quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Deputado apóia valorização do Hip Hop e parabeniza o dia mundial do movimento


O deputado Mano Changes elogiou nesta quarta-feira (14), a realização de audiência pública ontem na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Internacional do Movimento Musical Hip Hop, comemorado dia 12 de novembro e parabenizou a todos aqueles que fazem parte e lutam pelo movimento.

Mano destacou que o Hip Hop é a expressão da força criativa que caracteriza o Brasil como nação. Ele acredita que o movimento não é apenas uma simples importação da manifestação cultural norte-americana, tendo em vista que foi assimilada desde os anos 80 no Brasil, onde chegou por meio da dança.

De acordo com o deputado, o Hip Hop está amplamente difundido no País, podendo ser encontrado em todo o território nacional, principalmente na periferia das regiões metropolitanas e, ainda, no interior de diversos Estados.

- O movimento já absorveu a diversidade da cultura brasileira, com a criação de uma identidade própria, tornando-se uma das linguagens artísticas mais representativas da cultura nacional. O universo do Hip Hop engloba inúmeros e diferentes profissionais, como dançarinos, grafiteiros, estilistas, DJs e Mcs ,e merece ser reconhecido.

Mano Changes afirmou ainda que a audiência pública realizada por iniciativa do deputado Romário (PSB-RJ) serviu para dar voz a uma parcela da população brasileira que tem muita dificuldade em ser ouvida.

- É importante ouvir a galera do Hip Hop, que muitas vezes se encontra marginalizada devido a falta de oportunidades, eles querem ser ouvidos, reconhecidos e valorizados através da sua arte, da sua cultura, afirmou.

O deputado também lembrou o crescimento da violência urbana, ressaltando que as maiores vítimas desse processo são principalmente os jovens negros da periferia.

- Os jovens do Hip Hop estão aí cobrando políticas públicas que possam reconhecê-los como sujeitos da sociedade, além da regulamentação de suas profissões; incentivos fiscais específicos; benefícios da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; e uma flexibilização da Ordem dos Músicos do Brasil, para que possam ser reconhecidos pela categoria como merecem.

Assessoria de Comunicação - Deputado Mano Changes

Nenhum comentário:

Postar um comentário