segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mano Changes apresenta emenda orçamentária que destina R$ 2 milhões para a inclusão digital


O deputado estadual Mano Changes (PP), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia,  da Assembléia Legislativa, apresentou emenda orçamentária no valor de R$ 2 milhões para a implantação da banda larga pública  (Internet) em todos os municípios do Rio Grande do Sul. A verba será incorporada ao orçamenta da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. O uso social da Internet foi uma das principais prioridades  do deputado no seu primeiro mandato e uma das suas bandeiras na campanha que lhe conduz a reeleição.

Mano Changes se diz otimista quanto a aprovação da emenda pelo fato do governador eleito Tarso Genro ter assumido o compromisso de usar a inclusão digital como instrumento de integração social. O comprometimento, segundo o parlamentar, foi assumido no seminário “Internet para Todos”, promovido em setembro pela Comissão de Educação. Na ocasião, o então candidato a governador prometeu que se fosse eleito iria, já no seu segundo ano de governo, oferecer aulas de informática para os alunos do ensino básico da rede pública estadual de educação.

Segundo o parlamentar, Tarso mostrou na sua campanha, ao utilizar a Internet como instrumento democrático de comunicação com o eleitor gaúcho, e depois nas suas primeiras declarações como governador eleito, que a inclusão digital será prioridade em sua gestão. “Foi para contribuir com a implantação dessa política de informática que apresentei emenda à peça orçamentária de 2011”,  afirma Mano Changes. 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mano Changes retoma atividades da Comissão de Educação tratando do ensino religioso e das dificuldades de pagamento das dívidas do Procred



      O deputado Mano Changes retomou hoje (5/10) suas funções de presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, suspensas em razão da decisão da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de interromper os trabalhos das comissões temáticas nos 15 dias que antecederam a eleição de 3 de outubro. Na reabertura dos trabalhos foram oportunizadas manifestações, na espaço destinado à Assuntos Gerais, para o coordenador do Conselho de Ensino Religioso do RS, Henri Fucs, para o representante dos alunos devedores do Procred, João Batista Rodrigues, e para a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Melchiona (Psol).



       Primeiro a falar, Henri Fuchs fez uma rápida apresentação das atividades do Conselho de Ensino Religioso e disse do interesse da entidade em estreitar os laços de parceria com a Comissão de Educação. Fez, ainda, um convite para que os parlamentares integrantes da Comissão participem do Encontro Estadual das Seccionais do CONER/RS, que será realizado na Capital no dia 15 de outubro. Em resposta ao interesse manifestado pelo CONER/RS, o deputado Mano Changes assegurou o interesse da Comissão de Educação de colaborar com a implantação e valorização do ensino religioso nas escolas gaúchas.

      A seguir, coube ao Sr. João Rodrigues e a vereadora Fernanda Melchiona a manifestação de preocupação e pedido de apoio na busca de uma solução para os mutuários do Procred que não estão conseguindo renegociar suas dívidas nos termos estabelecidos pela Lei 13.391/2010, que fixou prazos para a negociação e parcelamento dos débitos pendendentes. Segundo Rodrigues, a maior dificuldade é o valor elevado das prestações que, em alguns casos, comprometem quase que integralmente a renda familiar do devedor. 

    A intenção do representante dos mutuários foi de encontrar amparo da Comissão de Educação para a dilatação do prazo estabelecido pela Lei, que expira no dia 20 de outubro, bem como a alteração dos critérios de fixação dos valores das parcelas negociadas, de forma que os devedores possam  suportar seus pagamentos. Em resposta a situação desesperadora dos mutuários do Procred, Mano Changes comprometeu-se com a realização de uma audiência a fim de ouvir todos os envolvidos com o problema, desde estudantes até a Procuradoria Geral do Estado, e com a busca de um contato pessoal com o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, no sentido de que o Executivo interrompa a execução das ações de cobrança e encaminhe novo projeto de lei tratando da renegociação dos débitos do Procred.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MUITO OBRIGADO

Muito obrigado aos 42.220 eleitores que deram seu voto de confiança e me elegeram , pela segunda vez seu Dep Estadual.Um grande abraço a todos e contem sempre comigo.Grande presença
Dep.Estadual Mano Changes