terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Comissão do Mercosul reúne exportadores nesta quarta para debater barreiras argentinas

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa reúne-se nesta quarta-feira com entidades exportadoras para analisar as novas barreiras impostas pela Argentina às importações. O encontro acontece a partir das 11h, na Sala Maurício Cardoso.

A preocupação do presidente da Comissão, deputado Mano Changes, é com os prejuízos que as novas determinações já estão causando ao setor exportador gaúcho. “Por sua vocação exportadora, o Rio Grande do Sul é o principal estado atingido pelas novas regras impostas pelo governo de Cristina Kirchner. Para se ter uma ideia, em 2011, 40% dos empresários registraram prejuízos acima de R$ 1 milhão em virtude de problemas enfrentados com a alfândega argentina”, aponta o parlamentar.

Com base em um estudo preparado pela Fiergs, entidade que integra o Grupo Técnico da Comissão do Mercosul, Mano alerta que 83% das empresas foram prejudicadas no ano passado. “Isso comprova que, apesar de o saldo da corrente de comércio entre os dois países ser positivo para o Brasil, o Estado é o calcanhar de Aquiles da integração no bloco. O governo brasileiro precisa tomar medidas urgentes sob pena de termos o agravamento dessa crise com sérios prejuízos à nossa economia”, define.

Nenhum comentário:

Postar um comentário