quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mano Changes recebe visita de senador mexicano que criou projeto que revolucionou a educação infantil


Mano quer trazer para o Brasil projeto do Senador Mexicano


Visita do Senador foi intermediada pelo Secretario da saúde Osmar Terra

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa, deputado Mano Changes (PP), recebeu hoje (25) a visita do senador mexicano Alberto Anaya Guttierrez, do Partido do Trabalho daquele país. A visita foi intermediada pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, em razão do interesse demonstrado pelo deputado Mano Changes de conhecer o projeto de educação para a primeira infância desenvolvido pelo senador mexicano na cidade de Monterrey, capital do estado de Nuevo Léon.

O senador Gutierrez contou de sua experiência dirigindo 13 Centros de Desenvolvimento Infantil (CENDI) nas favelas de Monterrey, que recebem crianças de 45 dias até seis anos. Segundo o senador mexicano a preocupação maior destes centros é com o desenvolvimento cerebral das crianças pobres. Ele disse que nos primeiros três anos de vida é que se dá o desenvolvimento de 90% do cérebro, e por isso é fundamental o estímulo precoce. Nos CENDIs, localizados em áreas vulneráveis da periferia (espécies de favelas), com capacidade para 250 crianças cada, são disponibilizados equipamentos e instalações de primeiro mundo, contando até mesmo com piscinas de água quente.

Entusiasta do sistema de educação integral, Mano Changes se disse interessado em conhecer o projeto implantado pelo senador Gutierrez para adaptado a realidade brasileira. Cuidar da educação e da alimentação das crianças é ajudar a formar uma geração com mais saúde e sede por saber. “Uma geração livre das drogas e do analfabetismo, preocupada com o planejamento familiar e a preservação do meio ambiente.

Gutierrez disse ainda que está trabalhando numa legislação para que se estabeleça a obrigatoriedade da frequencia das crianças em escolas infantis desde o nascimento até os seis ano. “Se desenvolvermos os cérebros de nossas crianças, teremos um país mais inteligente, poderoso e equilibrado”, afirmou ele. No final da visita o senador convidou os deputados gaúchos para fazerem uma visita ao seu pais e conhecerem o programa. O presidente da Comissão de Educação, deputado Mano Changes (PP) tomou a iniciativa de consultar os deputados interessados a fim de organizar comitiva para visita a Monterrey ainda no primeiro semestre de 2010.

No final do encontro, Mano Changes, acompanhado do senador Gutierrez e do secretário Osmar Terra, os deputados Cassiá Carpes (PTB) e Miki Breier (PSB), membros titulares da Comissão de Educação e com atuação na área da infância e da juventude, mais o ex-presidente da Assembléia, Fernando Zachia, e do futuro presidente da Casa, Giovani Cherini (PDT), foram recebidos pelo presidente do Poder Legislativo, Ivar Pavan (PT).

O senador mexicano estava acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra. Também participaram do encontro os deputados Miki Breier (PSB), Cassiá Carpes (PTB), Luiz Fernando Záchia (PMDB) e Giovani Cherini (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário