terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mano faz balanço do primeiro ano do GT da Música nas Escolas

O deputado Mano Changes (PP) participou nesta terça-feira (06), do 2º Seminário Música na Escola, realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O evento serviu como balanço do primeiro ano de atividades do Grupo Técnico Música na Escola, iniciado durante a gestão do parlamentar como presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia, em março do ano passado. 

O Grupo Técnico surgiu como instrumento para a implementação da lei que incentiva as escolas públicas a incluírem em seus currículos o ensino de música. A proposta de Mano Changes, em 2010, foi articulada a partir de uma demanda da Associação Brasileira de Educação Musical. “A escola não precisa ser chata; a escola tem que ser um ambiente que desperte a sede do conhecimento na criança e no jovem”, disse Mano durante a abertura da segunda parte do Seminário. “E a música faz com que a escola seja esse ambiente prazeroso para a juventude”, completou.

A coordenadora do Ensino de Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), professora Cristina Wolffenbüttel, destacou a importância do Grupo Técnico. “É a partir do GT da Música que vamos fazer com que as escolas públicas e particulares ofereçam atividades musicais e ensino de música para os estudantes, de modo sistemático e curricular”, disse. Cristina lembra que o trabalho que vem sendo realizado desde março do ano passado tem se pautado pela organização para o cumprimento da lei.

A lei que incentiva o ensino de música na rede de ensino é de autoria do deputado Mano Changes.
O seminário contou com a apresentação do Colégio Júlio de Castilhos pela manhã e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, ambas de Porto Alegre.


Desde março de 2010, foram 64 municípios incluídos no projeto, com mais de 500 pessoas, entre alunos, professores e músicos.

Um comentário:

  1. Parabéns ao deputado Changes e obrigado por ter acreditado neste projeto, que é um patrimônio de todos os músicos e educadores que trabalharam muito para a cristalização deste sonho.
    Saúde e fraternidade.
    Elojac

    ResponderExcluir