quarta-feira, 18 de maio de 2011

A defesa de Mano pela mobilização do corredor do Mercosul

O deputado Mano Changes defendeu uma ampla mobilização de lideranças de todo o Estado para implantação do porto seco em São Luiz Gonzaga com o objetivo de viabilizar a criação do corredor do Mercosul em direção ao Porto de Rio Grande. A manifestação aconteceu nesta segunda-feira, durante audiência pública realizada no Clube  Harmonia , em São Luiz Gonzaga, com a participação de deputados, prefeitos, vereadores, representantes do governo do Estado e lideranças regionais.

            Mano disse que o caminho para diminuir custos e gerar novas oportunidades para por discutir a logística no Mercosul. “Estamos retomando esse debate pela importância do tema para o desenvolvimento da região e de todo o Estado. O porto seco no município representa a possibilidade real de baratearmos os custos para empresas que operam no Mercosul, com benefícios para consumidores de todos os países”, apontou.

            O parlamentar lembrou que já existe estrutura para implantação do projeto, bastando uma adequação do espaço. “A utilização dos prédios da Companhia Estadual de Silos e Armazéns vai possibilitar a criação do porto seco no município. Vou solicitar uma audiência com o governador Tarso Genro e com o secretario de Infra-estrutura e Logística, Beto Albuquerque, para aprofundarmos essa discussão”, revelou.


                        APOIO

            Durante a audiência, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Vicente Diel, reforçou o pedido a favor da mobilização pelo porto seco. “Sem dúvida o município ganharia com essa nova destinação dos armazéns da Cesa, mas os benefícios se estenderiam por toda a região, que carece de investimentos”. O ex-vereador  de São Borja João Carlos Bica disse que sonha com a possibilidade de criação do corredor do Mercosul. “No momento em que a região começa a discutir a criação de duas barragens de Garabi e Panambi, o corredor do Mercosul poderia baratear em cerca de 30% os custos para os  exportadores”.

            Luiz Carlos de Oliveira, da Seinfra, enfatizou que o corredor dará um acréscimo  de serviços e receita para a comunidade. “Acredito que o município e a região devam se engajar na luta. O secretario Beto Albuquerque também se somará a esse esforço conjunto e está à disposição”.

            Outras lideranças, como os deputados Jéferson Fernandes e Zilá Breitenbach, Jerônimo Goergen (deputado federal),  o Prefeito de Mato Queimado Orcelei Dalabarba ( presidente da AMM), Paulo César Vieira Pires (Coopatrigo) também se manifestaram pela continuidade das discussões e defenderam uma mobilização para viabilização do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário