segunda-feira, 25 de março de 2013

Audiência na Secretaria de Cultura reúne Mano Changes, lideranças municipais e grupo de pianistas

Na manhã desta segunda-feira (25), o deputado Mano Changes (PP) acompanhou lideranças dos municípios de Torres, Xangri-Lá, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Glorinha, Caraá, Charqueadas e um grupo de pianistas de Bagé em uma audiência na Secretaria Estadual de Cultura.

Recebido pelo Diretor Geral e Secretário Adjunto, Jéferson Assumção, e pela Diretora de Economia da Cultura, Denise Viana Pereira, o grupo de lideranças expôs as dificuldades que enfrentam para tirar do papel projetos culturais e pediram um maior aporte financeiro do órgão para os municípios. Já os integrantes do Conjunto de pianistas de Bagé apresentaram o trabalho desenvolvido pelo grupo e falaram sobre o interesse em fazer uma apresentação em Porto Alegre. O grupo é composto por 34 pianistas que se apresentam tocando juntos 5 pianos e a perspectiva é realizar um concerto dentro do projeto Música no Piratini.

Para atender os pleitos dos municípios presentes na reunião, o secretário adjunto falou que é necessário trabalhar em parceria. Assumção explicou que o Estado está trabalhando no desenvolvimento de um Plano Estadual de Cultura e que as cidades também devem se adequar a essa nova realidade. “Exite uma pasta de financiamento no Sistema Nacional de Cultura que vai transmitir recursos para o programa estadual, através de fundos. Para os municípios serem beneficiados, também precisarão possuir esse sistema”, declarou. Além disso, o secretário destacou a importância de acompanhar os editais lançados pelos órgãos. “Recentemente, publicamos um edital para modernização de 125 bibliotecas”, exemplificou.

Mano Changes agradeceu a disponibilidade de Assumção e dos demais servidores da pasta, e ressaltou a importância das prefeituras acompanharem os sites das secretarias estaduais. O deputado também lembrou ao assumir a Escola do Legislativo se propôs a trabalhar para implantar uma cultura de democracia nas escolas e disse que pode utilizar o espaço para realizar cursos de capacitação dos gestores municipais. “Muitas vezes, as administrações não possuem informações como recebemos aqui e perdem a oportunidade de captar recursos para as suas cidades e fazer os investimento que a população espera”, acrescentou.

Texto: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Gabriela Brands

Nenhum comentário:

Postar um comentário