segunda-feira, 26 de maio de 2014


Grupo de trabalho irá acompanhar as condições de trabalho no setor de criminalística do IGP


Um grupo de trabalho será formado para acompanhar as condições de trabalho oferecidas pelo Estado aos peritos lotados no Departamento de Criminalística do Instituto Geral de Perícias (IGP). A decisão foi o encaminhamento da audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (26) no Plenarinho para discutir o assunto, a pedido do deputado Mano Changes (PP). O grupo de trabalho será integrado pela vereadora de Porto Alegre Monica Leal, que já vem acompanhando o assunto pela Câmara Municipal. A audiência foi promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos. 

Para Mano Changes, ficou claro que a precariedade do prédio do IGP compromete o andamento dos processos. “Pra mim, fica nítido que precisamos de mais recursos para a Segurança. Por isso, apresentei a Proposta de Emenda Constitucional que determina 12% do orçamento do Estado para a Segurança Pública. A questão é de política de Estado, e não de governo”, apontou.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais da Área Criminal (Acrigs), Eduardo Lima Silva, denunciou as condições de trabalho da categoria. A partir do fechamento do prédio do Departamento de Criminalística por más condições, localizado na avenida Princesa Isabel, em outubro do ano passado, os servidores foram deslocados para outras estruturas da Secretaria de Segurança. Porém, Silva acredita que alguns locais têm condições piores do que o tradicional prédio, o que estaria afetando a qualidade do trabalho. 

O perito criminal Leandro Córdova pediu a contratação dos aprovados no concurso para o IGP. “O Ministério Público tem contratação emergencial? Nós temos. Havia pessoas aptas no concurso, mas foram dispensadas e, então, houve contratação emergencial”, apontou.


NOVO PRÉDIO

O diretor-geral substituto do Instituto Geral de Perícias (IGP), Paulo Leonel Fernandes, lembrou que, até recentemente, o prédio da Princesa Isabel não era do Estado, o que inviabilizava o investimento em reformas. Ele informou que um prédio está sendo locado para abrigar os servidores até que o prédio novo, que vai contar com recursos do governo estadual e federal, seja concluído. A nova instalação, que irá abrigar toda a área criminalística, terá 12 mil metros quadrados, incluindo um centro de treinamento de referência para toda a região sul do Brasil. “A previsão é licitar a obra no próximo semestre.” O diretor-geral discordou de Eduardo quanto à queda na qualidade do trabalho. 

Também participaram do debate, o diretor administrativo do IGP, Rodrigo Vieira; o secretário da Acrigs, Juarez Silveira Gonçalves; o representante do Ministério Público, Luciano Vaccaro e a presidente do Sindiperícias, Claudia Bacelar Rita.

Gabinete Mano Changes *
Data: 26.05.2014

 *  Com Agência de Notícias da AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário