quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mano Changes propõe audiência pública para discutir revitalização do cais do porto


O deputado estadual Mano Changes (PP) apresentou requerimento de audiência pública para discutir as obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre.

Mano entende que o legado da Copa do Mundo passa por uma reformulação turística e cultural do cais do porto. “A exemplo do que fez Buenos Aires com Puerto Madero, que antes era um lugar ermo e estava abandonado e hoje é ponto turístico e cultural da capital argentina, o cais do porto é peça fundamental para termos um novo espaço na cidade”, destaca o parlamentar.

 Crédito da foto: Banco de Dados Prefeitura de Porto Alegre - PMPA

O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais entende que é preciso ampliar o debate sobre como estão os trâmites para a liberação das obras de revitalização da região do porto no Centro de Porto Alegre. "O projeto, já aprovado pelo governo do Estado e pela Prefeitura da Capital, ainda não tem data para início das obras", adverte Mano.

No pedido para a realização da audiência, o deputado sugere que sejam convidados o governador Tarso Genro, o prefeito de Porto Alegre José Fortunatti e autoridades ligadas ao turismo, ao transporte aquaviário e ao desenvolvimento econômico estaduais e federais.

3 comentários:

  1. Caro Deputado,

    foi criado no ano passado no Facebook, um grupo de apoio à revitalização ao Cais Mauá, chamado Movimento Quero Cais. É um movimento apartidário, que reúne mais de 330 pessoas, entre cidadãos, intelectuais, artistas, empresários, governo, políticos, etc.

    Queria lhe felicitar pela iniciativa em nome do nosso grupo e convidá-lo a participar também do nosso movimento apartidário que visa o bem-comum. Basta entrar na página do grupo abaixo e clicar no botão para fazer parte:

    http://www.facebook.com/groups/querocais

    O grupo está aberto a todos os que querem ver esse projeto de revitalização realizado o mais cedo possível em nossa cidade.

    Um abraço
    Jorge Piqué

    ResponderExcluir
  2. É necessário reabrir os debates sobre como levantar outras opções de projetos. O Projeto Cais Mauá, do Consórcio Porto Cais Mauá do Brasil S.A., única licitante a participar do Edital da Concorrência 2010, planeja a construção de um shopping ao lado da Usina do Gasômetro. Quem está de acordo com tal construção? Torres comerciais nas docas completa a lógica de shopping e um projeto em nada inovador.
    Em Puerto Madero houve 96 propostas de escritórios arquitetônicos, sendo escolhidos 3 projetos que se fundiram em 1; em Porto Alegre houve 1 proposta.
    Otávio Vieira - Mestrando em Geografia - UFRGS
    otavio_vieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. A iniciativa é muito boa, e permitirá que os interessados apresentem pelo menos o projeto básico,já que não existem, conforme foi informado pelos vencedores da licitação, anteprojeto e projeto para a reurbanização do Cais Mauá.http://hidroviasinteriores.blogspot.com

    ResponderExcluir