sábado, 19 de janeiro de 2013

O Sul - Adroaldo Streck: Mano Changes


Conhece tudo em detalhes, discorre com facilidade sobre os diversos tipos de drogas.

No Pampa Debates (na TV), 17h35min, conduzido pelo Paulo Sérgio Pinto, presentes o doutor Argolo, ex-governador Copares, deputado Mano Changes e eu, o assunto debatido agradou em cheio veranistas corno ouço todos os dias aqui na orla. Assunto em foco: a tragédia mundial das drogas.

Impressionante
0 deputado Mano Changes está dedicando o seu segundo mandato de deputado estadual ao assunto. Conhece tudo em detalhes, discorre com facilidade sobre os diversos tipos de drogas, a primeira condição para que se possa atuar com produtividade em um campo tão trágico.

Linguagem jovem
0 deputado Mano Changes, que deve ter menos de 35 anos, é músico e sempre contatou com a juventude. Uma palestra dele vale 100 vezes mais que a de um grande expert idoso. A linguagem é fundamental. Agora mesmo, aqui na praia, escrevendo esta coluna em uma lan house (Paraguassu, 1.222) conversava com um jovem de 16 anos. Garoto bom de bola e que precisei me antenar para acompanhar nosso diálogo.

Orgulho
Alguns jovens, como o que eu acabei de citar, orgulham-se de não consumir drogas. 0 meu neto de 23 anos me assegura que não é das drogas. E eu acredito nele. Esta mentalidade é que precisa ser difundida. Por que motivo estragar a vida se ela é melhor de cara limpa. Então, o combate aos entorpecentes deve ser feito por unta boa comunicação? Sim, pode não ser tudo, mas ajuda.

Pior droga
Na conversa com Mano Changes, o dr. Argolo, Collares e eu farpamos o deputado de perguntas, como dizia o professor Armando Pereira da Câmara. Mano Changes concordou em que o álcool é o pior veneno, porque induz a outros caminhos. De fato, uma pessoa alcoólatra é um desastre. As pessoas terminam se afastando e o tempo de vida útil do viciado é reduzido drasticamente.

Outros programas
Já sugeri ao Paulo Sérgio Pinto que poderemos fazer outros programas com instruções sobre como proceder com a pessoa que desejamos ver longe do álcool. Tive um compadre e amigo que bebia muito. Urna dia ele me disse: Adroaldo, eu só bebo quando quero. E eu respondi: o mal é que tu queres sempre. Morreu com menos de 50 anos.

Nosso organismo
Estou convencido de que o controle sobre bebidas alcoólicas começa com o domínio do nosso organismo. Quando ele está exigindo com força demais, bebidas, mais bebidas, é hora de dar urna demonstração de que ainda mandamos no nosso organismo. Se tivermos força de dizer não, vamos crescer perante nós mesmos. Este deve ser o objetivo de quem quer viver bem e não deseja acabar com a vida, especialmente, dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário