segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dicas para o Meio Ambiente (Resíduos )LIXO

Resíduos - LIXO
Os resíduos são divididos em Classes.

Classe 1 - Resíduos Perigosos
Classe 2 - Resíduos Não- Inertes
Classe 3 - Resíduos Inertes


Classe 1 - Resíduos Perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função da suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade e patogenicidade.
Exemplos - Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, medicamentos e produtos químicos em geral, restos de tintas e solventes lixo hospitalar, lixo nuclear, lixo químico gerado pelas indústrias.

Classe 2 - Não Inertes: são aqueles que podem ter propriedades como combustibilidades, biodegrabilidade ou solubilidade. Não apresentam perigo ao homem ou ao meio ambiente, porém não são inertes.
Exemplos - A maioria dos resíduos domésticos, sucatas, materias ferrosos e não ferrosos, embalagens de plástico etc.

Classe 3 - Inertes: São resíduos que não se degradam ou não se decompõe quando dispostos no solo.
Exemplo: restos de construção, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações e resíduos de vidro.

Os resíduos compreendidos nas Classes 2 e 3, podem ser incinerados ou dispostos em aterros sanitários, desde que preparados para tal fim e que estejam submetidos aos controles e monitoramento ambientais. Os resíduos da Classe 1 - Perigosos, somente podem ser dispostos em aterros construídos especialmente para tais resíduos, ou devem ser queimados em incineradores especiais. Nesta Classe, inserem-se os resíduos da área rural, basicamente as embalagens de pesticidas ou de herbicidas e os resíduos gerados em indústrias químicas e farmacêuticas.
Tipos de Lixo
Os diferentes tipos de lixo se classificam de acordo com suas origens:
Espaços Públicos como Ruas, Praças e Praias: Folhas, galhos de árvores, terra, areia e também enormes quantidade de coisas jogadas pelas pessoas.
Das residências: Papel, jornais velhos, embalagens de plástico e papelão, vidros, latas, restos de alimentos e outros.
Das Escolas: Geralmente muito papel, pontas de lápis, além de embalagens e restos de comida.
De Estabelecimentos Comerciais: Hotéis e restaurantes produzem muitos restos de comida, enquanto supermercados e lojas produzem principalmente embalagens de papelão.
De Hospitais e outros serviços de saúde: Esse é um lixo que merece cuidados especiais, pois alguns materiais (agulhas, seringas,algodão,etc) podem transmitir doenças contagiosas.
Das Fábricas: Rejeitos sólidos, cuja composição (componentes encontrados) depende das materias- primas e processos industriais usados. Geralmente, este tipo de lixo causa sérios danos à saúde.
Dos escritórios e bancos: Muito papel, além de restos de alimentos.
Lixo radioativo, lixo industrial tóxico, inflamável ou explosivo: Esses lixos especiais, que exigem um cuidado maior porque podem colocar em risco a saúde e a vida das pessoas.
*Assim, de todo lugar sai lixo. É natural. O que não é natural é ignorar que o lixo precisa ser tratado adequadamente e reutilizado ou reciclado.*
Fontes: Facom.Ufba
Compam.com.br
portal saofrancisco.com.br

Um comentário:

  1. politica nacional de resíduos sólidos Brasil: www.redsolenergy.com/pnrs.pdf
    Plantas Tratamento BASURA_CERO "
    Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
    Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos e na produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença, a produção de electricidade limpa, renovável e criar empregos sustentáveis.
    Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.

    ResponderExcluir