
Mano esteve na Fiergs na última semana representando a Frente Parlamentar das Ferrovias, quando solicitou que a entidade seja parceira junto ao governo Federal a fim de cobrar maior celeridade no processo de implantações de ferrovias no País. ''A Fiergs tem um estudo chamado Projeto Sul Competitivo. No documento elaborado em conjunto com as Federações das Indústrias do Paraná (Fiep) e Santa Catarina (Fiesc) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), a entidade sugere os investimentos prioritários para a qualificação da infraestrutura e logística de cargas na Região Sul. O documento revela que a região gasta por ano R$ 20 bilhões em transporte e que, em dez anos, estes custos subirão 50%, atingindo R$ 30 bilhões e comprometendo nossa competitividade'', explica o parlamentar.
Para a Fiergs, o custo de logística no Rio Grande do Sul alcança até 18% do PIB, índice que atinge apenas 8,5% nos Estados Unidos, por exemplo. ''Isso demonstra porque perdemos mercados e cada vez mais o item transporte é determinante na planilha de custos. No entanto, as obras precisam ser feitas para durar e devem fazer parte de um planejamento estratégico de desenvolvimento para o País. Do contrário, vamos ver a imprensa relatar a cada dia casos como a Ferrovia Norte/Sul, que já custou R$ 5,2 bilhões mas já tem 700 quilômetros de trilhos comprometidos em virtude do aço de baixa qualidade importado da China, o qual não comporta os pesos dos vagos carregados'', definiu.
Mano Changes vai realizar uma audiência pública conjunta com o deputado Alexandre Postal, em data a ser marcada, para apresentar o Projeto Sul Competitivo e aprofundar o debate a respeito da logística no Estado.
Texto: Assessoria de Comunicação/ Mano Changes
Foto: Arquivo
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