quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mano quer discutir regras sobre a atuação de atletas do Mercosul em clubes brasileiros

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais aprovou na manhã desta quarta-feira (04), o requerimento do deputado Mano Changes (PP) para a realização de uma audiência sobre a atuação de jogadores no Mercosul.

Segundo o parlamentar, que também preside o órgão técnico, desde 1995, atletas de países da União Europeia não têm restrições para atuar em clubes de outras nações do continente. “No Brasil, as equipes só podem contar com três jogadores estrangeiros por partida e atletas nascidos em países como a Argentina, Uruguai e Paraguai entram nessa cota”, disse.

Com a audiência pública, Mano pretende debater as restrições impostas aos clubes de futebol brasileiros e sugerir que o Mercosul estabeleça os mesmos critérios adotados na Europa. Para o deputado, o evento dará a oportunidade de discutir melhor o futebol entre os formadores do bloco. “Precisamos verificar a possibilidade de mudar essa regra e, assim, facilitar o trabalho de atletas em grandes clubes do Brasil e dos países vizinhos”, defendeu.

O evento ainda não tem data marcada para acontecer, mas deve ser realizado em Porto Alegre. Conforme o proponente da audiência, serão convidados para o debate a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, Sport Club Internacional, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, empresários de futebol e demais entidades interessadas.
 
Texto: Gabriela Brands
Foto: Guilherme Gargioni

Nenhum comentário:

Postar um comentário