terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mano Changes retoma atividades da Comissão de Educação tratando do ensino religioso e das dificuldades de pagamento das dívidas do Procred



      O deputado Mano Changes retomou hoje (5/10) suas funções de presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, suspensas em razão da decisão da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de interromper os trabalhos das comissões temáticas nos 15 dias que antecederam a eleição de 3 de outubro. Na reabertura dos trabalhos foram oportunizadas manifestações, na espaço destinado à Assuntos Gerais, para o coordenador do Conselho de Ensino Religioso do RS, Henri Fucs, para o representante dos alunos devedores do Procred, João Batista Rodrigues, e para a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Melchiona (Psol).



       Primeiro a falar, Henri Fuchs fez uma rápida apresentação das atividades do Conselho de Ensino Religioso e disse do interesse da entidade em estreitar os laços de parceria com a Comissão de Educação. Fez, ainda, um convite para que os parlamentares integrantes da Comissão participem do Encontro Estadual das Seccionais do CONER/RS, que será realizado na Capital no dia 15 de outubro. Em resposta ao interesse manifestado pelo CONER/RS, o deputado Mano Changes assegurou o interesse da Comissão de Educação de colaborar com a implantação e valorização do ensino religioso nas escolas gaúchas.

      A seguir, coube ao Sr. João Rodrigues e a vereadora Fernanda Melchiona a manifestação de preocupação e pedido de apoio na busca de uma solução para os mutuários do Procred que não estão conseguindo renegociar suas dívidas nos termos estabelecidos pela Lei 13.391/2010, que fixou prazos para a negociação e parcelamento dos débitos pendendentes. Segundo Rodrigues, a maior dificuldade é o valor elevado das prestações que, em alguns casos, comprometem quase que integralmente a renda familiar do devedor. 

    A intenção do representante dos mutuários foi de encontrar amparo da Comissão de Educação para a dilatação do prazo estabelecido pela Lei, que expira no dia 20 de outubro, bem como a alteração dos critérios de fixação dos valores das parcelas negociadas, de forma que os devedores possam  suportar seus pagamentos. Em resposta a situação desesperadora dos mutuários do Procred, Mano Changes comprometeu-se com a realização de uma audiência a fim de ouvir todos os envolvidos com o problema, desde estudantes até a Procuradoria Geral do Estado, e com a busca de um contato pessoal com o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, no sentido de que o Executivo interrompa a execução das ações de cobrança e encaminhe novo projeto de lei tratando da renegociação dos débitos do Procred.


Um comentário:

  1. Ao amigo, parceiro e Deputado Mano Changes,
    nós mutuários do PROCRED, viemos a publico agradecer e registrar que valeu a pena termos confiado no seu posicionamento firme, no seu comprometimento com a educação, no seu caráter como cidadão, como político e principalmente no seu senso de justiça. Aproveitamos também para agradecer o seu apoio e envolvimento nesta luta, por nos receber na primeira reunião da CECDCT e principalmente por abrir este espaço no seu Blog.

    Aos amigos mutuários do PROCRED, digo que sem dúvida nenhuma, termos participado dessa reunião, foi uma grande conquista, pois com nossa mobilização, conseguimos sensibilizar os Deputados para a lamentável situação, onde nós estudantes universitários de origens financeiras humildes, estamos sendo executados e tratados pela Procuradoria Geral do Estado - PGE, como estelionatários e sonegadores, tendo nossos poucos bens ou os poucos bens dos nossos fiadores, penhorados pelo Estado.

    Mas nossa luta ainda não terminou, pois a referida reunião foi apenas um primeiro passo.
    Precisamos continuar mobilizados e organizados, para pedir aos demais Deputados, que elaborem outro projeto de lei, ou emendas a Lei 13.391/2010, que nos ajude a pagar nosso crédito educativo de uma forma mais humana e mais justa.

    Portanto se você é mais um mutuário do PROCRED, que esta sendo processado e executado pelo Estado, conto com você e aguardo seu contato escrevendo para o email: joaobpr@hotmail.com para nos ajudar a continuar difundindo e fortalecendo esta mobilização.

    Um grande abraço ao “Mano” e aos demais mutuários.

    Joao Batista Peres Rodrigues – joaobpr@hotmail.com

    ResponderExcluir