terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mano Changes propõe Seminário Internacional Contra o Crack no Fórum Social Temático

O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Mano Changes, propôs nesta quinta-feira (1º) à coordenação do Fórum Social Temático a realização de um Seminário Internacional Contra o Crack. O evento integrará a programação do Fórum Social, que acontece de 26 a 30 de janeiro de 2013 em Porto Alegre.

O Fórum, acredita Mano, é o local ideal para um debate envolvendo diversos atores do Mercosul em uma grande mobilização contra o crack. “É importante o Brasil ter R$ 4 bilhões em seu orçamento destinado à recuperação e ao combate ao crack, mas estes recursos podem ser melhor aplicados se tivermos simetria e criarmos políticas públicas conjuntas com os países vizinhos”, aponta.

Mano quer trazer autoridades da Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina, Paraguai e Uruguai, além do Brasil, para discutir o problema. “O crack é um sub-produto da cocaína, mas o Brasil não é produtor desta droga. Então, precisamos saber o que os países que têm fronteira conosco estão fazendo para desenvolver ações conjuntas que possam fazer um combate efetivo e ao mesmo tempo alertar para os problemas decorrentes do crack, que é uma epidemia na região”, enfatiza.

Para o deputado, afastar o jovem do eixo de violência causado pela pedra deve ser uma prioridade para autoridades e sociedade. Segundo ele, a internet pode ser um importante instrumento neste sentido. “Se o jovem não tem experiência para o mercado de trabalho, ele como ninguém tem capacidade de absorver e compreender novas tecnologias. Por isso, facilitar o acesso é também uma ação contra o crack e que é capaz de gerar novas oportunidades, especialmente nas periferias”, define.

Texto: Mário Selbach
Foto: Gabriela Brands

Nenhum comentário:

Postar um comentário