terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mano Changes quer apoio de Tarso contra barreiras argentinas

O deputado Mano Changes solicitou nesta terça-feira (14), uma audiência do Grupo Técnico da Comissão do Mercosul com o governador Tarso Genro. A ideia, de acordo com o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, é conseguir o apoio do governador para levar as reivindicações do setor exportador ao governo Federal.

“Pelo último levantamento da Fiergs pelo SIMBA (Sistema de Monitoramento das Barreiras Argentinas) da Fiergs, seis estados brasileiros têm déficit na balança comercial com a Argentina. No entanto, o Rio Grande do Sul lidera com U$ 2,087 bilhões negativos, sendo o grande prejudicado neste momento com as restrições impostas pela Argentina”, destaca Mano.

Depois do Estado, Santa Catarina com U$ 579 milhões, Pernambuco U$ 412 milhões, Paraná U$ 216 milhões, Ceará U$ 135 milhões e Rio de Janeiro com U$ 113 milhões são as demais unidades da federação afetadas pelas barreiras do país vizinho. São estes números que a comissão quer apresentar a Tarso. “Queremos que ele seja nossa voz junto ao governo Dilma, demonstrando que até o momento, apesar de o Brasil ter um superávit de quase US$ 6 bilhões na balança comercial com os argentinos, os gaúchos têm pago a conta do Mercosul, pois a impressão que se tem é de que a Argentina entendeu que não pode competir com a indústria brasileira, mas com o Estado, sim”, define.

A Casa Civil deve informar nos próximos dias a data da audiência à Comissão do Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário