quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Reunião da Comissão do Mercosul debate prejuízo gaúcho com barreiras argentinas

Mano Changes e demais participantes cobram atitude do governo estadual

As barreiras impostas pelo governo argentino às importações pautaram a reunião ordinária da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais desta quarta-feira (29). A atividade aconteceu junto à Casa da Assembleia Legislativa, instalada no Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre a 35ª Expointer.

O presidente da Comissão do Mercosul, Mano Changes, explicou que propôs tal discussão, por acreditar que o Rio Grande do Sul necessita de união, para buscar medidas que diminuam o prejuízo da indústria gaúcha. “O Brasil acumula um superávit de R$ 6 bilhões na balança comercial com a Argentina, e o Estado, um déficit que ultrapassa os R$ 2 bilhões. Nós somos responsáveis por alertar o governo federal e sensibilizá-los para a importância de criamos medidas compensatórias, mas sozinhos não vamos conseguir”, disse.

Representantes da Fiergs e da Fecomércio participaram da reunião e apresentaram alguns números que refletem a crise do setor industrial gaúcho. Conforme o consultor do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiergs, Frederico Behrends, nos últimos sete meses as exportações do Rio Grande do Sul para a Argentina acumularam queda de 20%. “Para mudar esta situação, necessitamos de forte atuação política”, salientou Behrends.

O vice-presidente da Fecomércio, Nelson Lídio Nunes, lembrou que é função do governo federal encontrar a melhor solução para a questão. No entanto, afirmou que a atuação do poder executivo estadual é fundamental. “A movimentação política da Comissão do Mercosul é elogiável, mas não basta, precisamos do apoio do governador”, ressaltou.

Em nome do governo estadual, o subchefe da Casa Civil, César Martins, acompanhou a reunião e declarou que o executivo não está parado. Martins citou a busca de novos mercados para o Rio Grande do Sul, como uma das ações de Tarso Genro para mudar a situação da indústria. “Reconheço a responsabilidade do estado em oferecer caminhos para que o governo federal encontre a solução do problema e acredito que devemos nos reunir novamente para aprofundarmos as propostas e depois apresentá-las ao governador”, sugeriu.

Antes de encerrar a discussão, Mano ressaltou a importância deste debate acontecer em breve. “Somente a partir da realização deste encontro é que realmente estaremos evoluindo para resolver o problema”, finalizou.

Participaram da reunião o deputado federal Alceu Moreira (PMDB) e oss deputados estaduais João Fischer (PP), Frederico Antunes (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Miki Breier (PSB) e Alexandre Lindenmeyer (PT).

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto: Marcos Eifler/ Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário