“Criar uma via expressa por sobre a BR-116 custaria cerca de R$ 1,5 bi. Em um ano este custo estaria pago, sem contarmos as vidas perdidas diariamente. É essa a discussão que a Assembleia precisa fomentar a fim de evitar que a situação, que já é caótica, piore ainda mais nos próximos anos”, enfatiza o parlamentar.
De acordo com o estudo da Fiergs, a falta de estradas, portos e ferrovias adequados custam hoje 18% do PIB do Rio Grande do Sul. A previsão é de que até 2020 estes custos aumentem 50%, o que irá comprometer o crescimento da indústria gaúcha, alertou Mano Changes. “Também sugeri ao presidente Pedro Westphalen que façamos uma grande mobilização envolvendo entidades de classe e de trabalhadores para que a logística seja prioridade para o Estado, independentemente de partidos”, lembrou.
O Projeto Brasil Sul Competitivo identificou a necessidade de o governo investir R$ 70 bilhões em 177 projetos a fim de aumentar a competitividade na região. No entanto, 51 obras são consideradas prioridades nos setores ferroviário, portuário e rodoviário, o que demandaria um investimento de R$ 15,2 bilhões, o que seria possível economizar 80% dos custos de transporte na região.
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