terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mano Changes diz que escola atrativa gera sede conhecimento no aluno


Três alunas da 6ª série da Escola Municipal Prefeito Edgar Fontoura, de Canoas, entrevistaram na manhã de hoje (31/8) o deputado Mano Changes. No encontro, que foi gravado em vídeo para que outros alunos da escola possam assistir, Tamires, Vitória e Isadora formularam uma série de perguntas sobre política, Internet, crack, e outros assuntos de interesse da juventude. O enfoque principal de Mano na entrevista foi a necessidade da escola ser atrativa para o aluno. “Uma escola divertida faz com que o aluno tenha sede de conhecimento e sinta vontade dentro”, disse. A entrevista foi realizada na sala da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, no Centro de Porto Alegre.

Sobre o crack, Mano alertou sobre o perigo que essa droga já representa para os jovens gaúchos. Segundo ele, o problema é tão sério que no Rio Grande do Sul já tomou proporções de epidemia. “A gurizada precisa se dar conta que usar o crack é uma roubada. Experimentou não tem volta  , tá viciado e, a partir daí, a vida passa a ser em função da busca e do uso dessa pedra maldita”, afirmou. O resultado disso complementa o deputado, é que atualmente já morrem no estado mais jovens pela violência do crack do que por acidentes de trânsito.

Quanto a indagação sobre a importância da Internet, Mano Changes disse que ela tem tudo a ver com os jovens. Desde a facilidade do manuseio do computador até a desenvoltura  na absorção do conteúdo digital. E mais, que a Internet pode ser uma excelente opção para a geração de emprego e renda, permitindo, mais que a inclusão digital, uma inclusão social. E fez um alerta aos governantes para que contratem monitores para ensinar professores e alunos a utilizarem a Internet. “De nada adianta montar laboratórios de informática se não houver alguém que ensine a tirar proveito dos equipamentos”, disse Mano.

Outra reivindicação do deputado diz respeito a oferta de Internet a um custo acessível à população de baixa renda. “O primeiro passo foi dado no Seminário Internet para Todos quando os três principais candidatos a governador se comprometeram em levar a Internet gratuita para todos os 497 municípios do estado, sendo que a governadora Yeda foi mais longe, anunciou a criação da CEEE Telecom”, declarou Mano Changes.

Sobre a importância do papel do deputado e da política, Mano afirmou que a vocação por ajudar as pessoas deve vir em primeiro lugar. “Eu entrei na política para dar vez e voz aos jovens. Para provar que o jovem sabe fazer política com ética, honestidade e comprometimento”. Quanto ao seu futuro político, Mano Changes disse que concorre a reeleição para deputado estadual porque deseja ver implementadas suas bandeiras de luta, dentre ela, a banda larga pública e gratuita, a educação integral, a capacitação profissional através do ensino profissionalizante, a criação da Secretaria da Juventude em todos os municípios gaúchos e outras mais.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MANO CHANGES É PAI NO DIA EM QUE O INTER É BICAMPEÃO DA AMÉRICA

Pois não é que Mano Changes se tornou pai no dia que o seu Internacional se sagrou Bicampeão da América! Pura predestinação de campeão.


Diogo Bier – sim o rebento tem o mesmo nome do pai – nasceu às 19hs53min de ontem (18 de agosto), no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pesando 3, 240 Kg e medindo 48 centímetros.

No momento do nascimento, duas horas antes do início da final da Libertadores, entre Internacional e Chivas (MEX), acabava o nervosismo do homem Mano Changes e começava o do torcedor e conselheiro do Inter.

Pai pela primeira vez, Mano decidiu que veria o jogo pela televisão, no quarto do hospital. E foi o que fez. Pelo menos no primeiro tempo. Com o coração colorado a mil, por estar vendo o seu time perdendo para o Chivas, Mano tomou uma decisão. Beijou o filho e a esposa e disse: “vou lá no Beira-Rio ajudar o colorado a virar a partida e já volto”.

E assim fez. Pois não é que o Inter virou mesmo. Fez três gols no segundo tempo. Resultado final: Inter 3 x Chivas 2. Inter, Bicampeão da Libertadores. “E o melhor de tudo é que só vi os gols da Academia, pois como sai antes do final da partida não o vi o segundo gol Chivas”, diz Mano.

Realmente, o homem, agora pai, é mesmo pé quente.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mano defende Internet Gratuita para desenvolver os municipios do RS

Foto e texto:Rafael Cabeleira

O deputado Mano Changes participou na tarde desta quarta-feira (11/08), do evento Cidades Digitais, no auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do sul. O encontro teve como objetivo a viabilização de projetos nos municípios gaúchos e a integração Internet/Telefonia para a redução de custos. Defensor de uma Banda Larga e Wireless públicos e de forma gratuita, Mano participou do painel Redes de Comunicação, no qual falou para aproximadamente 100 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, técnicos de informática e administradores de rede de nosso Estado.


Depois de ser o idealizador do Seminário Internet para Todos, realizado no início do mês no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, Changes deu ênfase na importância da viabilização desta ferramenta, ressaltando que o mais atrativo para o jovem nos dias atuais compreende tecnologia, esporte e cultura. O deputado também lembrou que a Internet gratuita será essencial para nosso Estado na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Segundo Mano, “com o Wireless, o turista poderá através de seu telefone celular, obter informações das mais diversas sobre a Copa, que será realizada em um país de dimensões continentais”.

Como presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, o deputado não deixou de falar sobre o efeito da Internet gratuita na educação. Lembrou que a Internet é hoje dona do conhecimento e, que de certa forma, revoluciona a educação. No entanto, alertou que existe muita coisa ruim e inverídica na rede. “O professor de hoje não é mais o dono do conteúdo, mas um orientador. Ele precisa estar muito bem informado, para mostrar ao aluno se sua pesquisa teve êxito” concluiu o deputado.