terça-feira, 17 de setembro de 2013

Projeto de Mano é esperança para quem espera doação de medula

       Nos próximos dias, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa deve votar parecer ao Projeto de Lei 71/2011 do deputado Mano Changes, que institui no Estado a realização do Teste de Tipagem HLA para a inclusão dos resultados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
 Pela proposta, no momento em que for feito o teste do pezinho no bebê, em maternidades e serviços hospitalares da rede pública ou conveniados com o SUS, assim como na coleta de sangue de doadores nos hemocentros, já será coletado material para detectar a tipagem HLA. “Essa medida simples vai potencializar a base de dados do Redome, permitindo que se busque no cadastro nacional um doador compatível entre os grupos semelhantes mas não aparentados. Atualmente, milhares de pessoas com leucemia e outras doenças sanguineas têm como única esperança de vida o transplante de medula óssea”, enfatiza Mano. A probabilidade de se achar um doador compatível dentro do Brasil é de uma para cem mil doadores – o Redome tem hoje cerca de 1,5 milhão de pessoas cadastradas.
 O texto também prevê que antes de fazer o teste no bebê, o laboratório terá que ter a autorização dos pais ou responsáveis. “Cabe ressaltar que a inclusão do resultado do teste no Redome não implica na obrigatoriedade de doação, a qual será consentida ou não somente quando houver paciente compatível”, destaca o parlamentar.
 De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), responsável pelo REDOME, “cerca de 60% dos pacientes não encontram doadores na família e quando isso acontece, é preciso buscar um doador compatível cadastrado no Registro Nacional (REDOME)". As chances de encontrar um doador não-aparentado dependem do grau de miscigenação dos indivíduos na população. “Então, quanto maior o número de brasileiros cadastrados no banco, maiores serão as chances dos pacientes acharem doadores compatíveis”, define Mano.

Gabinete Mano Changes
Assessoria de Imprensa
Data: 17.09.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário