quinta-feira, 14 de junho de 2012

Em audiência pública, Nova Santa Rita cobra melhorias na internet e telefonia

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa realizou audiência pública na noite desta quarta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita. O encontro, proposto pelo deputado Mano Changes tratou sobre a disponibilização do serviço de Internet Banda Larga e de telefonia no município. O parlamentar também foi o responsável pelo comando dos trabalhos.

Apesar de integrar a Região Metropolitana, moradores de bairros afastados do centro, e inclusive da área central da cidade, têm dificuldades em fazer e receber ligações. Os problemas são ampliados também pelo mau sinal da internet no município. “O Legislativo é a caixa de ressonância para a sociedade em muitas de suas demandas. A Assembleia Legislativa, ao longo de sua trajetória, tem tido a preocupação de ouvir e dar voz às reivindicações dos gaúchos. É por isso que estamos aqui, atendendo solicitação apresentada pela vereadora Marli Pires, que esteve em meu gabinete com um abaixo-assinado pedindo melhorias urgentes nos serviços de comunicação na cidade”, destacou Mano.

A audiência reuniu representantes da Agência Nacional de Telecomunicações e das operadoras de internet e telefonia móvel, e contou com a presença de vereadores, Associações de Bairros, Sindicatos e da Comunidade, os quais foram unânimes nas queixas quanto aos problemas enfrentados.

ANATEL E OPERADORAS

O engenheiro Maurício Peroni, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destacou que as operadoras devem atender às necessidades da sociedade para tornar o serviço atraente. Salientou ainda que a empresas devem disponibilizar um mapa de cobertura nos municípios e garantir que 80% das áreas urbanas sejam atendidas.

Os representantes das operadoras Oi, Vivo, Tim e Claro, de modo geral, admitiram as dificuldades em atender as necessidades da comunidade em virtude dos custos operacionais envolvidos entre a demanda e o retorno possível no município. Também pediram que os agentes públicos se empenhem para que a carga tributária dos serviços de telecomunicações, atualmente em 40%, seja reduzida. Segundo eles, isso possibilitaria a redução dos custos e novos investimentos por parte das empresas.

A Vivo não deu data, mas prometeu melhorias para o Bairro Caju. “Estamos locando um espaço no bairro para colocação de uma antena, o que deve melhorar o serviço na localidade”, destacou Daniel Silveira da Encarnação, representante da operadora no encontro.

A vereadora Marli Pires contou que Nova Santa Rita foi privilegiada com esta audiência e que foram ouvidas todas as operadoras. “Saio satisfeita deste encontro, pois a sociedade compareceu e reivindicou melhorias. De nossa parte, seguiremos cobrando uma solução definitiva e trabalhando para que esse problema se resolva o mais breve possível”, finalizou.

O encontro foi o primeiro de uma série de audiência públicas propostas pelo deputado Mano Changes para tratar da internet banda larga.

Texto: Mário Selbach (Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita)
Edição: Gabriela Brands (Mtb/15590)
Foto: Galileu Oldenburg/ Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário