segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mano participa de debate na FIERGS sobre barreiras argentinas

Na última sexta-feira (22), o deputado e presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, Mano Changes (PP), participou de um debate promovido pela FIERGS e pela bancada federal sobre as barreiras impostas pelo governo argentino. A iniciativa teve como objetivo avaliar a atual situação do Rio Grande do Sul em relação ao assunto e buscar soluções para o impacto na economia do estado.

Conforme Mano, somente em 2011, o Brasil acumulou um superávit de quase US$ 6 bilhões com a Argentina, enquanto o Rio Grande do Sul teve um déficit de mais de US$ 2 bilhões, saldo negativo que deve ser maior neste ano. “Isso significa que o Brasil não perde nesta balança comercial, mas a indústria gaúcha sim. Somos o calcanhar de aquiles deste processo”, afirmou. Para o deputado, o estado precisa unir forças e chamar a atenção da população para este assunto. “Nosso governador é peça chave junto ao governo federal para resolvermos esta questão”, salientou.

Mano defendeu ações compensatórias vindas da União, principalmente para a indústria moveleira, calçadista e de máquinas agrícolas. “Se não é possível derrubar as barreiras, deve-se, ao menos, criar formas de compensar as perdas para os industriais e para toda a economia", disse. O deputado finalizou lembrando também que é fundamental para a indústria gaúcha buscar novos mercados. “A Argentina não é o único país que precisa de máquinas agrícolas, por exemplo. Temos de buscar alternativas”.

O encontro reuniu parlamentares, governos, industriais e trabalhadores. As propostas dos participantes para resolver o problema do estado serão enviadas para o governo federal apresentar na reunião de Cúpula do Mercosul, que ocorre nesta semana, na Argentina.

Texto: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto; Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário