quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dificuldades nas exportações gaúchas para a Argentina continuam, constata grupo técnico do Mercosul

O grupo técnico do Mercosul, criado para aprofundar a discussão sobre as restrições argentinas às exportações brasileiras, voltou a se reunir nesta quarta-feira e constatou que as dificuldades para a entrada de produtos nacionais no país vizinho continuam.

Durante o encontro realizado na Assembleia Legislativa, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) apresentou relatório sobre o impacto das barreiras argentinas com 15 dos maiores setores exportadores gaúchos. “Constatamos que 80% das empresas seguem enfrentando alguma barreira imposta pela Argentina às suas exportações”, disse Frederico Behrends, do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da entidade.

Para o deputado Mano Changes, os argentinos fizeram uma leitura diferente da competitividade da indústria gaúcha e brasileira. “Eles fizeram o diagnóstico de que não podem concorrer com a indústria nacional, mas que podem fazer esse enfrentamento com o Rio Grande do Sul. É isso que justifica termos um déficit de US$ 1,8 bilhão na corrente de comércio do Estado com a Argentina”, destaca o parlamentar.

EXPOINTER
Ao final do encontro ficou acertado que durante a Expointer 2011 o grupo técnico fará uma apresentação à Imprensa das dificuldades dos exportadores. A reunião será realizada no Auditório do Simers (Sindicato da Indústria das Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Sul), às 13h30min do dia 02 de setembro. “Precisamos mobilizar a comunidade gaúcha para essa questão, pois o que está em jogo são nossos empregos e nossas empresas”, define Mano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário