sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Homenagem à Ong Mar Seguro - Instituto Thiago Rufatto


No período do Grande Expediente da sessão desta quinta-feira (15), o deputado Mano Changes (PP) homenageou a Ong Mar Seguro - Instituto Thiago Rufatto, criada em dezembro de 2010, pela professora Neuza Rufatto. Neusa perdeu no ano passado o filho de 18 anos, Thiago Rufatto, que faleceu após ficar preso em um cabo de pesca de rede fixa enquanto surfava na praia de Capão da Canoa. O objetivo principal da Ong, segundo o parlamentar, é buscar soluções definitivas para problemas como esse, evitando que mais pessoas sofram a dor da perda de um familiar nessas condições. Changes salientou que, nos últimos dez anos, 49 banhistas e surfistas morreram vítimas das redes fixas do litoral gaúcho.

Atuação

O parlamentar elencou uma série de propostas formuladas pela instituição. De acordo com ele, a entidade tem como foco principal a busca de apoio político para a retirada das redes de cabo fixo do mar. Já foram feitas caminhadas, idas ao Ministério Público e diligências até à ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e às secretarias estaduais do Turismo e da Segurança Pública. A instituição requer ainda a ampliação do horário de permanência dos salva-vidas no período do almoço, das 13h às 15h. “Quero me somar a essa tarefa de mobilização da comunidade estadual por mais segurança, sinalização e demarcação das praias gaúchas”, disse.
O deputado acrescentou que a Ong já obteve uma importante conquista: a mudança de uma lei estadual que aumentou os limites da área destinada ao surf de 400m para 2.100m. “Os resultados desta luta já são visíveis para a comunidade rio-grandense, especialmente no que tange ao trabalho junto a autoridades”. E acrescentou: “buscamos que haja uma maior fiscalização e aplicação das leis que preveem a distância mínima entre as áreas destinadas às redes e as áreas liberadas para pesca ou banho. Queremos ainda que as prefeituras se engajem mais nesse trabalho, desde a conscientização à efetiva fiscalização na orla”.

Participações

Associaram-se à homenagem os deputados João Fischer (PP), Miki Breier (PSB), Lucas Redecker (PSDB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Cassiá Carpes (PTB). Estiveram presentes à solenidade a presidente da Ong Mar Seguro, Neuza Rufatto, e o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário