sexta-feira, 14 de junho de 2013

A partir de proposição de Mano Changes, GT é criado para discutir conclusão do Porto Seco

O Plenarinho da Assembleia Legislativa recebeu um grande número de lideranças do carnaval de Porto Alegre e representantes do poder executivo municipal e estadual para debater a conclusão do Complexo Cultural do Porto Seco, nesta sexta-feira (14). Proponente da discussão, o deputado Mano Changes (PP), sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho para tratar do assunto.

Conforme o deputado, o objetivo do Grupo de Trabalho é dar continuidade ao debate iniciado na audiência pública. “Precisamos de ações concretas voltadas ao que a comunidade deseja. O GT pode ser a ferramenta que falta para que o carnaval de Porto Alegre aconteça com dignidade e para que os demais projetos envolvendo o Porto Seco saiam do papel”, argumentou.

A proposição de Mano Changes foi aceita pelos presentes. A presidente da Mobilização Pró Complexo Cultural do Porto Seco, Estella Maris, elogiou a iniciativa e ressaltou a preocupação dos moradores da região e dos integrantes de escola de samba com a situação do complexo. “Estamos esperando por esse espaço de cultura popular há mais de 25 anos. Foram gastos R$ 20 milhões e nada do que foi planejado está acontecendo”, disse.

Robson Machado, representante da União do Grupo Especial de Porto Alegre manifestou a mesma preocupação. Para ele, a cidade perde com o abandono do espaço. “Aquilo lá foi criado para ser utilizado pela comunidade e hoje serve para prostituição, rachas e desmanche de carro. O Porto Seco era para ser um espaço de qualificação, inclusão e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos”, alertou.

Todas as sugestões feitas pelos presentes foram encaminhadas por Mano Changes e serão tratadas pelo Grupo de Trabalho. Conforme o deputado, o GT será um grande instrumento na luta pela conclusão do Porto Seco. “Precisamos dar valor e nos orgulhar desse patrimônio. Vamos utilizar esse espaço que a Assembleia proporciona para cobrar da prefeitura e do governo do estado uma solução”, garantiu.

PRESENÇAS
Entre os participantes do debate, estavam a deputada Ana Affonso (PT), que coordenou os trabalhos, o deputado Adão Villaverde (PT), o presidente da Associação de Entidades Carnavalescas de Porto Alegre, Vitor Hugo Amaral, presidente do Conselho Municipal de Cultura, Paulo Roberto Guimarães, representante da Secretaria Municipal de Cultura, Joaquim Lucena, representante da Secretaria Estadual de Cultura, João Pontes, e representante da Secretaria Estadual de Turismo, Álvaro Machado.

GRUPO DE TRABALHO
A primeira reunião do GT irá acontecer no dia 08 de julho (segunda-feira) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O público presente foi convidado a integrar o grupo. Para Mano, o tema do primeiro encontro deve ser a construção de uma agenda entre os participantes e a busca por uma posição da Prefeitura Municipal de Porto Alegre a respeito do Complexo Cultural do Porto Seco.

Texto: Gabriela Brands -Assessoria de Comunicação/ Mano Changes
Foto: Marcelo Bertani/ Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário