sexta-feira, 15 de março de 2013

Comissão Externa recebe Associação de Pais e Familiares da Tragédia em Santa Maria

O deputado Mano Changes (PP), acompanhou a última reunião da Comissão de Representação Externa sobre o ocorrido em Santa Maria. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (15), na presidência da Assembleia Legislativa e ouviu representantes da Associação de Pais e Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia.

O presidente da Associação, Adherbal Ferreira, disse que os familiares da vítima desejam que a área onde o prédio da Kiss está localizado seja desapropriada para a construção de um memorial. Também foi questionado a possibilidade do governo oferecer um benefício assistencial aos pais das vítimas que enfrentam situações de vulnerabilidade social. “Cerca de 20 famílias eram sustentadas pelos filhos, que morreram no incêndio, e estão sofrendo sérias dificuldades”, destacou.

Outras sugestões foram feitas durante a reunião como: a criação de um órgão que seja responsável pela fiscalização de espaços para festas, palestras e outros eventos; a proibição do uso do cianeto e de outros materiais nocivos à saúde em produtos inflamáveis; formação de uma rede específica de atendimento aos familiares das vítimas e dos sobreviventes em todo o Estado; realização de investimentos pesados para melhorias do Corpo de Bombeiros; criação de uma câmara de conciliação para que as vítimas e os familiares recebam indenização cível de forma extrajudicial.

Os apontamentos receberam o apoio de Mano Changes. Para ele, a fiscalização é uma atividade viável e poderia mudar a atitude dos donos de casas noturnas e de outros estabelecimentos. “Hoje, ninguém tem medo de ser punido por alguma irregularidade. É preciso que haja uma mudança profunda de comportamento. Se cinemas e aviões podem exibir vídeos de orientação para casos de acidente, porque todos os lugares não podem fazer o mesmo?”.

O deputado também propôs que a Associação procure a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado para receber orientações quanto à disponibilidade de recursos, e o Ministério da Saúde. “Lembro que a presidente Dilma pediu atenção máxima ao caso, então acredito que os pedidos de vocês serão atendidos”.

Todas as sugestões da reunião da Comissão de Representação Externa serão anexadas ao relatório final das atividades. O último encontro foi acompanhado pelo coordenador da Comissão, Paulo Odone (PPS), defensor público André Magalhães Silva, os defensores públicos em Santa Maria Andrei da Silva e Tamara Flores Agostini, o ouvidor-geral da Defensoria Pública, Bruno Pinto de Freitas, representando o defensor público-geral, o vice-presidente da Associação de Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia, Leo Carlos Becker e advogados da entidade.

Texto: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Marcos Eifler - Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário