terça-feira, 27 de março de 2012

Projeto do vagão Exclusivo para Mulheres repercute na mídia gaúcha

O projeto do deputado Mano Changes que destina um vagão exclusivo para mulheres no Trensurb continua repercutindo na imprensa gaúcha. Ontem, o Jornalista André Machado postou em seu blog matéria do repórter Álvaro Andrade que foi veiculada na rádio Gaúcha. Os jornalistas Túlio Milman e Antônio Carlos Macedo também falaram sobre o projeto do deputado Mano Changes.

Leia abaixo matéria do repórter Álvaro Andrade:

Só para elas: projeto de vagão exclusivo

Com o objetivo de minimizar constrangimentos e proporcionar mais conforto às usuárias do Trensurb, o deputado Mano Changes (PP), quer destinar um vagão exclusivo às mulheres nos horários de pico. A medida não exclui casais que queiram viajar juntos, que poderão utilizar os vagões de uso misto. Porém, segundo Changes, o projeto possibilita que as mulheres viajem de trem sem sofrer assédio "Um vagão desses não ficaria ocioso, nos horários de pico haveria mulheres suficientes para ocupar esse vagão e ter um pouco mais de conforto. As passageiras que usam o trem falam desse problema, dessa 'casquinha', desse assédio", comenta Mano. Segundo a Trensurb, 58% dos usuários do serviço são mulheres. A empresa ainda não se manifesta sobre o projeto, mas informa que nos últimos cinco anos recebeu apenas nove reclamações de assédio através da ouvidoria. Já a Secretaria Estadual de Política para as Mulheres é totalmente contrária ao projeto. Segundo a secretária Márcia Santana, o caminho é conscientizar, e não segregar "Os abusos não ocorrem só no Trensurb, mas em todo transporte metropolitano. O que precisamos são campanhas de conscientização para que elas passem a denunciar quando forem vítimas de algum constrangimento". A Secretária ainda informou que procurará o deputado para propor alterações no projeto. Também disse que já há discussões com a Trensurb e outros representantes do transporte coletivo para trabalhar campanhas informativas. O projeto permite que mães viajem acompanhadas de filhos de até 12 anos nos vagões exclusivos, que deverão ser identificados de forma clara. A matéria está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa e não tem previsão de quando irá a votação.
 
Ouça os comentários de Túlio Milman e Antônio Carlos Macedo:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/radio-gaucha-player/232/player/244811/ouca-o-comentario-de-tulio-milman-no-gaucha-hoje-27-03-2012-7h55/1/index.htm

Texto: Vicente Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário