terça-feira, 5 de março de 2013

Mano sugere que vale-cultura seja usado para pagar internet

Aproveitando a visita da Ministra da Cultura ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (05), o deputado Mano Changes (PP), entregou à Martha Suplicy um ofício, sugerindo que a mensalidade de internet seja incluída na lista de pagamentos autorizados pelo vale-cultura.

Desde que o governo federal confirmou que o benefício poderá ser utilizado na assinatura de TV a cabo, o parlamentar tem defendido a inserção da banda larga no programa. “Em nenhum lugar temos acesso à um conteúdo cultural tão diversificado. É um absurdo abrir espaço para a televisão e não dar oportunidade a que o cidadão de baixa renda possa ter acesso à Internet. Acredito que com esta medida as comunidades que mais precisam do acesso à informação poderiam ser beneficiadas, especialmente, os jovens das periferias brasileiras.”, declarou.

Segundo o Ministério da Cultura, a estimativa é de que 17 milhões de pessoas recebam o benefício, que será concedido na forma de um cartão magnético e poderá ser usado para comprar produtos e serviços culturais. Trabalhadores com carteira assinada, que ganham até cinco salários mínimos terão direito ao vale-cultura, no valor de R$ 50.

Mano destaca que não é contra a destinação de recursos para a Cultura. “Pelo contrário, sou um defensor de mais verbas para a área cultural. O que critico é o uso de verbas que poderão custear o pagamento de TV a cabo o que, convenhamos, não é uma prioridade para quem está longe da internet como meio de inclusão e possibilidade de acesso a novos conteúdos”, defende o parlamentar.

O deputado coordena o Movimento Internet Livre e entre suas bandeiras defende a internet gratuita como ferramenta de inclusão. “A Organização das Nações Unidas reconhece a internet como um direito humano. No Brasil ainda engatinhamos nesta área, com serviços caros e que excluem as camadas mais pobres da rede mundial, o que é lamentável sob todos os aspectos”, define.

Texto: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Marcelo Bertani/ Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário