segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Deputado Mano Changes reforça preocupação com a situação de saneamento básico no Estado

No Jornal do Comércio de hoje (19), na coluna do jornalista Danilo Ucha, uma nota que cita dados do índice de saneamento básico no Rio Grande do Sul, preocupa o deputado Mano Changes, que em maio deste ano ano defendeu parecer contrário à PEC da Água que não permitiria a concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento através de parcerias público-privadas.


Atualmente entre os dados divulgados no ranking de estados brasileiros com saneamento básico, o Estado ocupa o 23º lugar, entre os 27 estados do País pesquisados. Mano reforça que o RS vive um cenário cada vez mais preocupante, e ressaltou que dos 497 municípios, apenas 41% contam com o serviço de coleta de esgoto, e somente 15% deles, ou seja, apenas 74 cidades possuem tratamento de água e esgoto, uma situação bastante alarmante, que precisa de atenção.

- Não é possível abrir mão de recursos, nem mesmo da possibilidades de obtê-los e por isso fui contrário a PEC da Água que não queria permitir a concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento através de parcerias público-privadas. O serviço de saneamento básico é algo essencial e de direito de todo cidadão, lembrou o deputado.

A PEC da Água começou a tramitar na Comissão de Segurança e Serviços Públicos em fevereiro deste ano. Conforme as regras do regimento interno da Assembleia, com a aprovação do relatório do deputado Mano Changes, a PEC da Água saiu de tramitação, permitindo assim, que parcerias público-privadas possam ser realizadas no setor de saneamento básico, que tanto necessita de ampliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário