segunda-feira, 5 de maio de 2014

Audiência Pública debate nomeações para a Susepe

Por iniciativa dos deputados Mano Changes e Edson Brum, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos realizou na manhã desta segunda-feira (05.05) audiência pública para debater a nomeação dos novos concursados da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Atualmente, 543 aprovados em cadastro reserva no concurso da Susepe para Técnico Superior Penitenciário realizado em 2012 aguardam nomeação nas áreas de Psicologia, Assistência Social e Direito. "Há um claro déficit de pessoal para atender os presídios. O governo precisa de imediato prorrogar a validade do atual concurso e definir um cronograma de nomeações para esses aprovados”, defendeu Mano.
Presente ao encontro, o superintendente da Susepe, Gelson dos Santos Treiesleben, confirmou a prorrogação do processo de seleção e disse que 128 novos técnicos deverão ser chamados até o final do ano para atender as novas casas prisionais do Estado. “Temos um estudo técnico que aponta a necessidade de nomeação desse número de profissionais, que passarão a atender o sistema prisional gaúcho até dezembro”, revelou.
Mano Changes lembrou que a Segurança Pública precisa de mais recursos para atender as demandas da sociedade. “Estou coletando as assinaturas dos meus colegas para apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional para a segurança. A ideia é definir na Constuição do Estado um percentual de 12% do orçamento estadual para a área, o que garantiria hoje cerca de R$ 300 milhões a mais por ano para investimentos”, enfatizou.
O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Flávio Bastos Berneira Júnior, destacou a importância da nomeação dos novos técnicos para distencionar o clima nas penitenciárias. “O ingresso de psicólogos, advogados e assistentes sociais nos presídios é fator determinante para aliviar o stress da massa carcerária. Por isso o sindicato apoia a nomeação imediata desses profissionais”, apontou.
Atualmente, 70% dos apenados voltam a cometer crimes, o que evidencia, segundo os participantes da audiência pública, a falência do sistema. “A ausência desses servidores nos presídios colabora para o aumento da violência, ao mesmo tempo em que a sociedade cobra novas medidas e clama por mais segurança”, sublinhou a representante do cadastro reserva dos concursados, Márcia Gabriela Lemos.

Gabinete Mano Changes
Data: 05.05.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário