quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

50 anos da Escola de Saúde Pública foram homenageados por Mano Changes


O deputado Mano Changes (PP), em nome da bancada do Partido Progressista, homenageou na tarde desta quinta-feira(13), a comemoração dos 50 anos da Escola de Saúde Pública (ESP) da Secretaria de Saúde do governo do Estado do Rio Grande do Sul, proposta no Grande Expediente, pelo deputado Luis Lauermann (PT), no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha da Assembleia Legislativa em Porto Alegre.

Mano ressaltou a importância da instituição e da sua história para os gaúchos, parabenizando o trabalho realizado nesses 50 anos de atividades da Escola de Saúde Pública, voltados para o desenvolvimento humano.

O progressista lembrou ainda que quando se fala em saúde, automaticamente é preciso relacionar com expectativa de vida, desenvolvimento social e prevenção, e concluiu sua fala na tribuna, citando a educação como a base na evolução e desenvolvimento da sociedade.

- A educação é fundamental para criar mecanismos sustentáveis, e o homem é o centro de todas essas conexões. Os deputados da bancada Progressista entendem a importância da escola e estão a disposição para trabalharmos, cada vez mais, pensando no desenvolvimento social e cuidado das pessoas, finalizou.

Escola de Saúde Pública

A Escola de Saúde Pública foi criada em 1962 através do decreto Estadual de número 13.812, e é vinculada à Secretaria de Saúde do Estado. Inicialmente visava à formação de técnicos nos diversos setores da Saúde Pública. No entanto, após cinco décadas, conta com 19 Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva (Nuresc), atuando também junto a cada uma das Coordenadorias Regionais de Saúde, descentralizando a própria ESP.

O Curso de Especialização em Saúde Pública (CSP) tem entre seus ojetivos, contribuir a formação de trabalhadores de saúde qualificados para a atuação em acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) – foi iniciado em 1975 e é realizado, na maioria de suas edições, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ/MS).

Atualmente, a ESP destaca-se pelo seu polo de formação, com a coordenação e desenvolvimento da RIS – Residências Médicas em Medicina de Família e Comunidade, Dermatologia Sanitária e Psiquiatria; Residências Multiprofissionais em Atenção Básica, em Saúde Mental Coletiva, em Dermatologia e Pneumologia Sanitárias -, com campos práticos em cinco diferentes municípios do RS.

Também como polo de formação, a ESP estabeleceu cooperações, principalmente com instituições públicas de ensino, para cursos de pós-graduações para trabalhadores do SUS das três esferas de governo, como por exemplo, o curso de Especialização em Educação e Saúde em parceria com a Universidade Estadual do RS (UERGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário