terça-feira, 17 de maio de 2011

Na luta contra a barreira argentina às exportações brasileiras


A Casa Civil confirmou ao deputado Mano Changes que o governador Tarso Genro fez contato com os ministros da área econômica antes da reunião da Camex marcada para esta terça-feira, às 15h, em Brasília. Tarso reforçou o pedido do grupo técnico da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, proposto por Mano, para que o Brasil tome medidas urgentes para a retomada da normalidade nas relações comerciais com o país vizinho. "O governador se mostrou sensível às nossas preocupações, que apontam um prejuízo de US$ 1,8 bilhão para o Rio Grande do Sul na balança comercial com a Argentina", apontou o parlamentar.

Levantamento realizado pela Fiergs junto aos exportadores revelou que o sistema de licenciamento não automático imposto pelos argentinos às importações prejudica oito dos 10 principais segmentos exportadores do Estado, entre eles os de calçados, máquinas agrícolas, alimentos, móveis, metalmecânico e automotivo.

Nesta quinta-feira, Mano e o grupo técnico estarão em Brasília, em reunião agendada pelo deputado federal Jerônimo Goergen no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para tratar das barreiras argentinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário