Endres, Fredi Endres e Gibão integrantes da banda Comunidade Nin-Jitsu subiram ao Palco Pretinho Convida, do Planeta Atlântida Santa Catarina 2013, por volta das 23h40 deste sábado (12). No repertório, apresentaram sucessos como ‘Não aguento mais’, ‘Arrastão’, ‘Martini’, ‘Detetive’, e ‘Resbolah’.

Depois do show, Mano falou sobre as participações da Comunidade Nin-Jitsu nas edições do Planeta Atlântida.

- É uma relação muito especial. São mais de 15 vezes, tanto em Santa Catarina, como no Rio Grande do Sul. Sempre tivemos momentos inesquecíveis, disse Changes. A banda esteve seis vezes no palco principal do evento.

Para 2013, a Comunidade Nin-Jitsu prepara o lançamento de um novo CD. Mano Changes conta que o disco terá participações especiais de artistas como Charlie Brown e BNegão. A banda gaúcha está nos palcos desde 1995.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Seminário Internacional Contra o crack é idealizado por Mano Changes

O deputado estadual Mano Changes (PP) participa nesta quinta-feira (10), de diversas reuniões com sua equipe de trabalho no gabinete da Assembleia Legislativa, para idealização e organização do Seminário Internacional Contra o Crack.

A realização do Seminário, que faz parte da programação do Fórum Social Mundial Temático, está prevista para o dia 28 deste mês, em Porto Alegre. O objetivo do evento é debater políticas públicas conjuntas para combate dos malefícios da droga à sociedade.

- Realizo palestras em escolas e universidades do Rio Grande do Sul há cinco anos, trabalhando especialmente com crianças e jovens. Agora, com o seminário, vamos discutir esta questão não só a nível estadual ou nacional, mas sim com o Mercosul, é importante pensarmos em políticas públicas conjuntas. Um Seminário Internacional Contra o Crack pode ser o início de uma grande mobilização com diversos parceiros, para frear números e estatísticas alarmantes do uso de Crack, concluiu Mano.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Deputado Mano Changes faz visita ao Prefeito Aníbal Moacir, de São Leopoldo

Nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro, o deputado estadual Mano Changes (PP) realizou uma visita ao prefeito de São Leopoldo, Dr. Aníbal Moacir da Silva. Na oportunidade Mano ofereceu apoio as ações em prol do município, colocando seu gabinete à disposição para possíveis projetos junto ao governo do Estado, assim como o apoio da bancada progressita.

O deputado acredita que a vitória da coligação entre PSDB, PMDB, PP e DEM em São Leopoldo representa uma nova etapa política à cidade, na busca de resolver os problemas locais e colocar o município novamente na linha do crescimento, recuperando lugar de destaque no âmbito estadual e federal.

Além do prefeito Dr. Moacir, Mano foi recebido em São Leopoldo pelo vice-prefeito, Daniel Daudt, e pelo Secretário de Esportes de São Leopoldo, Rogério Barbosa. A visita também serviu para buscar apoio do prefeito em dois projetos do deputado, referentes à campanha de combate ao crack e ao movimento de internet livre no estado.



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mano visita o município de Canoas

O deputado estadual Mano Changes (PP) esteve visitando nesta terça-feira (08), o município de Canoas na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Recepcionado pela  vice-prefeita e correligionária progressista Beth Colombo na Prefeitura Municipal, e pelos vereadores canoenses Airton Souza (PP) e Celso Jancke - do Concórdia - (PP) na Câmara, o deputado reforçou que o seu gabinete está à disposição para somar ações junto a Administração Municipal.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mano organiza o Lançamento do Movimento Internet Livre em Xangri-Lá

Sem esperar que venham projetos do Governo que determinem a implantação das redes digitais sem fio em todo o Brasil, o deputado estadual Mano Changes (PP), que desde o seu primeiro mandato já apresentou mais de seis projetos em busca da democratização do uso livre de Internet no Rio Grande do Sul, está participando nesta segunda-feira (07), de uma série de reuniões com sua equipe de gabinete na Assembleia Legislativa, para planejamento e organização do Lançamento do Movimento Internet Livre, no dia 26 deste mês em Xangri-Lá.

O Movimento Internet Livre é embasado em um abaixo-assinado que busca a democratização desta rede que revolucionou a forma de como o mundo funciona. De acordo com o deputado, está na hora de quebrar paradigmas e mostrar que internet livre é um sonho possível, mas para isso é necessário a colaboração de todos na luta por este processo. Para obter outras informações e participar, basta acessar o site do movimento, através do link www.movimentointernetlivre.com.br.

- Queremos, em primeiro lugar, mostrar à sociedade que a internet livre é possível sim, que tem um monte de gente que acredita nisso, e que sabe que com organização vamos atingir nosso objetivo. Queremos igualdade de condições para toda a população, queremos evitar a formação de um abismo maior do que já existe entre uma classe social e outra. Queremos dar oportunidade de emprego, geração de renda, construção do conhecimento, educação e melhoria da qualidade de vida. Queremos dar ao cidadão àquilo que Organização das Nações Unidas já reconheceu como um direito humano. Queremos internet para todos, ressaltou Mano.

O trabalho e luta do deputado em prol da liberação de sinal gratuito de internet para todos os gaúchos já passou desde 2007 pelo processo de mais de seis projetos de lei protocolados, que visam auxiliar na implantação das redes digitais. Mano reiterou que este é o momento para mobilização de todos na busca conjunta pela liberação do acesso gratuito para todo o Estado.

Ações do deputado em prol do acesso livre de internet

•Projeto de Lei que autoriza as prefeituras a criarem zonas livres de internet em seus municípios (PL 345/2011)

•Projeto de Lei que torna obrigatório a oferta de Internet nas escolas públicas do Rio Grande do Sul (PL 372/2009)

•Projeto de Lei que prevê a instalação de pontos de acesso sem fio ("wireless") à Rede Mundial de Computadores - “Internet” em todos os municípios do Rio Grande do Sul (PL 288/2009)

•Projeto de Lei para promover a inclusão digital do jovem residente na área rural com a finalidade de aproximar as comunidades rurais da informática e da Internet (PL 134/2007)

•Co-autor do Projeto de Lei que institui políticas públicas para inclusão digital no Rio Grande do Sul (PL 50/2008)

•Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação do Banco Estadual de Informática (PR 10/ 2007)

•Emenda parlamentar ao orçamento do Estado para 2012 para realização de estudos sobre a viabilidade de banda larga pública no Rio Grande do Sul

•Grande Expediente sobre Democracia Digital

•Criação da Subcomissão Internet para Todos

•Realização do Seminário Internet para Todos em Porto Alegre

•Idealização do do Movimento Internet Livre