quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Votação da PEC da Água é adiada

O deputado Mano Changes (PP) leu na manhã de hoje, o seu parecer sobre a PEC 206/2011 na Comissão de Segurança e Serviços Públicos. A posição do parlamentar, que é contrária a proposta, contribuiu para que os membros presentes apontassem pontos positivos e negativos da medida. Encerrando a discussão e impossibilitando a votação do parecer de Mano, o deputado Basegio (PDT), pediu vistas. O relatório volta à pauta da Comissão na próxima semana.

Aqui, você pode acessar o parecer do deputado Mano Changes.


Foto: Galileu Oldenburg

Agência ALRS

2 comentários:

  1. Grande presença, o problema das PPP's é a facilidade da privatização do serviço de saneamento, o que traria grande prejuízo para o RS. Olha o caso de Uruguaiana, 1 mês depois da empresa privada assumir, aumentaram a tarifa que a Corsan antes cobrava, fora outras reclamações de demora no atendimento, etc. Outro argumento forte a favor da manutenção do serviço público é que na Corsan existe um sistema de compensação de municípios. Acontece o seguinte, alguns municípios são muito pequenos e e receita gerada pelo serviço de saneamento não é suficiente para dar lucros, longe disso. Já outros municípios dão bastante lucro, então a Corsan utiliza esse lucro para investir no saneamento das pequenas cidades. Imagina se a iniciativa privada toma para si as maiores cidades do RS, logo teria o maior lucro, o que vai acontecer com os municípios menores? Uma estatal forte é o caminho pra manter a universalização do serviço, pensa nisso.

    ResponderExcluir
  2. para seres contrário a pec, deves estar levando algum por fora, pois não acredito que alguém em sã consciência, seja favorável entregar a água para essa rapinegem que ronda o estado, basta ver uruguaiana onde pagavam 17 reais passou para mais de 50, onde a população está sendo abastecida com água sem cloro, turbidez acima do limite não atendendo quase nenhum parâmetro mínimo exigido por lei.

    ResponderExcluir