terça-feira, 11 de junho de 2013

Mano debate com entidades e lideranças a conclusão das obras do Complexo Cultural do Porto Seco

Nesta sexta-feira (14), o deputado Mano Changes (PP) debate em audiência pública com lideranças comunitárias e do carnaval de Porto Alegre a conclusão dos projetos relacionados ao Complexo Cultural do Porto Seco.

Inaugurado em 2004, a obra foi entregue sem que estivesse concluída. Em outubro de 2006, tornou-se Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio Grande do Sul através da Lei 12.604/06 aprovada na Assembleia Legislativa. "A comunidade quer e precisa utilizá-lo durante o ano todo e não apenas no período de Carnaval. Para que isso se torne realidade, é preciso a construção do Complexo Cultural conforme previstos no projeto original ano 2003, que permite atividade compatíveis e de geração de renda, em especial sob as arquibancadas, com Centro de Referência Étnica; Museu do Carnaval; Oficinas Culturais e Cursos Profissionalizantes; Segurança Pública; posto de saúde; Restaurante-Escola; Salas de Teatro, concha acústica para apresentações e ensaios; Serviços de Comes e Bebes.", destaca Estella Maris da Silveira Dutra, moradora da região.

O receio das lideranças é de que o município decida pela construção de um centro de eventos para Porto Alegre em outro local. "Há uma preocupação muito grande em relação a isso, pois fala-se muito que a prefeitura pensa em construir um novo espaço, quando na verdade temos um patrimônio histórico e cultural que precisa de novos investimentos do poder público. Há 24 anos que o carnaval de Porto Alegre aguarda por um espaço digno para desenvolver a cultura popular", diz Estella.

ENCAMINHAMENTO

O parlamentar foi procurado por entidades e líderes comunitários, que demonstraram preocupação com a questão social do projeto. “A audiência pública tem por objetivo ouvir todas as partes e buscar um encaminhamento para que o Complexo Cultural possa efetivamente se tornar um local de convivência ainda melhor e atendendo mais pessoas nos 365 dias do ano”, enfatiza Mano Changes.

Foram convidados a participar do encontro representantes da Prefeitura de Porto Alegre, do governo do Estado, das secretarias Municipal e Estadual de Cultura, do Ministério Público Estadual, das Associações de Entidades Carnavalescas, da União do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre e de órgãos e entidades relacionados ao tema. A audiência inicia às 13h30 no Plenarinho – 3º andar da Assembleia.

Texto: Assessoria de Comunicação - Mano Changes
Foto: Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário