quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mano discute políticas educacionais e ambientais na Unicruz


O deputado estadual Mano Changes participou do painel "Políticas Educacionais e Ambientais para uma Integração Cultural", esta semana, na Universidade de Cruz Alta (Unicruz).  A programação abriu o XII Seminário Internacional de Educação do Mercosul e seus eventos integrados. Os trabalhos foram mediados pela reitora da Universidade de Cruz Alta, Elizabeth Dorneles  e pelo reitor do Instituto Privado Carlos Linneo  de Oberá- Misiones/Argentina, professor  Sergio C. Czajkowski.



Presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia, Mano defendeu que a escola seja ao mesmo atrativa e capaz de promover a integração. “O Mercosul iniciou com a área econômica, mas precisamos avançar em todas as áreas, especialmente na Educação e Cultura, já que temos identidade entre os povos”, destacou o parlamentar.

 O encontro teve a participação do ministro da Cultura e Educação da Província de  Misiones,  Luis A. Jacobo;  da  deputada Nacional da Província de Misiones, Stella Maris Leverberg; do deputado Diego Paz Bier, o Mano Changes, presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais;  e,, da extensionista da Emater/Ascar, Tânia Treviso, que trouxe sua experiência com a comunidade indígena do Salto do Jacuí.

CONQUISTAS E DESAFIOS

Nas duas horas que durou o evento, os painelistas abordaram as conquistas e desafios diante da perspectiva de conciliar educação e o meio ambiente, sem deixar de tratar os aspetos culturais. Houve unanimidade entre os convidados sobre a importância da abertura de espaços para que os países possam discutir a temática, tendo em vista um modelo de desenvolvimento sustentável que alia o econômico ao cultural e que pense de maneira conjunta ações para o meio ambiente.

O painel encerrou com a participação da deputada argentina, Stella Maris Leverberg, que entregou à reitora Elizabeth Dorneles um projeto de resolução, da Câmara dos Deputados, onde o legislativo reconhece a importância do Seminário do Mercosul como elemento de integração entre os estados partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário