segunda-feira, 31 de maio de 2010

O ACESSO DE TODOS À INTERNET

Cresce o papel da Internet em todos os segmentos da sociedade, mas ela terá que atender igualmente a todos, em especial os mais pobres e distantes dos pólos urbanos e maiores cidades. Nossos projetos de lei criando a “Internet Para Todos” e tornando obrigatória a instalação da internet nas escolas estaduais são importantes tentativas de acabar com a exclusão social. Esta exclusão só vai começar com a inclusão digital, pois a pior exclusão é aquela que nega o acesso ao conhecimento e dificulta o alcance de direitos fundamentais como saúde e educação, especialmente, porque retira o direito de exercer a cidadania com plenitude.
Informações do governo federal dão conta que mais de 24 milhões de pessoas superaram a pobreza entre 2003 e 2008 e a classe C tornou-se a maioria da população, com a participação aumentando de 43% para quase 54% em 2009. É um passo fundamental, mas para acelerar o desenvolvimento, é importante que consigamos colocar nossa população na sociedade da informação e do conhecimento e facilitar a vida dos jovens, dos adultos, das empresas e dos governos, desburocratizando procedimentos, e limitando papéis, reduzindo custos e acelerando as tramitações. O governo federal pretende atingir a 35 milhões de domicílios em 2.014. Espero, sinceramente que, já no ano que vem, possamos começar a executar os projetos que irão conectar cidade por cidade, distrito por distrito, as mais diferentes e longínquas localidades de nosso estado.
No Rio Grande do Sul, apesar do enorme potencial, a banda larga ainda não esta acessível para todos, porque não foram criadas políticas para sua disseminação em todos os municípios e regiões. A que existe, ressalvadas exceções na iniciativa privada, é cara, de baixa velocidade e concentrada em regiões mais habitadas e de melhor renda. Exatamente o contrário do que deveria ser, pois a Internet é hoje o sistema nervoso da economia, do conhecimento e da cultura. A instalação em massa será muito menos onerosa e os resultados farão com que o sistema se pague imediatamente.
Qualquer compromisso social passa pelo acesso à Internet que vai colaborar, de forma definitiva, no crescimento do Estado e da economia, em especial da geração de emprego e renda para os nossos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário