terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Mano recebe o Conjunto de Pianistas de Bagé e elogia o trabalho do grupo
O deputado Mano Changes recebeu na tarde desta terça-feira (11), em seu gabinete na Assembleia Legislativa, os integrantes Marlos Mello e Wagner Brasil do Conjunto de Pianistas de Bagé-RS. O grupo acompanhou a participação do parlamentar no programa Conversas Cruzadas da TVCom e entrou em contato com o gabinete para agendar um encontro com Mano, para pedido de apoio/orientação de projetos e realização de concerto na Capital.
Durante a recepção de Marlos e Wagner, Changes assistiu um DVD com alguns dos concertos realizados pelo Conjunto e elogiou a qualidade do trabalho, que tem a música erudita como base, colocando seu gabinete sempre a disposição para apoio e parcerias.
- O trabalho do Conjunto de Pianistas de Bagé é show de bola, muita qualidade com base na música erudita. Essa galera tem gabarito! Coloco o meu gabinete sempre a disposição e estamos abertos a essa parceria e apoio para orientação na criação de projetos para 2013, ressaltou o deputado.
Histórico do Conjunto de Pianistas de Bagé
Não é de hoje que a cultura musical do Rio Grande do Sul é destaque e muitas vezes referência para todo o Brasil, por isso a importância de um rápido resgate histórico do que esta acontecendo desde o ano passado em Bagé. Um grupo de 34 pianistas se reencontram e organizaram depois de anos o Conjunto de Pianistas, para colocar em prática um projeto que iniciou nos anos 60.
Inicialmente o projeto levava o nome de Conjunto Carlos Gomes e se destacava pelo toque de 20 mãos em 5 pianos. Esse conjunto na época formado por jovens pianistas de 15 e 16 anos realizou várias apresentações pelo Estado. Dentre estas, destaca-se: o concerto na TV Piratini em 1966 e no Clube Comercial, em 1966, para os astrônomos que vieram observar o eclipse total do sol visto de Bagé; também na inauguração do ginásio Presidente Médici, em 1973. Ainda nos anos 70 o Conjunto de Pianos foi desativado e cada um dos pianistas integrantes tomou rumos diferentes em suas carreiras profissionais.
Em 2008, por virtude do aniversário de 80 anos da criadora do conjunto Carlos Gomes, Gelcy Porto, os colegas se reuniram para organização de uma grande festa onde tocariam mais uma vez a 20 mãos. Depois de vários ensaios e muito trabalho, o aniversário foi um grande sucesso e instigou o sonho de reintegrar a música à vida dos profissionais e também dos aposentados do piano.
Em 2011 ocorreu novamente o concerto mais elaborado, com novas partituras e arranjos para 4 mãos. Além dos pianistas que participaram do Conjunto Carlos Gomes, ocorreu um fenômeno novo: a adesão de novos pianistas e assim, o conjunto passou a ser chamado de "Pianistas de Bagé".
O conjunto cresceu e atualmente é composto por 34 pianistas que se apresentam tocando juntos 5 pianos a 20 mãos. Agora a perpectiva é levar o Conjunto de Pianistas de Bagé para apresentação do trabalho e história na Capital do gaúchos – Porto Alegre.
Confira o trabalho do Conjunto:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário