quarta-feira, 20 de março de 2013

Comunicação para deficientes visuais é tema de reunião entre Mano Changes e aluna da Unisc


Com o objetivo de apresentar um projeto que trabalha a acessibilidade para cegos na comunicação, a aluna de jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Daiana Carpes esteve no gabinete do deputado Mano Changes (PP), nesta terça-feira (19). A reunião foi acompanhada pelo coordenador do Departamento de Comunicação Social e professor da instituição, Demétrio Azeredo Soster.

Conforme Daiana, o projeto teve início no trabalho dela. “Sou responsável pela produção do jornal impresso do curso de ciências contábeis da Unisc, que possui um aluno com deficiência visual. Foi então que percebi a necessidade de criar um meio de passar essas informações para ele e desenvolvi um jornal em áudio. A partir disso, comecei a questionar como a comunicação trabalha a acessibilidade e para minha surpresa, não encontrei nenhum material sobre isso”, explica.

Atualmente, a aluna da Unisc está desenvolvendo o trabalho na disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo, sob a orientação do professor Demétrio. Daiana e o coordenador do departamento de Comunicação levantaram a possibilidade de implantar o método na Assembleia Legislativa e convidaram o deputado para assistir a apresentação do projeto para a banca de avaliação, o que ocorrer ao final do primeiro semestre deste ano.

Mano elogiou a iniciativa da universitária e afirmou que vai levar adiante a ideia. Para ele, o projeto pode ser utilizado pela Escola do Legislativo. “Desde que fui convidado para assumir a Escola, tenho pensado em meios de aproximar a sociedade da Assembleia. E este projeto com certeza teria aceitação”, afirmou. Além disso, o deputado pediu que depois de terminar o trabalho, Daiana faça um piloto para ser apresentado ao parlamento.  

Texto: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Mário Selbach

Nenhum comentário:

Postar um comentário