sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Internet para todos


Convicto de que a Internet pode ser um excelente instrumento de inclusão social, pela democratização que dá ao acesso à informação e ao conhecimento, sem falar no potencial que representa em termos de mercado de trabalho (as futuras profissões estarão cada vez mais ligadas a informática), o deputado estadual Mano Changes (PP) apresentou o Projeto de Lei 288/2009, que institui, via acesso sem fio (wireless), o programa “Internet para Todos”.
Para o parlamentar, o acesso gratuíto a Internet só será possível se houver a participação do Estado. “E é isso que o PL propõe ao criar um instrumento legal para que o Estado coordene os municípios que ainda não possuem acesso sem fio e banda larga, incentivando a iniciativa privada e as prefeituras a implantarem sistemas digitais”, afirma Mano.
O deputado, que preside a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, acredita que o programa vai ajudar os gaúchos no acesso gratuito e livre a conteúdos de domínio público, educação e cultura, ensino à distância, informação governamental. Salienta, ainda, que a Internet e a comunicação não podem ser mecanismos para aumentar as desigualdades sociais e que por isso, o Estado deve implementar políticas digitais que promovam a inclusão dos cidadãos e o acesso aos órgãos públicos, à educação, à cultura e a informação.
“Tal qual a rede de esgotos, a energia elétrica e o telefone, a Internet precisa estar acessível a todos”, declara Mano Changes. Segundo ele, o Brasil é o país que, em proporção à sua população, apresenta o menor número de computadores pessoais, linhas telefônicas e servidores da rede, cabendo ao Estado importante papel na democratização da “Internet”, auxiliando nas soluções para a conexão a pouco ou nenhum custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário