quarta-feira, 20 de junho de 2012

Comissão do Mercosul debate Plano de Desenvolvimento e Integração da Fronteira

Na manhã desta quarta-feira (20), a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais promoveu uma audiência pública sobre o Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF). Mano Changes (PP) presidiu o encontro, que contou com a presença dos deputados Edson Brum (PMDB), Jeferson Fernandes (PT), Zilá Breitenbach (PSDB) e José Sperotto (PTB), além de representantes do governo do Estado, da Famurs e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idest).

Durante a reunião, o assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Tarson Nuñez, apresentou a versão preliminar das propostas que o Estado está elaborando. Conforme ele, este documento ainda pode sofrer alterações, mas apresenta uma série de políticas, programas e ações que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da fronteira em seis eixos essenciais: infraestrutura e desenvolvimento sustentável, combate às desigualdades sociais, promoção do crescimento econômico, integração territorial, gestão institucional e integração entre os povos.

Nuñez ressaltou que o governo estabeleceu um cronograma e durante um seminário, que será realizado na Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) no dia 16 de julho, deve colher as últimas indicações para o PDIF. “Entre os dias 23 e 27 de julho, vamos entregar ao Ministério da Integração Nacional as proposições que consideramos fundamentais para o desenvolvimento desta região no Estado. Esperamos que algumas dessas propostas façam parte do orçamento da União já em 2013”, disse.

O deputado Mano Changes elogiou o protagonismo do executivo em levantar essa questão e sugeriu a criação de um grupo técnico na Comissão do Mercosul para acompanhar a elaboração do plano. “É importante a integração desta comissão ao que está sendo elencado”. Além disso, o parlamentar afirmou que considera necessário o planejamento de ações para inclusão digital. “O acesso à tecnologia e à informação pode contribuir de maneira significante para atingir as metas que estão sendo traçadas”, justificou.

Mano também cobrou uma atuação mais efetiva do governo do Estado em relação às barreiras impostas pela Argentina. Segundo o deputado, o Rio Grande do Sul é o estado da federação que mais perde. “Temos um deficit enorme relacionado a esta questão e somente o executivo possui força suficiente para cobrar uma solução do governo federal. Sou contra a qualquer forma de retaliação à indústria argentina, mas a indústria gaúcha precisa de compensação”, defendeu.

Texto: Gabriela Brands - Mtb/15590
Foto: Marco Couto/ Agência ALRS


Nenhum comentário:

Postar um comentário