terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mano coordena Audiência Pública para ampliação do trem em Novo Hamburgo


Um grande debate para levar o transporte sobre trilhos até a Feevale, em Novo Hamburgo, e a integração entre as principais universidades da Região Metropolitana. Para o deputado estadual Mano Changes (PP) este foi o principal saldo do debate proposto pela Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (12). O encontro foi realizado em Novo Hamburgo e contou com a presença de deputados, vereadores, representantes da Trensurb S.A. da comunidade acadêmica e dos empresários do Vale do Sinos.

Mano foi o proponente da audiência, realizada em conjunto com as Comissões de Segurança e Serviços Públicos e Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

Conforme o superintendente de Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, ainda não há estudos definitivos para a ampliação da linha do trem – que hoje sai do Mercado, em Porto Alegre, e vai até o Centro de Novo Hamburgo – em direção à Feevale. No entanto, há a possibilidade de utilização de outro trem, o Aeromóvel, para fazer a ligação entre o campus da universidade e a linha principal do Trensurb.

Os deputados estaduais Lucas Redecker (PSDB) e Giovani Feltes (PMDB), presentes na reunião, reafirmaram o compromisso em ajudar na extensão do trem entre o Centro de Novo Hamburgo e o campus da Feevale. Feltes pediu, ainda, que o trem possa ir até o município de Campo Bom, vizinho a Novo Hamburgo, pelo traçado paralelo à RS-239. Já Redecker chamou a atenção para a demora nas obras de infraestrutura na Região Metropolitana. Para ele, os seis anos sem o trem entre Novo Hamburgo e São Leopoldo representaram mais de R$ 7 bilhões em prejuízos com os engarrafamentos na BR-116.

O reitor da Feevale, Ramon da Cunha, destacou que a universidade tem hoje cerca de 2,5 mil estudantes e funcionários que moram no eixo São Leopoldo-Porto Alegre. “Todo esse contingente é de usuários potenciais do trem”, disse. Em relação à proposta do deputado Mano, de integrar as principais universidades da Região Metropolitana, o reitor lembrou que já existe um grande intercâmbio entre as comunidades acadêmicas. “Isso só vai se fortalecer com o transporte rápido entre os campi, o que acontecerá com a ligação do trem”, afirmou.

Mais de 150 pessoas participaram da Audiência Pública, no Auditório do Prédio Multicolor da Feevale, na maior parte alunos e funcionários da universidade.

Ao final do encontro, o deputado Mano propôs a criação de um grupo de trabalho para acompanhar os estudos e propor soluções para a extensão até a universidade. A formação do grupo e seus primeiros encontros devem acontecer a partir de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário